Tiago 1:12-18
Introdução
Uma vida comprometida ao serviço de Deus não garante que não enfrentaremos tentações.
Jesus, Paulo e Tiago sempre nos lembram da necessidade de sermos vigilantes, prontos para enfrentar qualquer perigo.
As pessoas ao nosso redor estão nos observando para ver se as nossas vidas refletem os padrões de Deus ou se somos simplesmente hipócritas!
DUAS QUALIDADES DE PROVAS:
1. Provações são aquelas que vem de Deus para causar crescimento espiritual. (Rom. 8:28-29)
2. Tentações são aquelas que vem de Satanás para causar pecado. (Gen. 3:1, 4)
• Provações e Tentações fazem parte da vida de todo mundo!
• Reclamar delas revela nossa imaturidade e nossa falta de entendimento quanto ao seu propósito em nossas vidas!
COMO EU POSSO VENCER A TENTAÇÃO?
1. Seja Realista.
2. Seja Responsável.
3. Seja Preparado.
4. Seja Focalizado.
5. Seja Convertido.
Quatro meios que Satanás usa para nos tentar: (Tiago 1:14-15)
- Cobiça que é desejo desenfreado.
- Sedução que é engano.
- Desobediência.
- Morte.
RECURSOS PARA PODER RESISTIR A TENTAÇÃO
1. Estudar a Palavra de Deus. Ela é suficiente. (II Tim. 3:16-17)
2. O Espírito Santo é necessário. (João 14:26)
3. A oração é vital. (Efésios 6:18)
4. Comunhão com outros cristãos é importante. (Heb. 10:25)
PERGUNTAS PARA DISCUSSÃO:
1. Quais são alguns desejos legítimos que Satanás nos tenta a satisfazer de formas não legítimas ?
2. João descreve o processo de tentação como a concupiscëncia da carne (desejos pecaminosos); a concupiscëncia dos olhos ( bens materiais); e a soberba da vida (posição, poder). Quais as situações cotidianas em que enfrentamos estas tentações ? (I João 2:15-16)
3. Como é que os nossos pensamentos e o nosso enfoque afetam a nossa capacidade para vencer a tentação?
4. Qual deve ser o nosso enfoque para vencermos a tentação ?
SERVIR
Uma vida comprometida ao serviço de Deus não garante que não enfrentaremos tentações. Jesus, Paulo e Tiago sempre nos lembram da necessidade de sermos vigilantes, prontos para enfrentar qualquer perigo.
1. A tentação facilmente seduz o coração do servo de Deus. Ter um parceiro espiritual é uma boa maneira de manter-se no trilho certo, e ao mesmo tempo fornece a oportunidade para crescimento espiritual
2. Qual a admoestação que achamos em Mateus 26:41 e Efésios 6:10-18 sobre como evitar cair em tentação? Qual destes trechos é mais significante para você lembrar ao servir aos outros ?
COMPARTILHAR
Como crentes, é muito importante que sejamos sempre vigilantes e prontos para resistir a todas as tentações que vierem contra nós. As pessoas ao nosso redor estão observando-nos para ver se as nossas vidas refletem os padrões de Deus ou se somos simplesmente hipócritas, julgando outros.
1. Faça uma revisão dos versículos e princípios que estudamos nesta lição. Qual deles mais falou ao seu coração quanto a maneira que você representa Cristo às pessoas que o conhecem melhor ?
2. Qual o compromisso que você precisa fazer diante de Deus para poder representá-Lo melhor neste mundo ? Compartilhe seu compromisso com seu parceiro espiritual e peça a sua oração.
ADORAR
O princípio mais importante para poder controlar a tentação bem como seus pensamentos é entregar seu coração à Deus. Uma vida entregue a Deus é a melhor forma de adoração.
- Passe alguns momentos em oração, pedindo para Deus mostrar-lhe uma área na sua vida que você precisa entregar-se totalmente a Ele. Pode ser que você precise convidá-Lo para entrar na sua vida. Pode ser que há uma área na sua vida em que você é muito vulnerável à tentação, e necessite do Seu poder para resistir. Talvez você precise gastar mais tempo na Palavra de Deus para encher sua mente com os pensamentos de Deus, e assim, estar preparado para resistir a tentação. Se você estiver pronto para fazer este compromisso, compartilhe esta decisão com seu parceiro espiritual no seu próximo encontro.
ESTUDOS ADICIONAIS
Embora a Bíblia use a mesma palavra grega para falar de “tentação” e “provação”, o contexto revela o que Deus quer nos mostrar. Provações são usadas por Deus para fazer-nos crescer na fé. Tentações são usadas por Satanás para fazer-nos pecar. Provações e tentações fazem parte da vida de todo mundo; Reclamar delas revela a nossa imaturidade e nossa falta de entendimento quanto ao propósito delas em nossa vida.
Vamos examinar o que o Tiago nos diz sobre a fonte de tentação.
1. De acordo com Tiago qual é a verdadeira fonte de tentação?
2. Qual é o resultado final da tentação, de acordo com Tiago?
3. Será que Tiago está nos dizendo que o diabo não nos tenta? Leia Tiago 4:7-8, para entender melhor o que Tiago crê sobre o diabo e as nossas tentações.
4. Será que estes dois trechos (Tiago1:14 e Tiago 4:7-8) contradizem um ao outro? Explique
5. Em Tiago 1:17, lemos que Deus é a fonte de “toda boa dádiva e dom perfeita”. Quais destes dons e dádivas podem nos ajudar a lidar com desejos maus? Para mais informações, leia os seguintes trechos:
- Tiago 1:5
- Mateus 7:7-8
- Lucas 22:40
- Salmo 119:11
quarta-feira, 19 de novembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário