quarta-feira, 12 de março de 2008

ATITUDES DE ALGUEM QUE DESEJA TER UM ENCONTRO COM JESUS

TÍTULO: ENCONTRO COM JESUS
TEMA: ATITUDES DE ALGUÉM QUE DESEJA TER UM ENCONTRO COM JESUS.
T. CHAVE: LUCAS 19.1-10
P. CHAVE: “ATITUDES”
PROPÓSITOS:
1. Mostrar a necessidade que o homem tem de Ter um encontro com Cristo;
2. Mostrar as atitudes que o homem precisa desenvolver para Ter esse encontro;
3. Mostrar de uma maneira clara o plano da salvação.
INTRODUÇÃO: Existe Quatro tipos de pessoas no mundo:
1. As que não sabem da importância do encontro com Cristo;
2. As que sabem da importância do encontro com Cristo, mas não desejam;
3. As que sabem da importância do encontro com Cristo, desejam, mas não tomam as atitudes bíblicas, para realizar esse encontro;
4. As que sabem da importância do encontro com Cristo, desejam e tomam as atitudes bíblicas.
Qual desses grupos você pertence? Espero que você esteja enquadrada no último grupo. Caso não esteja e você deseja participar desse grupo, procure desenvolver as atitudes bíblicas que lhe coloque em condições de realizar um encontro com Cristo.
PROPOSIÇÃO: AQUELE QUE DESEJA TER UM ENCONTRO COM CRISTO, PRECISA DESENVOLVER EM SUA VIDA ATITUDES BÍBLICAS.
SENTENÇA DE INTERROGATIVA: QUAIS SÃO ESSAS ATITUDES?
SENTENÇA DE TRANSIÇÃO: Conheço um homem que desejou ardentemente Ter um encontro com Cristo, para isso ele tomou as atitudes correspondentes ao seu grande desejo. Você sabe que homem é esse? Vou lhe dar algumas dicas: Ele era muito rico, odiado pela nação judaica, você já o identificou? Vou lhe dar mais algumas dicas: Ele tinha a fama de ladrão, já descobriu quem é? Por último ele era coletor de impostos e de pequena estatura. Deu para descobrir? Esse homem era ZAQUEU(puro). Ele tomou as atitudes bíblicas que todos precisamos seguir para de fato termos um encontro com Cristo, leiamos o texto a onde consta essas atitudes.
LEITURA: LUCAS 19.1-10
SENTENÇA DE TRANSIÇÃO: A primeira atitude demonstrada por Zaqueu foi:
I – PRIMEIRA ATITUDE: “VENCER OS OBSTÁCULOS QUE IMPEDIAM A POSSIBILIDADE DESSE ENCONTRO”(vs.3-4)
1. Quais eram os obstáculos que impediam Zaqueu de Ter um encontro com Cristo?
1.1. Seu emprego: (Zaqueu era publicano cobrador de impostos) essa classe era odiada por toda a nação judaica devido a maneira que lesava toda a nação.
1.2. A multidão: A multidão impedia a grandemente o seu acesso a presença de Cristo.
1.3. A sua altura: Alem da grande multidão Zaqueu ainda tinha um grande problema, era baixo demais, e isso dificultava grandemente a oportunidade de encontra-se com Cristo.
APLICAÇÃO:
• Muitas pessoas a Ter sabem que o encontro com Cristo é de vital importância para suas vidas, mas se esbarram nos obstáculos. Vejamos alguns obstáculos que tem impedido grandemente pessoas a se encontrarem com Cristo:
1. O mundo: Sistema governado por Satanás.(Efésios 2.2;1 João 5.19) Veja a advertência de Cristo: (Mateus 10.39; Marcos 8.36; Tiago 4.4; 1 João 2.15)
2. A família: Muitas vezes os pais não aceitam a decisão dos filhos, e por isso, muitos para não magoarem seus pais preferem não se encontrar com Cristo. Veja a advertência de Cristo: (Mateus 10.34-38; 19.27-29)
3. A tradição: A tradição religiosa da família é mais importante que o próprio encontro com Cristo. Veja o que Cristo diz: (Mateus 15.1-9)
4. A multidão: Muitos estão preocupados com o que as pessoas vão falar a respeito dele. Veja o que Cristo disse(Mateus 10.28; 32-33)
5. A vergonha(timidez): Muitos tem vergonha e não consegue vencer esse obstáculo. Veja o que diz Cristo: (Jeremias 6.10; Mateus 10.32-33; Apocalipse 21.8).
6. As riquezas(dinheiro, bens materiais, posições, etc) Tudo isso tem sido um grande obstáculo para muitos. Veja o que diz Cristo:(Mateus 6.19-21, 24; 13.22; 19.16,21-24; Lucas 12.15-21; 1 Timóteo 6.9-10)
2. Esses obstáculos foram suficientes para que Zaqueu desistisse do seu grande desejo de encontra-se com Cristo?
2.1. Quem de fato realmente quer Ter um encontro com Cristo não desiste em meio as dificuldades.
2.2. Zaqueu improvisou um meio de superar todos aqueles atrapalhos e tomou uma atitude surpreendente.
2.3. Correu apressadamente e subiu em uma árvore com o fim de ver Jesus.
2.4. Zaqueu sabia que esse encontro com Cristo era de fundamental importância para sua vida, e ele não deixou que nada pudesse atrapalhar o dia mais importante de sua vida.
APLICAÇÃO:
• Quantas pessoas tem deixado que os obstáculos interfiram no seu encontro com Cristo.
• Muitas até sabem que precisam Ter o encontro com Cristo, mas não estão dispostos a pagar o preço para tal.
• Você alguma vez já tentou Ter um encontro com Cristo e foi barrado pelos obstáculos? Cristo está dizendo para você nessa noite que o reino de Deus é tomado por esforços(Mateus 11.12). Faça como fez Zaqueu, não perca tempo, tome uma atitude que possibilite vencer os obstáculos que o impedem encontra-se com Cristo.
SENTENÇA DE TRANSIÇÃO: Vencer os obstáculos é a primeira atitude que você precisa desenvolver, caso pretenda Ter um encontro com Cristo. Qual será a Segunda? Se realmente você deseja se encontrar com Cristo, você deverá tomar a seguinte atitude:
II – SEGUNDA ATITUDE: “ESTEJA PREPARADO PARA SURPRESAS”(v.5).
1. Que surpresas Zaqueu teve quando procurava Ter o encontro com Cristo?
1.1. Foi surpreendido em notar que Cristo foi que tomou a iniciativa para que tal encontro fosse possível;
1.2. Foi surpreendido em notar que Cristo desejava manter uma íntima comunhão com ele;
1.3. Foi surpreendido em notar que Cristo já o conhecia antes daquele encontro;
1.4. Foi surpreendido em notar que Cristo tinha pressa em realizar o encontro.
APLICAÇÃO:
• Talvez você nessa noite tenha sido surpreendido em saber que Cristo já procurava por você antes mesmo de você o procurá-lo.
• Talvez você esteja pensando que a sua vida é tão insignificante, que Cristo não se preocupa contigo, mas eu quero dizer que o Senhor que Ter uma íntima comunhão contigo.
• Cristo já o conhece mesmo antes de você existir.(Salmo 139.16).
• Cristo tem pressa em Ter uma comunhão com você. Será que você tem essa mesma pressa? Hoje é o tempo oportuno(Isaías 55.6; 2 Coríntios 6.3).
SENTENÇA DE TRANSIÇÃO: Já vimos duas atitudes que precisamos desenvolver se quisermos de fato e de verdade encontra-se com Cristo. Será que vocês são capazes de citar essas atitudes: 1. VENCER OS OBSTÁCULOS e 2. ESTAR PREPARADOS PARA SURPRESAS. Qual será então a terceira atitude? A terceira atitude é:
III – TERCEIRA ATITUDE: “DEMONSTRE ESSE DESEJO ATRAVÉS DE AÇÕES CONCRETAS”.(Vs. 6,8).
1. Zaqueu manifestou o seu desejo de Ter um encontro com Cristo da seguinte maneira:
1.1. Desceu da árvore apressadamente “E, apressando-se, desceu,...”(v.6a)
1.2. Recebeu Cristo com alegria “...e recebeu-o alegremente.”(v.6b)
1.3. Confessou os seus pecados “ Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado”.(v.8) A lei apenas exigia a restituição do capital, com 20% de juros(Lv 6.5; Nm 5.7), mas Zaqueu impôs-se uma penalidade muito mais severa, comparável àquela que era aplicada aos assaltantes(Êx 22.1)
1.4. Confessou publicamente Cristo como Senhor de sua vida.
2. Você precisa praticar as mesmas ações de Zaqueu, se de fato você deseja de fato Ter um encontro com Cristo ainda hoje a noite.
2.1. Precisa demonstrar alegria, prazer em recebe-lo.
2.2. Precisa Ter pressa em recebe-lo(Isaías 55.6; 2 Cor 6.2)
2.3. Precisa confessar os seus pecados e estar disposto a mudanças(Isaías 55.7, 1 João 1.9).
2.4. Confesse Cristo como Senhor diante dos homens(Romanos 10.9-10; Mateus 10.32,33).

CONCLUSÃO: Se realmente você deseja Ter um encontro com Cristo, você precisa praticar as atitudes acima mencionadas, vamos repeti-las: 1. Vença os obstáculos; 2. Esteja preparado para surpresas; 3. Demonstre esse desejo através de ações concretas. Uma vez praticado todas essas atitudes, você será contemplado com um presente entregue pessoalmente por Cristo, a salvação da sua alma. Veja o que Cristo disse a Zaqueu depois dele tomar todas essas atitudes: “E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abrãao. Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.” Qual será a tua atitude nessa noite? Preferis Ter um encontro com Cristo e ser salvo, ou permaneceres sem contato com Ele.

Nenhum comentário: