segunda-feira, 17 de março de 2008

CULPA: COMO TRATÁ_LA?

PR. MARCOS GLAYSON ALENCAR

CULPA: COMO TRATÁ-LA?

“Fulano tem culpa no cartório”, “Fulano tem o rabo preso” Você já ouviu uma dessas expressões? O dicionário Aurélio define culpa da seguinte maneira: “ Conduta negligente ou imprudente, sem propósito de lesar, mas da qual proveio dano ou ofensa a outrem. Falta voluntária a uma obrigação, ou a um princípio ético. Delito, crime, falta. Transgressão de preceito religioso; pecado. Responsabilidade por ação ou por omissão prejudicial, reprovável ou criminosa.” A ciência em seus estudos tem comprovado que a culpa é a grande responsável por males físicos e psicológicos. Casos de asma e úlceras já foram relacionados com o sentimento de culpa. O diretor de um hospital psiquiátrico de Londres disse a um repórter que visitava a instituição: “Se metade desses doentes acreditassem no perdão, poderiam ser mandados de volta para casa.”
Todos nós estamos vulneráveis ao sentimento da culpa, devido o mesmo ser resultado do pecado, e por sermos todos pecadores(Rm 3.23) não tem como sermos imune a esse sentimento. Muito embora não sendo nós imune a culpa, por outro lado, não precisamos conviver com ela todo vida. É possível trata-la, ver-se livre, para isso precisamos buscar a orientação de Deus, para aplicarmos a receita adequada com o fim de resolver o problema da culpa.
Conheço um homem na bíblia que sofreu grandemente por carregar dentro de si esse sentimento, ele praticou adultério e em seguida matou o esposo da mulher com quem cometera o adultério. Quando ele foi confrontado por Deus através do profeta Nata, iniciou-se naquele momento o processo de restauração, de libertação da culpa. Quero destacar alguns passos que Davi tomou para que o problema de sua culpa fosse solucionado. O primeiro passo, foi assumir o erro. (1 Sm 12.13) “....pequei contra o SENHOR...” Davi poderia ter tentado esconder seu erro, culpar a mulher, culpar o marido, se justificar seu adultério de várias maneiras, mas simplesmente assumiu: “Eu pequei”. Acredito com base em Salmo 32 que ele estava desesperado para confessá-lo, pois o fato de ter ficado calado, guardando o seu pecado, isso tinha lhe causado uma serie de dificuldades. Segundo ele mesmo relata seu vigor se tornou em sequidão de estio, a mão de Deus pesava sobre ele, tinha dores nos ossos. Portanto ao ser confrontado por Deus, não pensou duas vezes, assumiu o seu pecado. Se você já disse alguma vez “Pequei”, tenha-se por muito feliz. Não porque pecou. Antes, porque admitiu o fato e não o acobertou. Isto, porque existe um número pequeno daqueles que chegam a este ponto. É muito fácil conjugar o verbo pecar em qualquer pessoa, no singular e plural, desde que não seja na primeira pessoa do singular: “Eu pequei”. E você tem dificuldade em admitir seu próprio pecado, exponha-se ao Espírito de Santo, pois é Ele quem convence o mundo do pecado, do que é certo e justo e do julgamento(Jô 16.8)
O segundo passo foi arrepender-se, segundo a descrição do salmo 51. O arrependimento genuíno contem quatro fatores importantíssimos: reconhecimento do pecado, tristeza pelo pecado, repúdio pelo pecado e submissão para acolher a disciplina de Deus. Muitas pessoas não podem ter alívio da culpa, porque em vez de praticar o arrependimento genuíno, elas fica apenas com medo das conseqüências, não há tristeza pelo mal cometido contra Deus, o mero medo por causa das conseqüências, não produz cura para a culpa.
Um último passo foi confessar seu pecado: “Pequei contra o SENHOR.” Davi admitiu ter pecado contra a santidade e Deus, ele com essa confissão estava querendo dizer: Senhor eu fiz o que era mal perante aos teus olhos, eu errei, e o Senhor tem todo direito de me julgar, serás justo em me punir, pois eu concordo plenamente com teu juízo. O verbo confessar no N.T, tem o seguinte significado: “consentir”, “concordar”, quando confessamos nossos pecados ao Senhor, estamos dizendo, Senhor eu concordo contigo, eu estou errado, o Senhor tem toda razão.
Somente quando confessamos os nossos pecados, concordando com Deus é que podemos gozar da paz que acalma o coração e traz cura para a culpa. Recorra a Deus, busque a sua misericórdia, clame por seu perdão, como fez Davi: “Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; e, segundo a multidão das tua misericórdia, apaga as minhas transgressões. Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado, pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Eu pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mal perante os teus olhos, de maneiras que serás tido por justo no teu falar e puro no teu juízo.”(Sl 51.1-4).
O resultado que Davi desfrutou foi maravilhoso, ele foi claramente descrito em (Sl 32.1,2,5,11) “Bem aventurado aquele cuja iniqüidade é perdoada, cujo pecado é coberto. Bem avnturado o homem a quem o SENHOR não atribui iniqüidade, e em cujo espírito não há dolo. Confessei-te o meu pecado e a minha iniqüidade não mais ocultei. Disse; “Confessei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoastes a iniqüidade do meu pecado. Alegrai-vos no SENHOR, e regozijai-vos, ó justos; exultai, vós todos que sois retos d coração.”
Davi teve sua mente livre da culpa que lhe atormentara por dias, tirando-lhe o sossego, a paz, o sono, roubando-lhe o privilégio de desfrutar da comunhão com Deus. Agora não existia mais culpa, sua mente estava livre, liberta para servir a Deus sem remorsos, sem barreira alguma. Com certeza não existe algo que se possa ser comparado à paz de uma consciência perdoada por Deus e livre do peso da culpa. “BEM AVENTURADO O HOMEM A QUEM DEUS NÃO ATRIBUI INIQUIDADE, E EM CUJO ESPÍRITO NÃO HÁ DOLO.”

Nenhum comentário: