quarta-feira, 12 de março de 2008

FATORES QUE IMPEDE O CRESCIMENTO ESPIRITUAL

TÍTULO: CRESCIMENTO ESPIRITUAL
TEMA: FATORES QUE IMPEDE O CRESCIMENTO ESPIRITUAL DOS CRENTES.
T. CHAVE: COLOSSENSES 1.9-14
P. CHAVE: “FATOR”
PROPÓSITO: Mostrar a Igreja os seguintes fatores que impede o crescimento espiritual:
1. Uma Vida de Pecado;
1. Falta de Estudo das Escrituras;
2. Falta de Amor Prioritário as Coisas de Deus.
PROPOSIÇÃO: A VIDA CRISTÃ FORA DOS PADRÕES DE DEUS É UM GRANDE FATOR QUE TEM IMPEDIDO O CRESCIMENTO ESPIRITUAL DO CRENTE.
INTRODUÇÃO: O alvo de Deus para a vida do crente, sem dúvida alguma é o seu crescimento espiritual. Podemos ver essa verdade na seguinte passagem: “E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda a percepção, para aprovardes as cousas excelentes e serdes sinceros e inculpáveis para o dia de Cristo, cheios do fruto de justiça, o qual é mediante Jesus Cristo, para o glória e louvor de Deus” (Fp 1.9-11). Poderia citar várias outras que apoiam que o desejo de Deus é o nosso crescimento espiritual. Diante de tal verdade nos cabe então uma pergunta:
SENTENÇA INTERROGATIVA: QUAIS OS FATORES QUE IMPEDE O CRESCIMENTO DOS CRENTES?
SENTENÇA DE TRANSIÇÃO: Vejo pelo menos três fatores que tem contribuindo muito para impedir o não crescimento espiritual dos crentes. Iremos nesta noite analisar um por um desses fatores, com o fim de identificá-los e fugirmos deles, para que não mais venham impedir o nosso crescimento espiritual. O primeiro fator é:
I – PRIMEIRO FATOR: “O PECADO NA VIDA DO CRENTE” Precisamos em primeiro lugar fazermos algumas considerações sobre o pecado:
1. O que é pecado? Essa definição é importante para entendermos de maneira correta a sua influência negativa no nosso crescimento espiritual.
1.1. A palavra “pecado”, em suas várias formas, é usada mais de 250 vezes na Bíblia. Que é que ela significa? Que é o pecado?
1.2. Segundo a Bíblia pecado é errar o alvo que Deus tem estabelecido para o homem, quando esse alvo não é alcançado o homem comete pecado. Confira João 3.4. Exemplo: Em João 14.6 é dito que Cristo é o único caminho para salvação, tomar qualquer outro caminho é tomar o caminho errado e, por conseguinte, é pecar.
1.3. “Pecado é falta de conformidade à lei moral de Deus, quer por ato, disposição ou estado”(Teologia de Strong).
2. Quais os resultados do pecado na vida do crente?
2.1. O pecado separa o crente de Deus(Isaías 59.1-2, Confira Gênesis 3.1-24);
2.2. O pecado impede as respostas das nossas orações(1 Pedro 3.7, Confira Mateus 6.12-15);
2.3. O pecado impede a prosperidade do crente(Provérbios 28.13);
2.4. O pecado na vida do crente pode prejudicar também outras pessoas(Josué 6.26; 7.1,5. Confira Jonas1.1-2, 3-11);
2.5. O pecado rouba o prazer do crente nas coisas de Deus(Salmo 51.8,12);
2.6. O pecado rouba a oportunidade do crente ser usado por Deus(2 Timóteo 2.20-22);
2.7. O pecado na vida do crente pode leva-lo a morte física prematuramente(1 Coríntios 5.3-5; 11.29-32; 1 João 5.16-17).
3. Exemplos bíblicos de pecados cometidos pelo povo de Deus:
3.1. Deixar de orar uns pelos outros(1 Samuel 12.23);
3.2. Incredulidade(Salmo 78.32);
3.3. Imoralidade(1 Coríntios 6.18. Confira 1 Tessalonicenses 4.1-8);
3.4. Escândalos(1 Coríntios 8.12);
3.5. Deixar de fazer o bem que pode(Tiago 4.17);
3.6. Tratar mal o servo de Deus(Números 12.1-24)
4. Como Ter vitória sobre o pecado?
4.1. Guardando a Palavra de Deus no coração(Salmo 119.9-11);
4.2. Fugindo dele(Gênesis 39.1-12);
4.3. Ocupe a mente com coisas espirituais(Filipenses 4.8; Colossenses 3.1-4, Hebreus 11.25-26);
4.4. Tenha firmeza para dizer não ao pecado e sim para Deus(Daniel 1.6);
4.5. Mantenha uma íntima e profunda comunhão com Deus(Salmo 63);
4.6. Procure Ter uma vida cheia do Espírito Santo(Efésios 5.18,19);
4.7. Confesse-o ao Senhor imediatamente(Pv 28.13, 1 João 1.9).
APLICAÇÃO: Você tem deixado o pecado reinar na sua vida? Tem deixado que ele governe o seu corpo e a sua mente? Nesse momento qual o pecado que lhe tem feito escravo? Lembre-se, se realmente você deseja crescer espiritualmente, precisa expulsar qualquer forma de pecado que esteja praticando, caso contrário não terás a oportunidade de alcançar os propósitos de Deus para tua vida. A escolha é tua, o perdão é de Deus.
CONCLUSÃO: Tendo em mente o que seja o pecado, conforme esboça do neste ponto, passaremos a tratá-lo como se fosse um reptil venenoso. Afastemo-nos dele. Temamo-lo. Evitemo-lo. Quando tivermos consciência da sua presença, arrependamo-nos do mesmo; então confessemo-lo ao Salvador, e a qualquer que tenha sofrido por nossa causa.
S .TRANSIÇÃO : O Pecado na vida do crente é o primeiro fator que impede o crescimento espiritual, qual será o segundo? O segundo fator é:
II – SEGUNDO FATOR: “FALTA DO ESTUDO DAS ESCRITURAS” Dentro desse ponto precisamos fazer algumas perguntas relevantes sobre o estudo das Escrituras:
1. POR QUE O ESTUDO DA BÍBLIA É IMPORTANTE PARA A MINHA VIDA?
1.1. O estudo da Bíblia é essencial para o crescimento espiritual.(1 Pedro 2.2).
1.2. Permita-me mencionar três palavras para revelar a verdade contida aqui nesse texto:
1.2.1. Atitude: Pedro descreve a atitude de uma criança recém nascida. Assim como o bebê “avança” na mamadeira, você deve avançar na Bíblia. O bebê tem de tomar leite para o sustento de sua vida física; você tem que estudar as Escrituras para o sustento de sua vida espiritual.
1.2.2. Apetite: Você precisa Ter um desejo ardente de estudar a Palavra de Deus. O crente precisa ansiar pelo leite espiritual da Palavra de Deus.
1.2.3. Objetivo: O objetivo de se estudar a Bíblia, deve ser para se Ter um crescimento espiritual. A Bíblia não foi escrita para satisfazer a sua curiosidade, mas para o ajudar a se conformar à imagem de Cristo. Não para faze-lo um pecador mais esperto, mas para faze-lo como o Salvador. Não para preencher sua mente com uma coleção de fatos bíblicos, mas para transformar sua vida. Portanto estudo a Bíblia com o objetivo de crescer espiritualmente rumo a estatura do varão perfeito(Efésios 4.11-16). Para que possa ser perfeito e habilitado para boa obra(2 Timóteo 3.17).
1.2.4. Assim, a primeira razão para se estudar as Escrituras é que este é um meio de crescimento espiritual. Não há crescimento fora da Palavra. Ela é o instrumento primário de Deus para o desenvolver como indivíduo.
2. O estudo da Bíblia é essencial à maturidade espiritual:
2.1. Existe uma passagem na Bíblia que nos mostra claramente o que maturidade espiritual(Hebreus 5.11-14);
2.2. A palavra chave nessa passagem é tempo. Sublinhe-a em sua Bíblia. O escritor diz a seus ouvintes: quando por virtude do passar do tempo você deveria estar indo para a faculdade, você tem de voltar ao jardim da infância e aprender o abecedário todo novamente. Quando deveria comunicar a verdade a outros, você precisa Ter alguém que comunique a você. Quem são os maduros? Os maduros são aqueles que exercem a Palavra de Deus no seu dia a dia, são os que podem distinguir o bem do mal, através do uso constante da Palavra. A marca da maturidade espiritual não é o quanto você entende, mas o quanto você usa.
2.3. Assim, esta é a Segunda razão pela qual o estudo bíblico é essencial. A Bíblia é o meio divino de desenvolver a maturidade espiritual. Não há outra maneira.
3. O estudo da Bíblia é essencial à eficácia espiritual:
3.1. Há uma passagem em 2 Timóteo 3.16-17, que mostra o que nos ajuda a entendermos melhor esse ponto.
3.2. Paulo diz que a Bíblia é útil. Mas útil para que? Ele menciona quatro coisas:
3.2.1. Útil para doutrina ou ensino: Isto é, ela irá estruturar seu pensamento. Isso é crucial porque se você não estiver pensando corretamente, não estará vivendo corretamente. Aquilo em que você acredita determina seu comportamento.
3.2.2. Útil para repreensão: Isto é, ela dirá onde você está fora dos limites. Ela mostra o que é pecado. Mostra o que Deus quer para sua vida. Ele provê seus padrões.
3.2.3. Útil para correção: Você tem um armário onde põe tudo aquilo para qual não consegue mais achar espaço em lugar algum? Você abarrota tudo lá e, um dia se esquece e abre a porta...bum – cai tudo. Puxa vida, você diz, tenho que arrumar isso aqui. A Bíblia é assim. Ela abre as portas de sua vida e provê uma dinamite purificadora para o ajudar a limpar o pecado e a aprender a se conformar à vontade de Deus.
3.2.4. Útil no treinamento para uma vida de justiça: Deus a usa para mostrar como você deve viver. Tendo-o corrigido nos aspectos negativos, Ele dá a você orientação positiva a se seguir na vida.
3.2.5. Qual o propósito global da Bíblia? Equipar-nos para toda boa obra. Você alguma vez já disse: “gostaria que minha vida fosse mais eficaz para Jesus Cristo”? Se já, o que tem feito para se equipar? O estudo bíblico é um meio primário pelo qual podemos nos tornar servos eficazes de Jesus Cristo.
4. POR QUE OS CRENTES TEM DIFICULDADE DE ESTUDAR A BÍBLIA? Veja algumas razões alegadas por certos crentes:
4.1. A Bíblia parece não ser relevante na minha vida;
4.2. Sinto-me culpado quando leio a Bíblia;
4.3. Não tenho tempo. Sou muito ocupado;
4.4. Não tenho Bíblia;
4.5. Não leio, é só. Não se trata só da Bíblia, não leio nada;
4.6. A Bíblia parece me enfadar;
4.7. Confio em meu pastor para explicar a Bíblia para mim. Se precisar saber de algo, ele me dirá;
4.8. Eu lia a Bíblia e isso me fazia bem; mas depois de algum tempo, não parecia Ter o mesmo impacto. Então, finalmente acabei desistindo.
5. O QUE ACONTECE COM O CRENTE QUE DEIXA DE ESTUDAR A BÍBLIA?
5.1. Ele poderá ser destruído por falta do Conhecimento da Vontade de Deus(Oséias 4.6);
5.2. Ele errará por não conhecer a Palavra de Deus(Mateus 22.29);
5.3. Ele será facilmente levado por qualquer vento de doutrina(Efésios 6.11- 16);
5.4. Ele não irá prosperar no seu caminho(Josué 1.7,8; Salmo 1.1-4);
5.5. Ele não terá conhecimento da Vontade de Deus(João 7. 17);
5.6. Ele não será usado por Deus(2 Timóteo 16,17);
5.7. Ele não se desenvolverá espiritualmente(2 Pedro 2.2);
5.8. Ele não chegará a maturidade espiritual, permanecerá sempre agindo como criança e não como adulto(1 Coríntios 3.1-9; 14.20).
APLICAÇÃO: Talvez você já tenha você tenha muito tempo de crente, mas nunca foi usado de uma maneira adequada por Deus, porque lhe faltava preparo. Talvez você tenha freqüentado igreja a vida toda, mas nunca nesse tempo estudou, com o fim de prepara-se para a eficácia como instrumento nas mãos de Deus. Talvez você esteve debaixo da Palavra, mas nunca deu a Ela o lugar que deveria ocupar na sua vida. Quero lhe dizer que agora é a sua vez de mudar esse quadro, vai querer continuar sendo um inútil na obra de Deus ou ser uma pessoa preparada e habilitada para o uso do seu Senhor?
CONCLUSÃO: Deus quer Se comunicar com você neste século. Ele escreveu Sua mensagem em um livro e pede que você venha e estude este livro por três razões: 1. É essencial para o crescimento espiritual; 1. É essencial à maturidade Cristã e 3. É essencial para equipá-lo e treiná-lo a fim de que você possa ser um instrumento disponível, limpo e precioso nas mãos de Deus, para cumprir os Seus propósitos. Então, a pergunta que fica para você é: “COMO VOCÊ PODE DEIXAR DE ESTUDAR A BÍBLIA, DIANTE DO QUE FOI EXPOSTO?”
SENTENÇA DE TRANSIÇÃO: Vamos fazer uma recapitulação dos dois fatores apresentados, que impede o crescimento espiritual dos crentes? Qual foi o primeiro? 1. O pecado na vida do crente e 2. Falta de estudo da Bíblia. Qual será o terceiro? O terceiro é:
III – TERCEIRO FATOR: “A FALTA DE AMOR PRIORITÁRIO AS COISAS DE DEUS” Qual é o senso de responsabilidade para com Deus e Suas coisas, Sua obra? Será que Ele tem prioridade em minha vida?
1. Exemplo no Velho Testamento:
1.1. Deus não aceitava nada do povo de Israel em termos de ofertas se não fosse das primícias, animais, colheitas, renda, etc...(Levítico 22.17-33);
1.2. Deus não aceita do seu povo sobra, resto. Para Ele tem de ser o melhor de nós, ou então não será aceito.(Malaquias 1.6-14).
2. Exemplo no Novo Testamento:
2.1. Os mesmos princípios do Antigo Testamento se repetem no Novo, por exemplo: Em Mateus 6.33 é nos dito que Deus precisa ocupar o primeiro lugar em nossas vidas.
2.2. Isso quer dizer que Deus precisa ser realmente o dono, senhor, rei e soberano sobre nossa vida inteira. As suas necessidades devem Ter urgência, seus planos para as nossas vidas devem ser cumpridas rapidamente.
3. Quais são as nossas prioridades hoje em dia?
3.1. Nossas necessidades básicas como: alimentação – saúde – vesti(Mateus 6.25-33; João 4.6-8, 27,31,35);
3.2. Nosso trabalho(Lucas 14.16-21);
3.3. Nossa família(Mateus 10.37-40);
3.4. Nossos projetos(Lucas 12.16-21; Tiago 4.13-16);
3.5. Nossa casa(Ageu 1.3-6; João 10.38.42);
4. Quais os resultados para os crentes que colocam as coisas de Deus em segundo plano?
4.1. Não terão tempo para fazer a obra de Deus, e quando fizer farão de qualquer maneira(Jeremias 48.10);
4.2. Deus não aceitará a sua oferta(Levítico 22.19,29);
4.3. Terá de experimentar a maldição do Senhor(Malaquias 6.14)
5. Por que devemos buscar em primeiro lugar os interesses de Deus?
5.1. Porque Deus é a coisa mais preciosa na vida do crente(1 Pedro 2.7);
5.2. Porque somos feitos para o louvor da sua glória(Efésios 1.6,12,14);
5.3. Porque essa é Sua vontade para as nossas vidas(Mateus 6.19-21,33);
5.4. Porque somos propriedade de Deus(1 Coríntios 6.19,20);
5.5. Porque somos salvos para produzir frutos para o nosso Senhor(João 15.16).
APLICAÇÃO: Qual o lugar que Deus tem ocupado na sua vida? Seja franco e responda com sinceridade as seguintes perguntas:
____ Você obedece a Deus da maneira que obedece seu patrão?
____ Você tem o mesmo prazer de estudar a Bíblia do mesmo jeito que assiste ao jogo do seu time favorito?
____Você tem sido pontual nos trabalhos da igreja, como tem sido no trabalho?
____Você tem gastado mais tempo lendo a Bíblia, do que assistido a televisão?
____ Você tem se esforçado para fazer o trabalho de Deus, do mesmo jeito que se esforça no trabalho secular?
____ Você vai para a igreja debaixo de chuva, da mesma maneira que vai ao trabalho?
____ Você tem suprido as necessidades da Igreja da mesma maneira que supre as suas?
____ Você tem cuidado com a sua conduta, da mesma maneira que tem quando estar no trabalho?
____Quando você recebe seu salário, o que primeiro você faz, tire o dízimo e suas ofertas, ou paga primeiro as suas contas.
____ Você tem investido seus bens na obra de Deus ou em seus planos?

CONCLUSÃO: Devemos decidir se vamos estar compromissados com Deus e lhe dar prioridade ou não. Temos de oferecer à Deus o melhor, que nos custe caro. Ele merece de nosso corpo, tempo, trabalho, pensamento e bens. Como você tem usado tudo isso? Lembre-se Deus só aceita o primeiro lugar, por favor não O coloque em outra posição, pois isso não irá ser bom para você.

Nenhum comentário: