sexta-feira, 21 de março de 2008

É CONVERSANDO QUE A GENTE SE ENTENDE

PR. MARCOS GLASYSON ALENCAR

É CONVERSANDO QUE A GENTE SE ENTENDE

Você já ouviu essa frase? É uma frase muito utilizada nos nossos das, mas apesar de ser uma frase muito usada, é pouco considerada e praticada. O termo conversa vem do latim “conversare, por conversari”, o dicionário Aurélio define como: 1. Falar, discorrer, palestrar: 2. Falar, tratar; discutir: 3. Falar com alguém; palestrar: 4. Conviver; morar, residir. 5. Tratar intimamente, com familiaridade: 6. Sondar o pensamento de: 7. Falar ou discorrer sobre:
A verdade expressa na frase: É CONVERSANDO QUE SE ENTENDE” mostra que muitos problemas, desavenças, brigas, guerras, podem ser claramente envolvidos por meio de uma boa conversa. Quem sabe conversar bem, com certeza será bem sucedido no que faz, e terá menos dificuldade de resolver seus problemas.
Se conversar bem pode nos ajudar a viver bem, como posso melhorar o meu conversar? Quais as dicas que posso praticá-las de maneira que venha a ter uma boa conversação? Gostaria de alistar algumas dicas, que certamente nos auxiliaram a melhorarmos o nosso conversar.
Primeira – Fale com clareza e calma. Um dos maiores problemas que provoca mal entendidos, é falta de clareza. Ser claro é a regra número um para que se haja uma boa conversa, para isso precisamos ter calma no que falamos, para que o ouvinte possa entender com clareza. Deus se preocupa com esse ponto, o exemplo disse foi quando Esdras leu a lei para Israel, a leitura da mesma foi feita de uma forma que todos entendesse(Ne 8.8), como resultado o povo se alegrou, houve consolação, edificação, devido ter entendido o que foi lido(Ne 8.12).
Segunda – Não ser franco em demasia. Existe certas verdades que são duras e chocantes de se ouvir, portanto, procure ser cauteloso no modo de transmitir essa verdade. Precisamos ter brandura na hora de falar a verdade, pois a forma como falamos, podemos suscitar a ira do ouvinte, ou o seu carinho e amizade(Pv 15.1; 25.15; 2 Tm 2.24). Uma outra coisa que precisamos chamar a atenção, nem toda verdade deve ser dita, eu pessoalmente submeto a verdade ao teste da peneira. É necessário contar a verdade a pessoa? Tal verdade vai edificar a pessoa? A pessoa estar preparada para receber tal verdade? Por exemplo, morre um parente seu não crente, é necessário você dizer que tal parente foi para o inferno uma vez que partiu sem Cristo? É claro que é verdade, todo aquele que morre sem Cristo, vai para o inferno. Mas você declarar essa verdade aos seus familiares, se faz necessário? Vai ajudar os familiares a superar a perca do falecido? Será que eles estão preparados para receber tal verdade? Amados, Jesus disse aos seus discípulos, tenho muito o que vos dizer, mas vós não podeis suportar. Paulo também falou a igreja de Coríntios, não vos pude dar alimento sólido, porque vós não podeis suportar(1 Cor 3.2) .
Terceira – Não fale o tempo todo. Lembre-se é uma conversa, não é um monologo, deixe que o outro participe também da conversa. Não interrompa a argumentação do outro, espere ela concluir seu pensamento, aí você pode responder. Como diz a bíblia: “Seja sábio no ouvir e tardio no falar”(Tg 1.19). Quem fala demais, dar bom dia a cavalo, fala o que não deve, e peca(Pv 10.19). Sábio é o homem que sabe ser longânimo no escutar(Pv 16.32).
Quarta – Procure criar um clima agradável. Seja gentil com a pessoa com quem conversa, evite falar alto , quando alguém fala em tom alto, logo suscita na outra pessoa um sentimento de raiva, ninguém gosta de ouvir gritos. Geralmente a alteração da voz mostra o desequilíbrio da pessoa, o nervosismo, a falta de auto controle pessoal, e esses fatores são prejudiciais para um bom entendimento de ambas as partes. Mantenha o equilíbrio, fale compassado, com um tom agradável, articulando claramente as palavras, gesticulando de maneira comedida e adequada. Fale com naturalidade e correção, evitando gírias e as expressões vulgares, use a linguagem dos santos.(Tt 2.8)
Quinta – Procure olhar nos olhos da outra pessoa. Tenho muito medo de pessoas que não me encaram quando falam comigo, quando me cumprimentam. Além do mais é falta de cordialidade, conversar olhando para os lados, o bom é encarar, olho no olho. A bíblia diz que os olhos são as janelas da alma(Lc 11.34), podemos identificar se há sinceridade, verdade na conversa, só olhando para as pessoas. Por essa razão muitos não encaram, porque tem medo de ser identificado suas intenções. Deus falava com Moisés face(Nm 12.6). Quando Pedro cruzou o seu olhar com o de Cristo, depois de tê-lo negado três vezes, ficou em desespero, saiu correndo feito louco, sabe porque? O olhar de Cristo dentro de seus olhos o denunciou, era como se Jesus com seu olhar tivesse dito: EU NÃO DISSE PEDRO, QUE IRIA ME NEGAR”. Portanto, ao conversar com alguém, olhe nos olhos dela, esse gesto indica respeito para com a pessoa.
Sexta – Fale sempre a verdade. Falar a verdade é o dever de todo crente, não podemos ser dissimulados, falsos uns com os outros(Ef 4.25). Por outro lado toda palavra que saia da nossa boca deve trazer edificação e graça aos que ouvem(Ef 4.29b). Jesus fala francamente aos seus ouvintes(Jo 8. 40; 18.20), só fala a verdade quem tem comunhão com a verdade(Jo 3.21). Portando amados, sejamos verdadeiros no que falamos, que a nossa conversa seja banhada pelo oceano da verdade.
Todas essas dicas parecem tão óbvias que nem se faz necessário enumera-las não é verdade? Não, pode até ser óbvias, mas é preciso sim lembrarmos delas sempre, pois a prática delas nas nossas conversas, poderão com certeza resolver muitos de nossos problemas. Portanto, amados, façamos o possível para praticá-las em nossas vidas, pois como se diz: É CONVERSANDO QUE A GENTE SE ENTENDE.

Nenhum comentário: