quarta-feira, 12 de março de 2008

O homem e uma árvore

O homem e uma árvore
Através de comparações, somos capazes de perceber o que Deus está nos mostrando em relação ao nosso agir e ao nosso pensar. Talvez, muitas pessoas se estranhem de certas comparações, porém somos comparados também a vegetais, e todas as maneiras: erva, flor, galhos e frutos, sementes. E somos comparados a uma árvore cheia de folhas e que frutifica no tempo certo. Por si só, essa comparação já é interessante por vários aspectos do nosso dia-a-dia. Usamos frutas saborosas como alimentos. Além de apreciáveis ao paladar, muitas delas são vistosas e cheias de cores fortes. Há também que se destacar o aroma maravilhoso que muitas frutas exalam. Outro ponto que nos desperta...

autor
Marcos David Muhlpointner
Biólogo pela Univ. Mackenzie e professor de Ciências e Biologia em colégios particulares de São Paulo. Membro da Comunidade de Jesus - São Bernardo do Campo, exercendo os ministérios de música e de pregação. Faz palestras sobre bioética, ciência e fé e atualmente está preparando um livro sobre Bioética à luz da Bíblia.


“É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!”
(Salmo 1:3 – NVI)

Olá pessoal. Num outro texto meu (clique aqui para ver) comentei que a Bíblia usa muitas comparações entre nós e os animais. E, de fato, ela é rica nessas comparações com o intuito de nos fazer mais conscientes de nossas características. Através dessas comparações, somos capazes de perceber o que Deus está nos mostrando em relação ao nosso agir e ao nosso pensar. Talvez, muitas pessoas se estranhem de certas comparações, porém somos comparados também a vegetais, e todas as maneiras: erva (Isaías 40:7), flor (Salmo 103:15), galhos e frutos (João 15:4-5), sementes (Mateus 13:38). E, no texto escolhido, somos comparados a uma árvore cheia de folhas e que frutifica no tempo certo.

Por si só, essa comparação já é interessante por vários aspectos do nosso dia-a-dia. Usamos frutas saborosas como alimentos (para mim, a principal de todas são as uvas). Além de apreciáveis ao paladar, muitas delas são vistosas e cheias de cores fortes. Há também que se destacar o aroma maravilhoso que muitas frutas exalam. Outro ponto que nos desperta é que a madeira está no nosso cotidiano: nossas casas têm portas, janelas e móveis, muitos feitos de madeira. Na escola, quando crianças, aprendemos que a árvore nos fornece sombra (só se estivermos numa floresta, porque numa cidade como São Paulo, encontrar uma sombra de árvore é raríssimo....). Mas eu quero ir além nessa comparação e mostrar algumas coisas que podem estar ocultas para muitos que não estudam botânica.

1
Quando andamos numa floresta sentimos uma umidade no ar que é favorável, principalmente, para nossa respiração. Quando o ar seco passa pelas nossas narinas ele acaba secando o nariz e a boca, pois se umedece com a umidade do nosso corpo. Quando ele já está úmido temos uma sensação mais agradável, pois essas mucosas não se ressecam e não sentimos tanta sede. O salmo diz que o homem bem-aventurado vive como árvores em locais onde a água está em correntes. Esse homem não se sente ressecado por dentro, não sente sede excessiva. Sabe que precisa de água, mas também sabe que a água está em fartura, está totalmente à disposição.

2
Dar fruto no tempo certo significa várias coisas. Do ponto de vista biológico, a primeira coisa é que uma árvore dessas não apresenta nenhuma anomalia genética. Ou seja, seu código genético funciona de tal modo perfeito, que no devido tempo seus frutos vão aparecer. Isso é fundamental para quem trabalha na agricultura, pois é capaz de prever quando vai colher os frutos e numa certa quantidade também. Ora, toda planta que tem fruto, tem, antes dele, o aparecimento das flores e não há algo mais singelo do que uma flor e seu aroma.

Analisando essa comparação de um modo mais teológico, somos levados a pensar no relato da figueira murcha (Mateus 21:18-22). Se nosso fruto não sair no tempo certo; se apresentarmos folhas que evidenciam a presença de frutos, mas estarem ausentes; se quem quiser nos reconhecer pelos frutos e não os mostrarmos; se Aquele que quiser matar Sua fome de frutos não encontrar nada em nós, a advertência é clara: “...Nunca mais dê frutos! Imediatamente a árvore secou.” Não podemos ficar indiferentes quanto a isso. Querido(a) leitor(a), como andam os seus frutos? Você os tem mostrado para as pessoas? Eles estão saindo no tempo certo? Se os frutos saem antes, não estão totalmente maduros. Se saem depois de tempo, nascem estragados e impróprios para o consumo. Lembre-se: é pelos frutos que se conhece a árvore (Mateus 7:17-18).

3
Para quem não sabe ou não se lembra, vegetais são seres que fabricam seu próprio alimento através de um conjunto de reações químicas chamado fotossíntese. Para que essas reações acontecem são necessárias algumas coisas: água, luz (de preferência a solar), clorofila, gás carbônico e as folhas. Esse órgão vegetal é o responsável por realizar a fotossíntese. Trocando em miúdos: são as folhas as responsáveis por fabricar o alimento que sustenta a planta. Nisso, a comparação do salmista é fantástica, pois se as folhas murcham e caem, a árvore em pouco tempo morre, pois não terá do que alimentar. Todos os nutrientes são captados pela raiz e levados às folhas. Se não houver folhas todo o trabalho da raiz será em vão.

Contudo, alguém poderá me perguntar: “Marcos, no outono as árvores perdem suas folhas. Como fica?” Boa pergunta. Pense um pouco: que período antecede o outono? O verão. Quando é que os dias são mais ensolarados? No verão. Portanto, é na estação do verão que a planta fabrica a maior quantidade de alimento e armazena grande parte. Mas não armazena nas folhas, as plantas podem armazenar material nutritivo no caule ou nas raízes. Assim, na ausência das folhas e de dias ensolarados (como ocorre no outono e no inverno), os vegetais resistem a esse período por causa das reservas que acumularam.

Deixe-me questionar você mais uma vez. Como andam as suas reservas espirituais? Você tem se alimentado da Palavra de Deus todos os dias? A planta, até com luz de abajur faz fotossíntese. Você se alimenta, ainda que com pequenas porções diárias de Deus? Como você se comporta nos seus dias de inverno? Quando o sol da justiça parece não brilhar em algum dia, começamos a definhar como uma árvore sem alimento?

4
Para encerrar queridos(as), uma pessoa parecida com uma árvore plantada a correntes de águas, que dá fruto na estação própria, com folhas que não se perdem, é próspera em tudo que faz. Não estou colocando a questão de modo financeiro e econômico. Os teólogos da prosperidade já fizeram muito mal na igreja de Cristo e não subscrevo o que eles ensinam. Entretanto, você quer ser próspero(a), que ser feliz, que ser bem-aventurado(a), quer ser bem-sucedido(a) no casamento, no trabalho, na família, na escola, na faculdade, no seus ministério? Então não se assente com os zombadores, não tome conselho com os ímpios, não imite a conduta dos pecadores. Pelo contrário, o salmista aconselha a buscarmos o Senhor diariamente (v. 2), pois Ele nos alimentará com sobra, com riqueza. Só será bem-aventurado(a) quem estiver na condição da árvore descrita acima e não tomar conselho com os pecadores. Quem você consulta para resolver suas questões? A Bíblia ensina que não devemos procurar os pecadores.

“Nosso Senhor teria feito bom uso da figueira se tivesse ordenado que fosse transformada em lenha para aquecer as mãos frias, mas fez uso melhor quando a usou para aquecer corações frios.” (Charles H. Spurgeon – A Figueira Murcha).

Que o Senhor nos abençoe a frutificar sempre, frutos dignos de arrependimento e saltem para a vida eterna.

Nenhum comentário: