quarta-feira, 12 de março de 2008

A Bioética e o Cristão

A Bioética e o Cristão
As pessoas possuem opinião para quase todos os assuntos em moda. Se perguntarmos o que elas pensam sobre futebol, por exemplo, haverá uma infinidade de respostas. Sobre religião, as opiniões serão ainda maiores. No nosso país, a opinião da população sobre os políticos é muito parecida! E sobre Bioética, o que as pessoas teriam a dizer? Infelizmente, muita gente sequer sabe o que significa isso.

autor
Marcos David Muhlpointner
Biólogo pela Univ. Mackenzie e professor de Ciências e Biologia em colégios particulares de São Paulo. Membro da Comunidade de Jesus - São Bernardo do Campo, exercendo os ministérios de música e de pregação. Faz palestras sobre bioética, ciência e fé e atualmente está preparando um livro sobre Bioética à luz da Bíblia.


As pessoas possuem opinião para quase todos os assuntos em moda. Se perguntarmos o que elas pensam sobre futebol, por exemplo, haverá uma infinidade de respostas. Sobre religião, as opiniões serão ainda maiores. No nosso país, a opinião da população sobre os políticos é muito parecida! E sobre Bioética, o que as pessoas teriam a dizer? Infelizmente, muita gente sequer sabe o que significa isso.

Sobre ética, de modo geral, algumas opiniões são muito semelhantes. Posições em relação às transações financeiras, pagamento de impostos, relacionamento familiar, entre outros, apresentam inúmeras convergências. Sabemos que é errado deixar de pagar impostos, apesar de concordarmos que eles existem de maneira exagerada. Certamente não concordamos em vender, por exemplo, um automóvel defeituoso sem avisar o comprador. Tudo isso faz parte de um senso comum de ética que governa a ação das pessoas.

E a Bioética, como o cristão deve se posicionar? Numa discussão na universidade, como um estudante cristão de direito, biologia, medicina, administração, engenharia deve se colocar? A Bíblia dá alguma instrução sobre a Bioética? Será que minhas opiniões devem ser baseadas no senso comum ou no que a Bíblia diz? Evidente que algumas dessas respostas são bem fáceis. Por exemplo, nossas opiniões, que dizemos crer na Bíblia, devem ser alicerçadas nela. Mas, então, o que a Bíblia diz sobre questões bioéticas?

Alguém poderá se perguntar, mas o que é bioética?

Bem, em 1970 o Prof. Van Potter usou essa palavra pela primeira vez e se referia às questões de saúde decorrentes dos problemas ambientais. Ele definiu como sendo o conjunto de valores humanos misturados com os conceitos da biologia (ciência que estuda todas as formas de manifestação de vida natural). Nesse sentido, tudo que está relacionado com a vida – e todas as suas formas de expressão – e sua preservação é assunto da Bioética. Muito bem, e onde a Bíblia entra nisso?

Se você fizer uma pesquisa não vai encontrar a palavra ética, muito menos bioética na Bíblia. Mas leia esse versículo: “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” (Filipenses 4:8). Será que podemos começar nossa reflexão com esse versículo?

Não há possibilidade de pensar em Bioética, em ética da vida, se não pensarmos no Autor da vida. E quando escrevo isso estou pensando nessa vida biológica, tátil, orgânica da qual todos nós partilhamos. É fundamental que a gente pense em como Deus estabeleceu a vida, que regras Ele institui para controlar os seres vivos e em como os seres vivos devem se relacionar.

Pensando nisso, a primeira coisa que quero colocar é que todo cristão deve ser estritamente a favor de toda forma de vida: da mais microscópica bactéria até à maior forma de vida que conhecemos, a baleia-azul. Compare-os:

1. A bactéria Escherichia coli que vive em nosso intestino mede 0,003mm; a maior baleia-azul já vista foi uma fêmea de 32m.

2. A bactéria se alimenta de substâncias presentes na água e restos de células microscópicas mortas; uma baleia-azul come aproximadamente 8.000kg de camarão por dia.

São seres como esses que nós, biólogos, lutamos por preservar. Antes que você pense errado a meu respeito, é óbvio que se a bactéria é patogênica ela deve ser combatida!!! Mesmo sendo biólogo não gosto de ficar resfriado e pegar uma pneumonia. Portanto, é nosso dever preservar a vida. E quaisquer ações, ainda que sob as mais altas e beneméritas finalidades, que procuram destruir a vida, devem ser combatidas por nós. Em nosso texto, o grande apóstolo Paulo nos conclama a pensar em qualquer tipo de coisa, desde que haja virtude (qualidade) e louvor (ação de graças a Deus) ao mesmo tempo. Virtude e louvor devem andar juntos na nossa vida. Se a música que eu faço é virtuosa, mas não louva a Deus, passa a ser uma mentira diante dEle. Está na hora de pensarmos seriamente, e de modo que glorifique a Deus, em questões como eutanásia (se meu pai estiver numa UTI só com aparelhos, o que devo fazer?); aborto (minha filha foi violentada por um marginal e engravidou, como vou aconselhá-la?); doação de órgãos (devo autorizar que meus órgãos sejam doados quando eu morrer?); células-tronco (antes do meu filho nascer, devo guardar congeladas algumas células-tronco do cordão umbilical?).

Faço minhas as palavras do apóstolo, vamos pensar em todas coisas, desde que elas glorifiquem a Deus, o autor, provedor e mantenedor da vida.

Nenhum comentário: