quarta-feira, 12 de março de 2008

AVALIAÇÃO PESSOAL

AVALIAÇÃO PESSOAL

INTRODUÇÃO: Conheço uma história de um general de guerra que sofreu uma grande derrota. O seu exército lutou com um grande número de soldados contra um inimigo de menor expressão, mesmo assim o seu inimigo o derrotou matando 36 homens. Quando soube desse grande fracasso ele percebeu rapidamente que o resultado se devia a pecado oculto. O general antes de acusar a alguém pela derrota, tomou a responsabilidade para si, foi depois dessa atitude bíblica que Deus mostrou-lhe que ele não tinha feito nada de errado, mas que um de seus soldados é quem era o responsável pior tal derrota. Esse general se chamava “JOSUÉ” e o soldado se chamava “AÇÔ, essa história estar registrada no livro de Josué 7.1-26. A grade lição que podemos tirar desse episódio é que:
PROPOSIÇÃO: ANTES DE ACUSARMOS OS OUTROS POR DERROTAS NA IGREJA, PRECISAMOS ANTES AVALIAR SE A CULPA DESSA DERROTA NÃO ESTAR EM NÓS MESMO.

VEJAMOS ALGUMAS DESSAS PASSAGENS:

MATEUS 7.1-2(O PERIGO DE JULGAMENTOS SEVEROS)
A natureza humana leva-nos a prestar maior atenção às falhas alheias do que às nossas próprias. Tendemos a avaliar os outros segundo um padrão sublime de retidão que, de modo, não se aplica ao nosso desempenho. Disse Jesus: Não julgueis. A construção grega(me mais o imperativo presente) contém a idéia de cessar o que você está fazendo. William traduz assim: “pare de criticar os outros”. O julgamento neste contexto, implica em espírito severo, cheio de censuras. Se você insiste em condenar os outros, você se exclui do perdão de Deus. A admoestação para que não julguemos com freqüência é tomada erradamente como implicando que não devemos fazer julgamentos morais a respeito de nada, e de ninguém. Que não é isso que o Senhor tinha em mente fica bem claro pelos vv. 15-20, que nos advertem contra profetas, que podem ser reconhecidos pelos frutos que produzem(Confira Romanos 16.17; 1 Coríntios 2.15 ; 5.11-13; 1 João 4.1-3;). Jesus não nos impede que deixemos de lado nossas faculdades críticas, mas, antes, que resistamos à premência(urgência) de falar grosseiramente a respeito de nosso próximo. A questão se reveste de seriedade porque Deus nos julgará com o mesmo padrão que usamos para julgar os outros. Essa verdade um tanto assustadora deveria mudar a maneira como tendemos a visualizar as falhas das pessoas.
MATEUS 7. 3-5:(DEVO OLHAR PRIMEIRO PARA OS MEUS ERROS, ANTES DE VER OS ERROS DOS OUTROS). Os versículos 3-5 nos apresenta o quadro ridículo de alguém que tem uma viga(refere-se a dokoi como sendo vigas pesadíssimas, usadas na construção do templo. P. 168) ou trave enorme saindo do olho, mas essa pessoa crítica nota outra que tem um cisco(talvez uma partícula de pó) no olho. Que grande hipocrisia alguém estar preocupado com uma pequena falta de alguém, quando o hipócrita apresenta grandes faltas. Devemos em primeiro lugar remover a trave de nosso próprio olho, antes de propormo-nos a remover o cisco do olho de nosso irmão Confira . Se tomarmos isto sem um significado bem restritivo, colocaremos um ponto final na ajuda a todos as pessoas que tem dificuldades morais. Sem a menor sombra de dúvida, o Senhor intencionou aqui restringir a correção hipócrita jogada sobre os outros(Tg 4.11,12), não a proibição de correção útil e benéfica.
JOÃO 8. 1-11:(QUEM NÃO TEM PECADO ATIRE A PRIMEIRA PEDRA). Muitas vezes usamos a Bíblia com muita severidade para condenar as pessoas por seus erros, mas nem sempre usamos com a mesma sinceridade para condenar os nossos próprios erros. Os fariseus fizeram a mesma coisa para condenar a mulher em adultério, só que o feitiço virou contra o feiticeiro. Jesus usou o mesmo texto para condena-los, portanto o pecado estava também neles, tirando-lhes a autoridade para condenar a mulher adultera.
LIÇÕES QUE PODEMOS TIRAR DESSE EPISÓDIO:
• Precisamos Ter os nossos pecados confessados para podermos Ter o direito de apontar os pecados alheios:
• Não existe pecados maiores do que outros, o adultério que foi considerado pelos fariseus digno de morte, Jesus perdoou, mas o pecado de falso testemunho dos fariseus esse não foi perdoado por Cristo.(Confira Dt 22.23,24.
• O mesmo critério com que julgamos os outros devemos aplicarmos primeiramente em nós.
• Não devemos ser demasiadamente duro nos nossos julgamentos dos nossos irmãos. Jesus perdoou o adultério da mulher, coisa essa que seus acusadores não o faria se dependessem deles.

BASES BÍBLICAS PARA A AVALIAÇÃO PESSOAL:

POR QUE DEVEMOS FAZER UMA AVALIAÇÃO INDIVIDUAL ANTES DO COLETIVO?

1. Porque a Bíblia nos ordena:
1.1. CORÍNTIOS 11.28: “Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma do pão e beba do cálice,”.
1.2. 2 CORÍNTIOS 13.5: “Examinais-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.”
1.3. GÁLATAS 6.4: “Mas prove cada um o seu labor, e então terá motivo de gloriar-se unicamente em si, e não em outro.”
1.4. LAMENTAÇÕES 3.40 “Esquadrinhemos os nossos caminhos, provemo-lhes, e voltemos para o Senhor.”
2. Porque a igreja como coletivo é formada de membros individuais;(1 Cor 12.12-14,20,27).
2.1. A 1º Igreja Batista Regular em Porto tem 19 membros de diferentes estados, idades, sexo, cor e graus de estudo. Todos esses formam o corpo da local da igreja.
2.2. Cada um desses membros tem qualidades que devem ser somadas as demais para o crescimento do corpo.
3. Porque o sucesso da igreja coletiva, depende do sucesso do membro individual;(12.26).
3.1. Como a igreja coletiva vai ser espiritual se o membro individualmente não é?
3.2. Como a igreja coletiva vai Ter condições financeiras se o membro individual não contribui?
3.3. Como a igreja coletiva vai Ter uma visão missionária, se o membro individual não tem?
3.4. Como a igreja coletiva vai Ter bom testemunho, se os membros individuais não tem?
3.5. Como a igreja coletiva vai crescer se os membros individuais não trabalham?
3.6. Como a igreja coletiva vai ser pontual nos cultos, se os membros individuais só chegam atrasados?
3.7. Como a igreja coletiva vai Ter visitantes, se os membros individuais não traz ninguém?
3.8. Como a igreja coletiva vai Ter cultos fervorosos, se os membros individuais não são fervorosos?
DEFINIÇÃO DE PECADO
1. Segundo a Bíblia pecado é tudo aquilo que faz com que nós venhamos errar o alvo de Deus para nossas vidas. Em outras palavras pecado é transgredir a Palavra de Deus(a lei). 1 João 3.4
2. Podemos então dizer que pecado é desobedecer a vontade de Deus para a nossa vida. Vocês concordam com essa afirmação?
3. Quando estamos vivendo na prática de pecados trazemos tanto para nossa vida como para a vida da nossa igreja, várias conseqüências que impedem o sucesso de ambos. Vocês concordam com essa declaração?

EXEMPLO DE PECADOS QUE TEM PREJUDICADO O CRESCIMENTO DO CRENTE E DE SUA IGREJA LOCAL A QUAL É MEMBRO

1. Adultério: Ter relação com o cônjuge alheio
2. Mentiras: Falar uma inverdade – Fingir ser o que não é – Abraçar e beijar os outros com falsidade – Entregar uma parte do dízimo dizendo que estar entregando todo – Cantar louvores que não vive – Estar louvando a Deus com pecados não confessados – Assistir um culto com a vida sem a devida reverência (tais mentirosos não vão para o céu – Ap 21.8; Confira as demais textos: Pv 6.16,17 ;João 8.44; Ef 4.25;)
3. Invejas: cobiçar ou desejar o que os outros tem – desejar que os outros fiquem sem as coisas – desejar o fracasso dos outros – desejar que os outros não tenha o mesmo sucesso que ele.(Confira – Êxodo 20.17; Tiago 4.2). Fruto de pessoas vazias do Espírito Santo(Gl 5.21)
4. Ira: Ficar irado com os irmãos – com o mundo – com a vida ou com todos. Lembre-se quem se ira não poderá Ter a ação de Deus em sua vida(Tiago 1.20) O crente precisa viver sem ira(1 Ts 2.8) A Bíblia diz que devemos colocar para bem longe de nós toda ira(Ef 4.31) E que se ela por um acaso acontecer não devemos resolver antes do sol se pôr(Ef 4.26). A ira é obra das trevas, ou seja, de alguém que não tem o Espírito Santo(Gl 5.19-21)
5. Contendas: Falar mal dos irmãos (Tg 4.11,12), com o propósito de denegrir o irmão. Se algum irmão faz alguma coisa errada o certo é seguir a Bíblia(Mt 18.15) e não falar mal uns dos outros como é costumes de alguns. Isso prejudica o bom andamento da igreja. (Confira Pv 6.19). Tais pessoas segundo a Bíblia devem ser disciplinadas(Rm 16.17).
6. Ausência nos cultos: Em Hebreus 10.25 nos diz que devemos congregar e não ficar ausentes. Salmo 122.1 diz que devemos Ter prazer em ir a casa de Deus. Em salmo 84. 10 diz que é melhor estar na porta do templo do Senhor, que estar em qualquer outro lugar. Em Salmo 73. 17 diz que a nossa presença no santuário(templo) nos ajuda a vermos a vida com a visão de Deus. Salmo 27.4-5 diz que o crente que assiste o Senhor no seu templo será protegido no dia de angustia.
7. Falta de comunhão com os crentes: Deixar de Ter comunhão com os crentes como alguns irmão fazem, é sem dívida alguma uma das maiores causas da falta de crescimento da igreja. Uma das razões da igreja primitiva Ter crescido era a comunhão que os irmãos tinham um com o outro(At 2.41-47; 4.32-37). Deus só libera a benção quando os irmãos estão unidos(Salmo 133.1-3). Davi diz que a comunhão com os seus irmãos é uma coisa prazerosa ou mais desejada(Salmo 16.3). Em 1 Coríntios 1.10 Paulo exorta a unidade entre os irmãos. Quando encontramos comentários como esses: “prefiro ficar isolado a não Ter comunhão com os irmãos” “É melhor não ir para acampamento para evitar confusão” “Me dou melhor com os incrédulos, que com os irmãos da igreja” Esses comentários mostrado claramente uma das razões pelas quais a igrejas de modo geral não crescem, pois para que haja um crescimento é preciso que haja unidade.(Ef 4.11-16). Jesus em sua oração pede pela unidade de seus filhos(Jo 17.20-26).
8. Deixar de cumprir as responsabilidades matrimoniais: Quais são elas?
8.1. Cuidar das necessidades básicas do lar: Quando o marido e a esposa não cuidam da necessidade básica de seu lar, diz a Bíblia que eles são piores que os descrentes.(1 Tm 5.8; Ef 5.22-32; Tt 2.3-5)
8.2. Os cônjuges devem cuidar das necessidades sexuais um dos outros, na hora que estiverem com vontade.(Confira 1 Coríntios 7.3-5). A Bíblia diz que quando o casal tem problema nessa área, duas coisas podem acontecer: O diabo pode entrar na vida do casal e destruir o seu casamento através do adultério(1 Coríntios 7.5). A outra é que as orações do casal não serão respondidas(1 Pedro 3.7), porque a comunhão com Deus foi quebrada devido a falta de obediência a Palavra de Deus. O sexo no casamento deve ser o momento mais prazeroso do casal e deve ser praticado diariamente segundo a Bíblia(confira Pv 6.15-20) Em 1 Coríntios 7.5 que somente a oração pode interromper o sexo do casal, mas que logo depois o casal pode voltar a vida sexual com sua esposa. É muito esquisito um casal Ter relação uma vez por semana ou com intervalos de mais de 10 dias, esse padrão não estar de acordo com a Bíblia e portanto é pecado. .
9. Falta de oração e estudo da Palavra de Deus(Comunhão com Deus)
A Comunhão com Deus é fator principal para que possamos crescer na graça e no conhecimento de Deus. Quando um crente não tem comunhão com Deus através da oração e da leitura da Palavra ele estar pecando, e esse pecado prejudica tanto ele como a sua igreja.
9.1. O rei Davi falou que se ele deixasse de orar estaria cometendo pecado(1 Sm 12.23)
9.2. Deus ordena que o crente ore sem cessar(1 Ts 5.19)
9.3. O crente que não estuda a Palavra de Deus não cresce(1 Pedro 2.2)
9.4. O crente que não conhece as Escrituras peca(Mt 22.29)
9.5. O crente que não conhece as Escrituras será destruído(Os 4.6)
9.6. O crente que não medita nas Escrituras não prosperará em seus caminhos(Sl 1.3-5; Js 1.8-9).
9.7. Será um crente que trará vários problemas para a sua igreja(Hb 5.11-14)
9.8. O crente que não ora é uma pessoa sem poder para testemunhar(Ef 6.18-19)
9.9. O crente que não ora e nem ler a Bíblia todos os dias, não coloca Deus em primeiro lugar em sua vida.
10. Falta de serviço na obra do Senhor: Todo crente é chamado para servir ao Senhor, qualquer um que se diz ser crente e não serve ao Senhor, deve imediatamente mudar de atitude. Veja o que diz a Bíblia em João 15.16: somos chamados para produzir frutos espirituais ou seja, precisamos trabalhar para o Senhor. Conversão bíblica que não é traduzida em serviço, pode ser chamada de qualquer outra coisa, menos de salvação genuína. Veja o exemplo dos irmãos da igreja de Tessalônica(1 Tessalonicenses 1.1-10). Todo crente salvo por Cristo é dotado de um Dom, que deve ser utilizado na obra do Senhor com os demais irmãos para que o corpo bem ajustado por todas as juntas possam produzir o crescimento do corpo(Ef 4.11-16). Se você como crente não desenvolve o seu talento da maneira que Deus deseja, a sua igreja não poderá crescer da maneira bíblica desejada por Deus(1 Coríntios 12.11-31).

TESTE DE AVALIAÇÃO PESSOAL PARA IDENTIFICAR PECADOS QUE PREJUDICA O BOM ANDAMENTO DA IGREJA

• RESPONDA COM SINCERIDADE AS PERGUNTAS ABAIXO, MARCANDO COM “S” AS RESPOSTAS AFIRMATIVAS OU “N” PARA AS NEGATIVAS.

“SEJA, PORÉM, O VOSSO FALAR SIM , SIM, NÃO, NÃO PORQUE O QUE PASSAR DISTO É DE PROCEDÊNCIA MALIGNA” (Mt 5.37)

1. ( ) VOCÊ FALA MAL DO PASTOR, SEM LHE DAR
DIREITO DE RESPOSTA?(PELAS COSTAS)
2. ( ) VOCÊ TEM DADO O SEU DÍZIMO FIELMENTE COMO
MANDA A BÍBLIA?(Gn 14.20; Lv 27.30; Ml 3.10)
3. ( ) VOCÊ TEM PRAZER EM TER COMUNHÃO COM SEUS
IRMÃOS COMO DAVI? (SALMO 16.3) COMO DEUS
DESEJA(SALMO 133.1-3
4. ( ) VOCÊ TEM SUSTENTADO OS CULTOS DE SUA IGREJA COM
A SUA PRESENÇA?(Hb 10.25)
5. ( ) VOCÊ TEM EVANGELIZADO ALGUÉM DURANTE O ANO DE
2005?(Mt 28.18-20; Mc 16.15)
6. ( ) VOCÊ TEM LIDO A BÍBLIA TODOS OS DIAS?(Js 1.8-9; Sl 1.3-5)
7. ( ) VOCÊ TEM ORADO TODOS OS DIAS POR SUA IGREJA ?
8. ( ) VOCÊ TEM ORADO POR SEU PASTOR TODOS OS DIAS?(Hb
13.7,17; Ef 6.18-19; At 12.4,5)
9. ( ) VOCÊ SENTE PRAZER EM ESTAR NA CASA DO SENHOR
COMO DAVI?(Sl 27.4,5; 84.1-4,10; 122.1-5)
10.( ) A SUA FAMÍLIA E VOCÊ TEM REALIZADO O CULTO
DOMESTICO?(Js 24.15)
11.( ) SEU COMPORTAMENTO NO CULTO É APROVADO POR
DEUS? Ec 5.1-5
12.( ) VOCÊ CUMPRIMENTA TODOS OS CRENTES E VISITANTES
QUANDO CHEGA NO TEMPLO?
13.( ) VOCÊ ABRAÇA OU BEIJA O IRMÃO QUE VOCÊ NÃO GOSTA
E QUE FALA MAL DELE, SIMPLESMENTE PARA PASSAR A
IDÉIA DE ESPIRITUAL? (Rm 12.9-10)
14.( ) VOCÊ FALA MAL DE SEUS IRMÃOS EM CASA(Tg 4.11,12)?
15. COMO ANDA A SUA PARTICIPAÇÃO NOS CULTOS?
1. ( ) TEM TRAZIDO O CANTOR CRISTÃO?
2. ( ) TEM ACOMPANHADO AS REFERÊNCIAS CITADAS PELO
PASTOR NA MENSAGEM?
3. ( ) TEM NOTADO OS PONTOS DA MENSAGEM(Atos 17.11)
4. ( ) TEM LOUVADO A DEUS COM PRAZER E ALEGRIA
5. ( ) TEM SIDO PONTUAL NA CHEGADA AOS CULTOS
6. ( ) SEUS FILHOS TEM SE COMPORTADO ADEQUADAMENTE
NOS CULTOS, FICANDO SENTADOS ATÉ O FIM DO
CULTO?(Pv 22.5; Dt 6.4-9)
7. ( ) TEM DIVIDIDO A SUA BÍBLIA OU CANTOR COM
AQUELES QUE NÃO TEM?
8. ( ) VOCÊ CUMPRIMENTA TODOS OS VISITANTES
CORDIALMENTE?
9. ( ) ORA PELO PREGADOR, VISITANTE E PELO CULTO
ANTES DE COMEÇAR?
10.( ) PARTICIPA FIELMENTE DAS OFERTAS?
11.( ) VOCÊ PRESTA ATENÇÃO A MENSAGEM DO COMEÇO
AO FIM?
12.( ) VOCÊ ACHA QUE DEUS APROVARIA TODAS AS SUAS
RESPOSTAS NEGATIVAS?
16. ( ) VOCÊ ACHA QUE TEM ALGUMA COISA NA SUA VIDA QUE
PODE CONTRIBUIR PARA A FALTA DO CRESCIMENTO DA
SUA IGREJA?
17. ( ) VOCÊ ACHA JUSTO CULPAR UMA ÚNICA PESSOA PELA
FALTA DE CRESCIMENTO DA SUA IGREJA?
18. ( ) VOCÊ TEM CONTRIBUÍDO COM MISSÕES FIELMENTE?
19. ( ) VOCÊ É CAPAZ DE SENTIR A FALTA DE SEU IRMÃO
AUSENTE NOS CULTOS?
20. ( ) VOCÊ LAMENTA OU FICA TRISTE QUANDO PERDE UM
CULTO?
21. ( ) VOCÊ CHORA QUANDO VER UM IRMÃO CAÍDO? ORA POR
ELE E FAZ DE TUDO PARA AJUDÁ-LO NA SUA
RESTAURAÇÃO?
22. ( ) SUA VIDA SEXUAL ESTAR DE ACORDO COM A BÍBLIA?
(Pv 5.18-20; Ct 1.1-3; 13,16; 2.16; 4.1-4,10-11; 7.6-7; 1 Cor 7.3-5)
10 NÃO – REGULAR 15 NÃO – INSATISFATÓRIO 20 NÃO - PÉSSIMO
DE 15 a 20 NÃO, REPRESENTA UMA BOA PARCELA DE CULPA QUE VOCÊ TEM, PELO NÃO DESENVOLVIMENTO DA SUA IGREJA. CORRIJA SUAS FALHAS PARA QUE A SUA IGREJA CRESÇA, AMÉM.

Nenhum comentário: