quarta-feira, 13 de abril de 2011

Uma liderança competente


Quando você pensa em alguém competente, o que lhe vem à mente? Talvez alguém com muito conhecimento sobre um determinado assunto, ou alguém que tem muita habilidade em determinada função. Certamente associamos competência com alguém que sabe o que faz.

Uma definição mais técnica sobre o assunto pode ser a seguinte: competência é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que, quando devidamente colocados em prática, geram os resultados desejados. Preciso ter o conhecimento na mente, nas mãos (habilidades) e no coração (atitudes) devidamente alinhados e colocados em prática para atingir algum resultado desejado.

Quero chamar a atenção para a palavra resultado. Ninguém acha competente um time que não vence o campeonato. Ele pode ter toda a habilidade, mas se não chegar ao seu objetivo, não cumpriu sua missão. Com este pensamento, chego à conclusão que competente é todo aquele que cumpre a missão!

A Bíblia nos dá vários exemplos sobre pessoas que cumpriram integralmente sua missão, ou seja, foram competentes. Chama-me a atenção a figura do servo de Abraão, descrito em Gênesis 24. Aqui a palavra hebraica tiçaleah (v. 12, 21, 40, 42, 56) aparece pela primeira vez, traduzida por prosperidade, levar a bom termo, ser bem sucedido, coroado de êxito.

A primeira idéia que salta no texto é que a prosperidade acontece na vida de um servo e não tem relação com dinheiro. O servo (talvez Eliéser) é chamado pelo seu senhor Abraão para, sob juramento, lançar-se na missão de buscar a esposa de Isaque. A preocupação de Abraão refere-se a sua descendência. O desejo de Deus é que seus sucessores abençoariam todas as famílias da terra. Abraão estava convicto disso. Daí a grande importância daquela missão. O servo não podia errar. Era uma missão de um tiro só.

O servo prepara dez camelos de presentes e suprimentos para a viagem. Sai na direção da terra da família. No caminho faz sua oração, mostrando que tinha vida com Deus. Havia aprendido com seu senhor Abraão a depender de Deus em suas decisões. Faz seu pedido de sinal e, surpreendentemente, logo aparece a moça oferecendo-se para dar água a ele e todos os seus camelos. Que sinal! Que providência! Momento de adorar a Deus. Mas ele, cautelosamente, não se precipita em contar todo o plano para Rebeca e espera para conhecer a família da moça. Precisava confirmar seu parentesco e conquistar a confiança. Segue adiante, conhece Labão e os demais parentes. Apresenta todo o testemunho de Abraão e de sua missão. Conquista a confiança e, somente depois de confirmado que ele poderia levar a moça, ele entrega os presentes. Prudência e sagacidade. No dia seguinte Labão quer continuar a festa, mas o servo, focado em seu objetivo, solicita licença para continuar sua jornada e completar sua Missão. Assim acontece, Isaque e Rebeca casam-se e o servo se alegra pela conclusão de seu abençoado trabalho.

Quantas lições podemos tirar desta história que revela alguém competente em sua missão. Assim nós também temos recebido de Deus uma Missão que envolve preparar a noiva (Rebeca/Igreja) para o noivo (Isaque/Jesus). Temos os dons e talentos (camelos como presentes) capazes que abrir portas e conquistar corações. Devemos tomar cuidado para não nos distrair e não nos precipitar ao longo da caminhada. Nosso foco deve estar concentrado na evangelização e discipulado. Isso agrada a Deus. Ao final, que possamos falar: combati o bom combate, completei a carreira e guardei a fé (2 Tm 4.7). Sejamos, pois, uma liderança competente, que completa sua missão.

Nenhum comentário: