quarta-feira, 12 de março de 2008

CRISTO FOI NO INFERNO ENQUANTO ESTAVA SEPULTADO?

CRISTO FOI NO INFERNO ENQUANTO ESTAVA SEPULTADO?

• EXISTE TRÊS POSIÇÕES SOBRE O TEXTO ACIMA MENCIONADO, VAMOS CONSIDERAR CADA UMA PROCURANDO ANALISAR SUAS BASES BÍBLICAS E FRAQUEZA DA POSIÇÃO.

1. ALGUNS DEFENDEM QUE CRISTO QUANDO ESTEVE SEPULTADO, FOI AO INFERNO PARA PREGAR AOS SANTOS DO ANTIGO TESTAMENTO.
• BASE BÍBLICA:
1.1. Usam Efésios 4.8,9 para apoiar sua defesa dizendo que Cristo foi resgatar os santos do antigo testamento que estavam em um compartimento do hades, esperando a vitória de Cristo.
1.2. Usam 1 Pedro 3.19-20 para dizer que Cristo pregou aos santos do antigo testamento. E tentam apoiar 1 Pedro 4.6 para dizer que a pregação foi dirigida a mortos.
1.3. Usam Lucas 16.19-31 para defender os dois compartimentos do hades, um ocupado pelos salvos representados pelo (paraíso) onde estavam os santos do antigo testamento e o outro (inferno) lugar de tormento para todos os ímpios do antigo testamento.
• FRAQUEZA DA POSIÇÃO:
1.1. 1 Pe 3.19-20 o contexto da passagem fala de uma pregação aos ímpios do antigo testamento na época de Noé, e não aos crentes(santos do antigo testamento). O texto ainda se refere a essas pessoas como desobedientes a pregação, (Confira 2 Pedro 2.5). Não podemos dizer que os santos do antigo testamento foram desobedientes, uma vez que são os nossos modelos de exemplo de fé e de conduta, é só olhar Hebreus 12, a galeria dos heróis da fé.
1.2. 1 Pe 4.6 não estar dizendo que os mortos ali eram os santos do antigo testamento por alguns motivos: 1. Se refere a cristãos já falecidos, o evangelho foi pregado àqueles mártires agora mortos; 2. Eles foram julgados na carne e condenados ao martírio segundo padrões humanos de justiça; 3. Mas estão vivos espiritualmente depois da morte.
1.3. A idéia de Cristo pregar no inferno para os santos do antigo testamento, é sem sentido, pois Ele poderia anunciar a sua vitória no céu, sem ser preciso Ter de ir ao inferno. Mesmo porque não temos nenhuma base para afirmarmos que santos vão para o inferno. A Bíblia deixa bem claro em muitas passagens que os santos do antigo testamento após a morte foram para o céu e não para o inferno. Em favor disso tem-se os seguintes argumentos. 1). Jesus afirmou que seu espírito estava indo direto para o céu, quando disse: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito”(Lc 23.46). 2). Jesus prometeu ao ladrão na cruz: “Hoje estarás comigo no paraíso”(Lucas 23.43) “paraíso” é definido como sendo o terceiro céu em (2 Coríntios 12.2,4). 3). Quando os santos do antigo testamento deixaram a vida, foram diretamente para o céu. Deus tomou a Enoque para si(Gn 5,24; Cf Hb 11.5), e Elias foi tomado “ao céu” quando partiu(2Rs 2.1). Depois Ele e Moisés aparecem no monte da transfiguração(Mt 17.3). 4). “o seio de Abraão”(Lc 16.23) é uma descrição do céu. Em nenhum ponto ele é descrito como sendo o inferno. É o lugar para onde Abraão foi, que é o “reino de Deus”(Mt 8.11). 5). Antes da cruz, quando os santos do Antigo Testamento apareciam, era do céu que vinham, como aconteceu com Moisés no Monte da transfiguração(Mt 17.3).
1.4. A passagem de Efésios 4.8,9 nunca faz menção para apoiar a ida de Cristo ao inferno, pelo contrário, essa passagem é uma citação do salmo 68.18 que apenas quer dizer que Cristo foi vitorioso sobre os nossos inimigos espirituais, tomando deles os despojos da batalha e concedendo dons aos crentes, e que estes, pelo uso desses dons, podem vencer os inimigos. Isso é claramente explicado pelo contexto histórico do salmo em referência. Tentar dizer que essa passagem diz respeito a ida de Cristo ao inferno para levar os santos do antigo testamento para o céu, é ser no mínimo desleal com a exegese do texto bíblico pelas seguintes razões: 1). A frase “desceu ao inferno” não constava do Credo Apostólico primitivo. Ela foi acrescentada somente no século IV depois de Cristo. Além disso, um credo como tal não é inspirado, mas apenas uma confissão humana de fé. 2). A expressão “até as regiões inferiores da terra” não é uma referência ao inferno, mas ao túmulo. Até mesmo o ventre de uma mulher é descrito como sendo “profundezas da terra”(Salmo 139.15). Essa expressão significa simplesmente covas, túmulos, lugares fechados na terra, em oposição a partes altas, como montanhas. Além disso, o inferno não se localiza nas partes mais baixas da terra, mas “debaixo da terra” (Fp 2.10). 3). Finalmente, quando Cristo “levou o cativeiro”, não estava levando consigo amigos para o céu, mas trazendo inimigos a uma prisão. É uma referência à sua vitória sobre as forças do inimigo. Os cristãos não são “cativos” no céu. O céu para os crentes é um lugar de total liberdade em todos os sentidos e não uma prisão.
1.5. A passagem de Lucas é usada para defender que tantos os santos como ímpios estavam no inferno. Isso fere totalmente as Escrituras, pois a mesma diz que Deus não pode punir o justo com o ímpio(Gênesis 18.25,26). Outro grande erro é afirmar que o hades era composto de dois compartimento, em quanto a Bíblia não diz nada disso. O que realmente é dito é o contrário, fala que o rico estava no hades, mas Lázaro estava no paraíso e não no mesmo lugar. Ainda é dito no mesmo texto que os dois estavam separados por um grande abismo, e que nenhum podia passar para lugares opostos. Portanto qualquer posição fora do relato bíblico é mera especulação, ponto de vista ou conjectura., e o crente não pode basear sua fé nessas coisas. Sem falar que não podemos formar uma doutrina em cima de parábola, mesmo que existam temas eternos nela contigo, mas os mesmos são confirmados em outras passagens, mas a Ideia de um lugar que se chama hades a onde crentes e descrentes iam após a morte, não é mencionado em lugar das Escrituras
1.6. O contexto fala de uma pregação para ímpios e não para salvos, portanto não pode ser interpretada como sendo para os santos do antigo testamento, uma vez que todos são salvos. Ainda tem o agravante que diz que tais pessoas foram desobedientes a pregação, coisa essa que não aconteceu com os santos.

2. ALGUNS ACREDITAM QUE CRISTO FOI AO INFERNO PARA PREGAR O EVANGELHO AO ÍMPIOS, COM O FIM DE DAR-LHES UMA SEGUNDA CHANCE DE ARREPENDIMENTO.

• BASE BÍBLICA:
1.1. Se apoiam no relato bíblico dos versículos 18,19,20, interpretando-os literalmente ao pé da letra.
• FRAQUEZA:
1.1. A Bíblia não apoia que o ímpio depois de morto possa Ter outra oportunidade de salvação. Tal verdade pode ser encontrada nas seguintes passagens(Lucas 12.20-21; 16.19-31; Hebreus 9.27).
1.2. Essa interpretação desconsidera todos os contextos(histórico/gramatical/textual/literário), como também a concordância de toda a Escritura de Gênesis a Apocalipse.
1.3. Sem falar na falta de uma base bíblica consistente a onde prove que Cristo de fato foi ao inferno. As razões que provam o contrário não vai ser preciso repetir uma vez, que já temos na posição anterior.

3. ALGUNS ACREDITAM QUE ESSE VERSÍCULO DE 1 PEDRO 3.19 SEJA UMA REFERÊNCIA AO CRISTO PRÉ ENCARNADO PREGANDO ATRAVÉS DE NOÉ ÀQUELES QUE, POR TEREM REJEITADO SUA MENSAGEM, AGORA SÃO “ESPÍRITOS EM PRISÃO”

• BASES BÍBLICAS:
1.1. O Contexto do livro em si deixa claro que Cristo pregou aos contemporâneos de Noé. Em 1 Pedro 1.10-11 é dito que todos os “...profetas profetizaram acerca da graça, indicados pelo Espírito de Cristo, que neles estava...”. Logo se conclui, que Noé pregou aos seus contemporâneos no espírito de Cristo, ou seja, o Cristo pré encarnado pregava aquelas pessoas através de Noé.
1.2. A preposição “em” utilizada no versículo 19 sugere que tais pessoas estão em prisões devido recusarem a pregação(Confira 2 Pedro 2.4-5). E não que estavam presas quando ouviram o Evangelho, nesse caso teria que ser “na prisão” em vez de “em prisões”. Essa verdade é confirmada na Chave Lingüística do novo testamento grego(na página 563), quando se refere ao pronome relativo “espírito” o mesmo se refere ao estado ou circunstâncias, isto é “em cujo estado,” ou “sob tais circunstâncias”. O que vem só confirmar o que já tínhamos falado anteriormente, que a prisão foi o resultado deles não ouvirem o Evangelho.
1.3. Essa posição se harmoniza corretamente com a Bíblia, sem deixar nenhum problema para os que realmente são leais a interpretação das Escrituras. Ela não coloca Cristo e nem os salvos no inferno, pois tal afirmação contraria totalmente as Escrituras no seu todo.

CONCLUSÃO: Como vimos é um estudo polêmico e que não tem uma definição precisa que responda a todas perguntas, mas creio que podemos ter uma posição firmada na bíblia, mesmo que não consigamos responder tudo. Até porque ninguem consegue responder tudo sobre a trindade, mas mesmo assim acredita e defende a mesma. Estude mais sobre o asunto e procure tirar suas conclusões.

Nenhum comentário: