segunda-feira, 16 de junho de 2008

PR. MARCOS GLAYSON

MÃO DUPLA

(II Corintios 8:14) - Mas para igualdade; neste tempo presente, a vossa abundância supra a falta dos outros, para que também a sua abundância supra a vossa falta, e haja igualdade;

Mão dupla é uma estrada, rua ou avenida que permite a circulação de veículos em duas mãos ao mesmo tempo em sentidos contrário, ou seja, tanto os veículos podem subirem ou descerem ao mesmo tempo. Mão dupla também é usada para designar direitos iguais, responsabilidades ou deveres. Podemos dizer que o relacionamento entre igreja e membros deve ser um relacionamento de mão dupla, pois ambos tem deveres e direitos para serem exercidos entre em si.
O membro tem os seguintes deveres:
São deveres dos membros:
I- Empregar na obra de Deus os seus talentos e dons recebidos, visando o progresso espiritual e material da Igreja;
II- Sustentar todos os cultos, doutrinas, ordenanças e disciplinas da Igreja;
III- Contribuir com os dízimos e ofertas, para o sustento do culto, do programa de educação religiosa, de missões , beneficência e despesas da Igreja;
IV- Cumprir as disposições estatutárias da Igreja;
V- Freqüentar e participar de todas as Assembléias da Igreja;
VI- Ser submisso a Igreja, a sua diretoria e ao pastor, quando estiverem biblicamente corretos em suas decisões
VII- Manter uma conduta compatível com os princípios espirituais, éticos e morais, de acordo com os ensinamentos da Bíblia Sagrada;
VIII- Exercer com zelo e dedicação até o fim do mandato, os cargos ou funções para os quais foram eleitos pela Igreja.
Quando o membro falta com suas obrigações ele fica sujeito a disciplina, em muitos casos a igreja o excluí do rol de membro por não estar desenvolvendo suas obrigações para com a igreja.
A igreja também tem seus deveres para com os membros:
São deveres da igreja:
I- Fortalecer a fé de seus membros, para que possam ter condições de perseverarem na sua caminhada cristã;
II- Receber assistência espiritual sempre que preciso for, independentemente da hora, dia ou lugar;
III- Socorrer seus membros quando estiverem passando por dificuldades financeiras ou problemas com enfermidades ou outro problema qualquer que necessite da ajuda da igreja;
IV- Acompanhar os membros que estão em disciplina com o fim de ajuda-los na sua restauração;
V- Fornecer alimento espiritual sólido de boa qualidade, que ajude no desenvolvimento e crescimento espiritual de seus membros;
VI- Visitá-los em suas enfermidades, trazendo uma palavra de conforto e esperança e também mantimentos materiais que ajudaram na recuperação do mesmo;
VII- Não aceitar denuncias contra os membros, sem que antes se faça uma apuração apurada das mesmas, uma vez confirmada, deve ser tratada com muito amor, na tentativa de fazer o membro reconhecer o seu erro e confessa-lo.
VIII- Prestar relatórios mensais de suas receitas, de forma transparente, clara e objetiva, com o fim de tirar qualquer dúvida que haja por parte dos irmãos.
Diferentemente dos membros, quando a igreja é omissa em suas responsabilidades, nada lhe acontece, nem uma punição ou disciplina lhe imposta. Mas se um membro faltar com seus deveres, é ligeiramente penalizado, isso não estar correto, tal relacionamento deve ser de mão dupla. Ambos precisam cumprirem suas obrigações e deveres uns para com os outros, caso contrário, nenhuma das partes terá autoridade de cobrar uma da outra os seus direitos.
Penso da seguinte maneira, acredito que se uma igreja não esteja agindo corretamente dentro dos princípios bíblicos, deixando de oferecer aos seus membros o que lhe é devido. Creio que o membro deve também cobrar da igreja seus direitos, desde que o mesmo esteja sendo justo no cumprimento de suas responsabilidades. Caso tal reivindicação seja justa e a igreja não atenda ao seu clamor, o irmão deve procurar uma outra igreja que possa lhe fornecer a assistência espiritual necessária para seu desenvolvimento espiritual. Se a igreja tem o direito de exigir de seus membros os seus direitos, por que não o crente não pode fazê-lo também? É claro que sim, é uma questão de justiça, se ambas as partes cumprem os seus deveres, também devem desfrutar de seus respectivos direitos.
A igreja de Cristo nos últimos dias tem cometido essa grande falta, os pastores e membros, não tem feito o dever de casa, ou seja, não estão cumprindo com suas respectivas responsabilidades e quando um membro deixa de cumprir com sua parte, o coitado é quase linchado por seus irmãos. É chamado de irresponsável, de crente de meia tigela, carnal e imaturo. Mas a verdade que a maioria dos crentes agem de forma faltosa, devido não receber da igreja o devido carinho, respeito e atenção que merecem.
A ingratidão tira feição, não adianta queremos tapar o sol com a peneira. Uma mulher que sempre recebe bofetada do esposo, dificilmente o amará e lhe será submissa. Da mesma forma será o membro que não é devidamente cuidado por sua igreja, dificilmente terá algo de bom para dar. A igreja e os pastores precisam estar atentos com as necessidades de seus membros, fornecendo os recursos e ferramentas para que os mesmos possam desenvolver cabalmente suas responsabilidades para com a igreja. Precisamos amados criar uma atmosfera, um clima a onde nossos membros se sintam seguros, valorizados e amados.
O crente é igual a um transformador de energia, que recebe 110 e devolve 220. Se o membro recebe da igreja os seus direitos, com certeza a igreja receberá desse membro em dobro todo carinho e atenção dispensada a ele.
Pastores e igrejas muita atenção, antes de sermos carrascos em cobrar dos nossos membros as suas obrigações, analisemos se de fato nós estamos fazendo nossa parte, para que não caíamos no mesmo erro dos fariseus, que exigiam todos os seus direitos, sem jamais fazerem seus deveres para com o povo. E Jesus foi claro em dizer que se a nossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de forma alguma entraremos no céu. (Mateus 5:20) - Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.

Nenhum comentário: