domingo, 16 de março de 2008

O INFERNO É AQUI MESMO

O INFERNO É AQUI MESMO



“O inferno é aqui” “A minha vida é um inferno” você já ouviu tais expressões? É tão natural, vez por outra ouvirmos pessoas pronunciando tais frases. A palavra inferno tem sido usada para descrever as aflições, lutas e tribulações da vida. Será que o inferno é aqui mesmo? Será que o inferno é simplesmente um estado de aflição por causa de um aperto financeiro, problemas de saúde ou de trabalho? Com certeza existe um outro significado para esta expressão, que desperta violentas reações. A Bíblia afirma que o inferno existe, sendo um lugar de distância da vida e sofrimento eterno.
Quais as provas que poderíamos expor para mostrarmos que o inferno de fato existe, e que segunda a bíblia é lugar de distância da vida e sofrimento eterno? Quero apresentar algumas evidências bíblicas que atestam a declaração acima mencionada.
Primeira evidência: As palavras usadas para falar do inferno indicam que ele é um lugar de distância da verdadeira vida. Palavras associadas com a morte.
No AT – Sheol(Palavra Hebraica), traduzida para inferno, sepultura, morte, cova, parece que o significado da palavra é estado invisível, aparece 65 vezes. Indica morte comum a todos os homens(Gn 37.35; Sl 89.48), num sentido mais específico era o lugar onde os ímpios iam após a morte(Sl 9.17; 16.10). A luz do N.T, os salvos não estavam lá(Lc 13.28; 20.37). No NT - Hades(Palavra Grega) Ocorre 11 vezes. Em alguns lugares indica apenas a sepultura. (At 2.27,31). Na grande maioria dos casos fala do inferno, e mosra algumas características como: a). lugar profundo, onde os não arrependidos irão. (Mt 11.13; Lc 10.15). b). Um lugar que tem portas (Is 38.10; Mt 16.18) c). Distinto do lago de fogo, (Ap 20.13s) d). 2.4. Recebe os mortos, (Lc 16.23) e). Jesus tem a chave, Ap 1.18.
Segunda evidência: A Bíblia afirma que é um lugar de sofrimento eterno. Palavras usadas também indicam que é um lugar de sofrimento eterno. No N.T, lago de fogo, geena, ocorre 12 vezes. Palavras que indicam a dissolução da vida. A palavra geena é transliterada de uma palavra hebraica: vale de hinon, ou vale do filho de hinon, (Js 15.8; 18.16). Sul do monte Sião em Jerusalém. Tornou-se um lugar de práticas idólatras ( Jr 32.35; 2 Cr 33.6), e objeto de profecia que seria um lugar de juízo.Jr 7.31s. Tofete = lugar de fogo ( Is 30.33, fogueira é Tofete). Passou a ser um lugar onde se jogava o lixo da cidade (incluindo carcaças de animais e corpos de criminosos executados), portanto havia fogo constante, bichos e vermes. A associação de idéias levou o lugar a ser uma ilustração do castigo de Deus para os ímpios, Is. 66.24.
Palavras que falam de um abismo, lugar profundo. Como paralelo de Sheol, (Sl 88.11)
Usada para falar do mundo dos mortos, (Rm 10.7), mas indica algo além conforme as
passagens abaixo. Lugar onde alguns espíritos maus (demônios) estão presos. (Lc 8.31)
No período da tribulação este abismo será aberto, (AP 9.1-11). Dele sairão gafanhotos
diabólicos. Estes têm um que domina sobre eles. Nem todos os demônios estão presos
lá. Paulo se refere a Satanáz como o príncipe da potestade do ar, atuando no mundo. (Ef 2.12; 6,12). Deus pode ter encerrado alguns lá para cumprir um propósito num determinado tempo. De lá vem a besta. Indicando a origem satânica do anticristo. (Ap. 11.7; 17.8) O lugar onde Satanáz fica preso porá mil anos. (Ap 20.1-3); contrasta com o lago de fogo(Ap 19.20). Chamado Tártaro em (2 Pe 2.4).
Outros termos usados para o castigo dos homens indica o sofrimento. Fogo.( Mt 3.10-12; 7.19; Hb 10.27; Jd 7.). Lago de fogo.( Mt 13.42,50) Choro e ranger de dentes. (Mt 8.11s; 22.13; 25.30; Lc 13.28) oposto ao reino. Perecer(Lc 13.3,5); Juízo(Jo 3.36) Castigo eterno, (Mt 25.46).
O inferno é um lugar de sofrimento. Privação da felicidade do Reino de Deus. Punição aos desobedientes, que rejeitaram a Deus ( verme, fogo, choro, ranger de dentes, trevas). Dissolução constante (insônia porá conta da ansiedade). Ele é inescapável. Sem meios de saída. Preparado inicialmente para o Diabo e seus anjos(Mt 25.41), mas os mortos sem Cristo irão para lá. (Sl 9.17; Mc 8.36).
O inferno é uma realidade terrível. Podemos rebelar-nos contra ele, podemos tentar negar sua existência, mesmo assim ele continuará existindo. Eu gostaria de poder crer que não houvesse um lugar de maldição eterna, mas se eu cresse nisso, teria que jogar fora minha bíblia, teria que fazer de Jesus um enganador, teria que abandonar minha fé em um Deus santo e justo. Se não existe um julgamento terno do qual preciso ser salvo, então também foi desnecessário a vinda de Salvador, sua morte teria um julgamento errado da parte de Deus, e a bíblia se tornara um livro de lendas obscuras e apavorantes, cheia de pessimismo.
Se não há um inferno, então todo pregador do Evangelho que adverte os pecadores sobre a ira vindoura de Deus é um miserável. Mas como a bíblia atesta e confirma a existência do inferno, então por outro lado, também todos os pregadores que não levantam sua voz para advertir os homens sobre a futura ira de Deus, não são nada mais que miseráveis, infiéis traidores do seu próximo e obreiros desobedientes a Deus e à sua Palavra.
Todavia, a todos quantos tem conhecimento dessa verdade e não considerar, estará cometendo a maior de todas as tolices, portanto, não brinque, mude de atitude em relação a vida, em relação a Deus, em relação ao pecado, produza frutos dignos de arrependimentos, e assim estará à salvo do inferno eterno. Amém.

PR. MARCOS GLAYSON ALENCAR

Nenhum comentário: