terça-feira, 11 de março de 2008

COMO ENCONTRAR O CÔNJUGE IDEAL?

TÍTULO: A PROCURA DO CÔNJUGE IDEAL
TEMA: COMO ENCONTRAR O CÔNJUGE IDEAL
T. CHAVE: GÊNESIS 24.1- 67
PROPÓSITOS:
1. Mostrar princípios que ajudem na escolha do cônjuge ideal
2. Oferecer aos pais um material bíblico para usarem com seus filhos
3. Mostrar aos jovens os resultados para quem segue esses princípios.
PROPOSIÇÃO: OS CONSELHOS DE DEUS ENCONTRADOS NA SUA PALAVRA, É O MAPA QUE AJUDARÁ VOCÊ A ENCONTRAR O CÔNJUGE IDEAL”
SENTENÇA INTERROGATIVA: QUAIS SÃO ESSES CONSELHOS?
SENTENÇA DE TRANSIÇÃO: Iremos tirar alguns conselhos da Bíblia, através da procura da esposa para Isaque, relatada em Gênesis 24.1-67.
LEITURA: GÊNESIS 24.1-67
SENTENÇA DE TRANSIÇÃO: Iremos dividir a mensagem em dois pontos. O primeiro irar abordar princípios bíblicos indispensáveis na escolha do cônjuge ideal. E no segundo iremos abordar os passos seguidos no processo de escolha do cônjuge ideal.
I – PRINCÍPIOS BÍBLICOS INDISPENSÁVEIS NA ESCOLHA DO CÔNJUGE IDEAL:
1. PRIMEIRO PRINCÍPIO: “DEUS TEM QUE SER BUSCADO EM PRIMEIRO LUGAR SOBRE O ASSUNTO”
• ATRAVÉS DA ORAÇÃO:
1.1. Esse princípio parece ser óbvio para quem conhece as Escrituras, mas só teoricamente, porque não tem sido na prática.
1.2. Geralmente Deus fica por último para a hora da dor, do desespero, da perda.
1.3. Veja como Deus foi procurado em primeiro lugar na escolha da esposa para Isaque:
1.3.1. O pai de Isaque foi o primeiro a buscar Deus:(Gn 24.7). Ele evoca sua experiência com Deus e afirma: Deus vai guia-lo neste processo(propósito).
1.3.2. O servo de Abrão também busca Deus em oração(Gn 24.12). Ele invoca o nome de Deus para tal assunto.
1.3.3. A casa de Labão os pais de Rebeca apresentam a Deus:(Gn 24.50-51). Eles também reconheciam a importância de buscar a Deus na busca de um esposo para Rebeca.
1.3.4. Isaque também busca ao Senhor em oração:(Gn 24.63). Meditava pode ser traduzido como orava.
• ATRAVÉS DE PERMANECER NO CAMINHO:
2.1. Não basta somente orar e sair a luta procurando um amor. É preciso andar no Caminho do Senhor(Gn 24.27)
2.2. O que significa andar no caminho?
2.2.1. Viver confiando que Ele cuidará de todas as nossas necessidades(Sl 37.3)
2.2.2. Viver para o serviço da obra de Deus(Sl 37.4)
2.2.3. Viver confiando que Ele tem o melhor para mim, e que na hora certa desfrutarei desse melhor(Sl 37.5-6)
2.2.4. Viver descansado no Seu eterno amor(Sl 37.7)
2.3. O crente que assim vive, certamente será guiado por Deus na escolha do cônjuge ideal.
SENTENÇA DE TRANSIÇÃO: Esse foi o primeiro princípio, qual será o segundo? O segundo é que:
2. SEGUNDO PRINCÍPIO: “OS PAIS E OS MAIS VELHOS TEM QUE SER OUVIDOS E OBEDECIDOS EM SEUS CONSELHO SOBRE O ASSUNTO”
2.1. Isto é dificílimo acontecer nestes dias em que a moda é ser extremamente autônomo, e não se colocam debaixo de nenhum governo(2 Tm 3.1-9).
2.2. Preste atenção meu irmão, quando Abrão quis arrumar uma esposa para seu filho, não pediu conselho a uma pessoa de sua idade, a um rapaz mais novo. Ele escolheu um servo mais velho para ajudá-lo no processo de escolha da esposa do seu filho.(Gn 24.2).
2.3. A experiência dos mais velhos é, importante por demais, válida nesta questão, pois eles já trilharam esse caminho pelos quais os moços ainda não passaram.
2.4. Você pode achar seu pai ou sua mãe quadrados, ovais, velhos, caretas, mas eles já passaram por caminhos onde você ainda não pisou. Eles podem não Ter estudado como você, mas eles tem o que, muitas vezes, vale mais que qualquer Faculdade: a experiência prática de vida.
2.5. Abrãao era já velho(v.1) mesmo assim buscou o conselho de uma pessoa também experimentada na vida. Veja o que fez Rebeca quando ouviu a proposta do servo de Abraão(Gn 24.28). Foi logo compartilhar com seus pais.
2.6. Veja o que diz a Bíblia: (Ef 6.1-3) Os pais de Rebeca aprovaram o casamento(Gn 24.59-60). Se você é casado(a) e seus pais não abençoaram seu casamento, peça com urgência perdão a Deus e a eles. Talvez seja esse furo que a água está entrando em seu barco e o levando ao fundo.
2.7. Jaime Kemp, no seu curso: Namoro, noivado e Casamento diz: Atenção: seu(sua) futura(o) esposa(o) vai lhe tratar como tratava os pais.
SENTENÇA DE TRANSIÇÃO: Iremos agora tratar sobre os passos que nos ajudarão na escolha do cônjuge ideal:
II – OS PASSOS QUE AJUDAM NA ESCOLHA DO CÔNJUGE IDEAL:
1. PRIMEIRO PASSO: “CUIDADO COM O JUGO DESIGUAL”(Gn 24.3-6)
1.1. Nos versículos 37 a 41 ele repete essa ordenança básica.
1.2. Jugo desigual é claramente condenado na Bíblia(2 Cor 6.14-15).
1.3. Algumas desculpas para quem deseja manter um jugo desigual:
1.3.1. Conheço alguém que se casou assim e depois deu certo.
1.3.2. Mas na minha igreja não há uma menina como a dos meus sonhos, ou não há ninguém como eu quero.
1.3.3. Ah, mas o meu “Tarcíso Meira” ou a minha “Bruna Lombardi” tem uma vida mais digna do que muitos rapazes lá da igreja.
1.3.4. Estou namorado para evangeliza-lo.
1.4. “Se a pessoa crente insistir no seu casamento e casar com o incrédulo, terá um casamento incompleto. O aspecto essencial no casamento, a unidade espiritual, estará perdida”(Jaime Kemp)
1.5. O namoro com o incrédulo, quase sempre causa um rápido declínio espiritual. O coração vai se tornando frio, indiferente e insensível a Deus. Há uma forte tendência de se envolver fisicamente.
2. SEGUNDO PASSO: “OBSERVE COM ATENÇÃO O AMBIENTE” (Gn 24.11)
2.1. Algumas pessoas querem achar pérolas em chiqueiro de porcos. Lá, só encontrarão leitões, porcas ou lavagem.
2.2. Não negligencie esse importante princípio bíblico – cuidado com o ambiente(Sl 1.1). “Quem anda com porco como farelo” e, “quem voa com morcego, acabará dormindo da cabeça para baixo”.
2.3. Observe o ambiente na sua igreja e não procure arrumar namorado(a) que se comportam assim:
2.3.1. Os que ficam nos últimos bancos da igreja, como quem não quer nada com nada. Gente boa você vai encontrar nas frentes de batalha, gente envolvida, compromissada.
2.3.2. Os que chegam sempre atrasados nos cultos, tirando a reverência e perturbando a ordem.
2.3.3. Os que nunca ajudam os trabalhos da igreja.
2.3.4. Os que não abrem a boca para louvar a Deus, nem trazem cantor e na hora das leituras bíblicas não abrem a Bíblia para acompanhar.
3. TERCEIRO PASSO: “SÓ SERVE QUEM TIVER CORAGEM DE DAR ÁGUA A CAMELO”(Gn 24.12-14)
3.1. Nos versículos 15 a 21 vemos que apareceu Rebeca, lhe deu água e também se dispôs a tirar água para os camelos.
3.2. Observe que no versículo 10 diz-nos que eram 10 camelos, e o versículo 20 que ela foi ágil, que ela corria para cumprir a tarefa. Moça esperta, moça ativa.
3.3. Olhe querido(a), camelo é um animal que bebe água. Aquelas duas corcovas no lombo do camelo são “reservatórios” que cabem muita água,. Imagine, então, a disposição da garota.
3.4. Gente preguiçosa não faria isto de jeito nenhum. Nem pagando. Gente preguiçosa também não serve para casar. Moça que passa o dia inteiro na frente da televisão, ou rapaz que só quer saber de ficar andando de moto, jogando bola ou o dia na praia, não tem futuro como esposo ou esposa.
3.5. Existem rapazes e moças que se torcermos bem, o caldo que sai não dá nem para fazer sabão. Imprestáveis. Não sabem o que é um pano de chão, como se troca uma lâmpada queimada, como se pendura uma roupa no armário, etc.
4. QUARTO PASSO: USA VÉU? ENTÃO ESTÁ APROVADA.(Gn 24.65)
4.1. (Então ela subiu a saia, desceu o decote da blusa, passou um batom provocante da Xuxa e disse: é hoje que agarro um marido). O que está entre parenteses é o contrário do que ela fez. O certo, conforme o versículo 65, é o seguinte: “Então tomou ela o véu e se cobriu”.
4.2. Este véu sobre o rosto tem a ver com a vida moral, Ter vergonha, Ter poder, Ter decência. Vejo que alguns, por não terem um conteúdo intelectual ou físico e é claro, nada espiritual para mostrar, apelam para o sexo.
4.3. Uma dura verdade é que os casamentos que assim começaram, são encharcados de culpa, dúvidas e outras marcas horríveis. Se você já está nessa, querido(a) jovem, confesse a Deus, peça perdão e pule fora, em nome de Jesus. Moça que se deixa passar a mão em tudo, ou rapaz então e sem-vergonha, precisam assumir um compromisso mais sério com o Evangelho.
4.4. Que belos traços tinha Rebeca: “A moça era mui formosa de aparência, virgem, a quem nenhum homem havia possuído: ela desceu à fonte, encheu o seu cântaro e subiu” – (Gn 24.16). Esta frase é duríssima, mas é verdade: “carro usado tem menos valor”. Só a graça de Deus para reverter esse quadro.
4.5. Muitas meninas não tem escutado direito as promessas dos cafajestes quando dizem,: “que nada meu bem, a gente não se ama? Se acontecer algo eu assumo. Ela entendeu “assumo”, mas o que ele quis dizer baixinho no ouvido dela foi o que ele fez: “eu sumo”. E sumiu mesmo.
5. QUINTO PASSO: “PROCURE QUEM NÃO FICA ENROLANDO”(Gn 24.33)
5.1. O servo de Abrãao e Rebeca tiveram pressa, não ficaram embromando.(49,54-57).
5.2. Namorar só para ocupar tempo, ou só para dar satisfação a sociedade, durante um período sem definição, também faz mal. Analise com atenção antes de começar. Depois que começar, caminhe em direção ao casamento.
5.3. Brincar com o coração dos outros é algo que machuca muito. Não sei se você sabe o que é isto: “sofrer por amor”. Se não sabe, aprenda: é uma das piores dores que o ser humano pode sentir. Então, não brinque com os sentimentos de ninguém.
5.4. Um beijo, para uma prostituta, pode não significar nada, mas para um rapaz nobre, pode significar a própria razão de viver. Se quer brincar, passar tempo, vá a um parque de diversões ou compre uma boneca, um carro. Brinque de fazer castelos na areia da praia, não no coração dos outros.
5.5. “Ficar” com alguém, para você, agora pode não significar nada, mas para a outra pessoa, e no seu futuro, poderá significar muito.

RESULTADOS:
1. ISAQUE E REBECA SE AMARAM E OS DOIS FORAM CONSOLADOS:(Gn 24.67)

Nenhum comentário: