quarta-feira, 12 de março de 2008

Estudo sobre o Adventistas do 7º Dia

Estudo sobre o Adventistas do 7º Dia
Sob a Luz das Escrituras

Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; (Apocalipse 22:18)

Obs:
Este estudo é parte integrante do site http://solascriptura-tt.org/
O mesmo é de autoria de Hélio de Menezes Silva, 1991 e está disponível na página: http://solascriptura-tt.org/Seitas/SabatismoSobLuzEscrituras-curto-Helio.htm
Foram adicionadas algumas informações históricas e modificadas em sua formatação para aplicação de estudo apologético na Congregação Batista Regular de Águas Claras por: Miguel Ângelo Luiz Maciel e Eunice Menezes Maciel, Ex-Adventistas, hoje salvos em Cristo pela Graça! Glória ao nosso Deus! (Efésios 2:8-9).
Manaus, Novembro de 2003.

0. Breve Histórico
A revelação

Início do século XIX. Pouca ou nenhuma ênfase era dada a assuntos relacionados à volta de Cristo. Em meio àqueles que se dedicaram à pesquisa da questão estava um fazendeiro batista, pregador leigo: William Miller.
Nascido em Lew Hampton, Estado de Nova Iorque, no ano de 1782, William iniciou uma pesquisa baseada nas profecias bíblicas para buscar esclarecimentos a respeito do tão aguardado acontecimento. Quando se deparou com Daniel 8:10-14.

10 E se engrandeceu até contra o exército do céu; e a alguns do exército, e das estrelas, lançou por terra, e os pisou. 11 E se engrandeceu até contra o príncipe do exército; e por ele foi tirado o sacrifício contínuo, e o lugar do seu santuário foi lançado por terra. 12 E um exército foi dado contra o sacrifício contínuo, por causa da transgressão; e lançou a verdade por terra, e o fez, e prosperou. 13 Depois ouvi um santo que falava; e disse outro santo àquele que falava: Até quando durará a visão do sacrifício contínuo, e da transgressão assoladora, para que sejam entregues o santuário e o exército, a fim de serem pisados? 14 E ele me disse: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; e o santuário será purificado. Daniel 8:10-14

Miller acreditou ter encontrado uma profecia que dava referências quanto à volta de Cristo. Ele isolou o versículo 14 e interpretou duas mil e trezentas tardes e manhãs como 2.300 anos “proféticos”. Seguindo uma lógica Aristotélica, calculou 2.300 anos a partir do período em que ele vivia (Ora, vejamos: 1843 – 2300 = - 457, ou 457 a.C).
Exuberante! Fantástico! O Ano de 457 a.C foi justamente o ano em que Esdras subiu a Jerusalém, vindo da Babilônia, para reconstruir o templo. Logo o início da profecia se daria com a volta de Esdras à Jerusalém e, EURECA !, Jesus voltaria à terra (o santuário) para buscar sua igreja (purificar o santuário) no ano (adivinhem qual!) de 1843!
Diante de tão grande “revelação divina” Miller, que já estava com cerca de 50 anos, começou com convicção e entusiasmo, a pregar a sua mensagem “bíblica”: A Volta do Senhor Jesus se daria no Ano de 1843 d. C! E ainda existiam argumentos bíblicos (e matemáticos) para tal afirmação. Não havia como duvidar. Em 1831 iniciou seu proselitismo, sem que houvesse organização definida. “Converteu” muitos adeptos que, movidos pelas grandes “evidências”, deixaram suas ocupações, venderam suas propriedades, desistiram da vida na terra.
A noite para o grande acontecimento se daria em 10 de Dezembro de 1843. Por favor, não me perguntem sobre como eles calcularam o dia e o mês. Por mais de vinte anos que fiz parte da seita nenhum pastor adventista me deu nenhuma explicação a respeito. Naquele dia, todos os adeptos das idéias de Miller se reuniram ao ar livre, nas proximidades dos Montes Catskills, Estado de Nova Iorque para aguardar a volta de Jesus. Expectação, estusiasmo, ânsia, emoção. Até alguns “incrédulos” ficaram na expectativa do grande momento. Alguns estudiosos chegam a afirmar que muitos trajavam “vestes da ascensão” e subiam aos telhados de suas casas.
O dia terminou e, como sabemos, Cristo não voltou!
“Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai.” Mateus 24:36
“Virá o Senhor daquele servo num dia em que o não espera, e à hora em que ele não sabe.” Mateus 25:50
“Vigiai pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do Homem há de vir.” Mateus 25:13

Miller ainda alegou que havia se enganado na data em apenas um ano. Em 22 de Outubro de 1844, a multidão reunida era maior. Após a nova decepção, muitos abandonaram o movimento.

O Grande Desapontamento
Depois de duas tentativas frustradas, Miller se recolheu. Desistiu de sua “missão profética”, reconheceu humildemente que havia errado. Volto à igreja e permaneceu fiel e consagrado até morrer com a idade de 68 anos.
No entanto, alguns estusiastas do movimento procuraram soluções para o erro de Miller. Três destes antigos seguidores de Miller buscaram alguma forma de justificar o engano, mascarando-o e permanecendo no erro. Eram Hiram Edson, Joseph Bates e Ellen White. Estes três juntos solidificaram a doutrina Adventista que permanece até os dias de hoje:
- Hiram Edson afirmou que Miller, que era seu amigo pessoal, havia acertado na data e errado o lugar. Então Jesus voltou em 1844, não para a Terra, mas para o Santuário Celestial.
- Joseph Bates guardava o Sábado e trouxe a doutrina para o movimento.
- Ellen White assegurou que tudo que os dois co-irmãos afirmavam era verdade, pois Deus mesmo havia lhe mostrado, por revelação direta, que eles foram escolhidos para estabelecer a igreja cristã remanescente e reedificada sobre a terra. Tornou-se a profetisa do movimento e suas palavras estão em pé de igualdade (e são até mais elevados) que as Sagradas Escrituras.
Firmar-se naquilo que se havia iniciado com Miller tornou-se uma questão de orgulho pessoal para eles. Nunca se arrependeram do grande pecado de contradizer, mentir e contrariar a Palavra de Deus. Ao invés de Grande Arrependimento, criaram o Grande Desapontamento.
Miller não aceitou as novidades vindas desta turma de “inspirados” e rejeitou veementemente as novas “revelações”.

1. A VERDADE SOBRE DANIEL 8:14
‘A afirmação de Miller, de que os 2.300 dias significavam 2.300 anos, por se tratar de “dias proféticos” de um ano cada um, é suposição arbitrária, tanto quanto o é sua asseveração de que esses “dias” deviam ser calculados a partir do decreto de Artaxerxes (o regresso de Esdras para a Palestina).
Daniel 8.19 declara que “o tempo determinado do fim” se refere ao “último dia da ira”: a ira de Deus revelada no cativeiro babilônico. A visão, portanto, começa onde termina o cativeiro. Daí Daniel 8.20 fala do poder medo-persa, que de fato destruiu o império babilônico.
Por isso é que, na visão (Dn 8.4) é declarado que o carneiro avançava para o ocidente, para o norte e para o sul, ou seja: o império medo-persa conquistou a Lídia (norte, 564 A.C), Babilônia (oeste, por volta de 554) e o Egito (sul, outros dez anos mais tarde).
Então veio o poderoso bode (8.5), que é o rei da Grécia (8.21). A Grécia derrotou a Pérsia em 480 a.C. Quando Alexandre o Grande “se engrandeceu sobremaneira” (8.8), morreu repentinamente com a idade de 33 anos. Seu império foi dividido em quatro partes, e do meio de uma dessas divisões saiu “um chifre pequeno” (8.9), “no fim do seu reinado” (8.23), ou seja: quando as quatro divisões do império de Alexandre estavam caindo, uma a uma, diante do poderio de Roma. Esse “chifre pequeno” é Antíoco Epifânio, que marchou contra a “terra gloriosa” (Palestina, Dn. 11.16, 41). Massacrou 40.000 judeus em três dias, entrou no santo dos santos do templo em Jerusalém e ofereceu uma enorme porca sobre o altar das ofertas queimadas, no pátio do templo. Isso fez parar o holocausto mosaico regular. Ora, Daniel 8.14 afirma que esse holocausto, que era oferecido todas as tardes e todas as manhãs, seria omitido 2.300 vezes à tarde e pela manhã, o que vem a ser durante 1.150 dias.
Essa profecia foi cumprida ao pé da letra. O primeiro sacrifício pagão foi oferecido no dia 25 de dezembro de 168 a.C. Em 25 de Dezembro de 165 a.C, o sacrifício santo foi oferecido sobre um altar novo. Isso quer dizer que o santuário foi purificado. São precisamente três anos, que são 2.190 tardes e manhãs. Mas acontece que tinha sido dada ordem para parar com os holocaustos regulares e de ordenação divina, algum tempo antes da oferta dos sacrifícios pagãos em seu lugar, o que dá conta das duas mil e trezentas tardes e manhãs de acordo com o texto.’ Cf. Rev. William Henderson em The Banner, 20 e 27 de março de 1942 (Referência: O Caos das Seitas, J.K. VAN BAALEN, Imprensa Batista Regular – 1989, páginas 152 e 153).
Obs.: Ver apêndice histórico no final do estudo.


2. OS ERROS
2.a. Sono Após a Morte:

• O Sabatismo diz: ”Após a morte, não há céu nem inferno: Entre a morte e a ressurreição, as almas de todos os mortos dormem, inconscientes.”

- As Escrituras dizem:

• Luc 16:22-24; Apo 6:9-10; Fip 1:23-24; 2Cor 5:1-8; Mat 17:3; Luc 23:43; Heb 12:1 (Testemunhas = Heróis do cap. 11); Mat 22:31-32; Gen 35:18; 1Rei 17:21-22; Sal 73:24.

2.b. Aniquilamento dos Ímpios:

• O Sabatismo diz: “Não há condenação, punição em tormento eterno e literal: Os perdidos, serão aniquilados, transformados em nada, deixarão completa e definitivamente de existir.”

- As Escrituras dizem:

• Apo 20:10-13; Mar 9:47-48 ; Apo 14:11; Rom 2:6-9.


2.c. Expiação:

• O Sabatismo diz: “Cumprindo Dan 8:14, Cristo já retornou, sua 2a vinda já ocorreu (em 22.Out.1844, para o santuário, invisível, no céu!).”

- A sã interpretação literal-gramatical-contextual-histórica das Escrituras dizem : Dan 8:14 se refere ao terrível Antioco Epifânio, tipo do Anticristo, que massacrou Jerusalém e, por 1095 dias, de 25.12.168 A.C. a 24.12.165 A.C., substituiu os sacrifícios bíblicos por sacrifícios pagãos, antes disto tendo alguns sacrifícios bíblicos deixados de ser feitos. (Ver Histórico no Início do Estudo)

- As Escrituras dizem: Note Mat 24:23-27 (“parousia” é “chegada, plenamente manifesta”, não “presença secreta”); Ato 1:9,11 + Luc 24:39; 1Tes 4:16-18 (visível e audível); Tit2:13; Isa 11:5-6 (perfeita paz mundial).

• O Sabatismo diz: “ Como no Dia da Expiação (Lev 16), Cristo está, neste instante, completando Sua expiação do pecado, está mostrando ao Pai todos os que (através de arrependimento, penitência, obediência da Lei, e fé em Cristo) têm direito ao benefícios da Expiação.”

- As Escrituras dizem:

• Heb 9:11-12; Lev 1:4; 4:20,31,35; 5:10,16; 6:7; 17:11; Mat 20:28 e Mar 10:45; Exo 21:30; Joa 1:29; 1Cor 5:7; Heb 7:27; 9:7,11,14; Heb 9:22-26; Gal 3:13; 1Ped 2:24; Heb 9:11-12; 1:3; 10:12-14.

• O Sabatismo diz: “Satanás será nosso co-redentor (por ser nosso bode expiatório)”

- As Escrituras dizem:

- Leia todo Lev 16.

- Em primeiro lugar, o contexto não nos assegura que o bode da “remoção” (“Azazel”) é Satanás. Ao contrário, os 2 bodes constituem 1 só oferta pelo pecado!

 O bode sacrificado (v. 15) representa a EXPIAÇÃO por Cristo, ao morrer por nós (vicariamente, como nosso substituto, sofrendo o castigo de morte que merecemos pelos nossos pecados) assim COBRINDO nossos pecados (mas eles continuam lá!), aplacando a justa e santa ira de Deus, satisfazendo Sua justiça, tornando-O propício (cf. Isa 53:6).
 O bode da remoção representa a PROPICIAÇÃO (conceito só do Novo Testamento) por Cristo, TIRANDO nosso pecado e levando-o embora, para que Deus jamais o veja novamente, ao nos olhar, e assim nos olhe com prazer, sendo-nos propício. cf. Sal 103:12; Joa 1:29; Rom 3:25; Heb 9:26; 10:4; 1Joa 2:2; 3:5; 4:10). Propiciação = Expiação + Retirada total e definitiva do nosso pecado + Prazer da parte do Pai.

- Em segundo lugar, mesmo se o bode da remoção representasse o Diabo, a mensagem não é que ele é nosso co-salvador, mas sim que, uma vez que fomos lavados pelo sangue de Cristo, a presença dos nossos pecados é removida para sempre dos olhos de Deus.


• O Sabatismo diz: “A porta cerrou-se em 1844, agora somente escaparão os adventistas (que aceitam e praticam todas as suas doutrinas).”


- As Escrituras dizem:

• Joa 14:6; 3:16,18,36; 5:24; Ato 4:12; etc.

2.d. Securidade da Salvação:

• O Sabatismo diz (Ellen White, citada em “Respostas a Objeções”, de F. D. Nichol): “Aquelas pessoas que aceitam o Salvador, por mais sinceras que sejam suas conversões, não devem nunca ser ensinadas a dizer ou sentir que elas são salvas. ... apenas aquele que resiste na provação receberá a coroa da vida.” Nichol diz: “Serão salvos apenas aqueles que (tendo sido redimidos pela graça de Deus) andam em obediência à toda a luz que Deus derramou nos seus caminhos. ”

- As Escrituras dizem:

• Mas quem conseguiria andar 1Joa 1:8-10; Rom 7:18ss). Contraste com 1Cor 5:5. Ou, mais completamente, compare com Rom 8:31-39, 29-30; 11:29; Joa 10:27-30.// Rom 5:8-10.// Fip 1:6; 2Tim 1:12. // Joa 10:28; 3:14-16,36. Se salvação fosse perdível (com 1 pecado), jamais seria recuperável, estaria perdida para sempre: Heb 6:4-8.

2.e. Lei e Obras:

• O Sabatismo diz: “O guardar a Lei e o produzir boas obras são indispensáveis para completar-garantir a salvação.”

- As Escrituras dizem: Efe 2:8-9; Isa 64:6; Gal 3:10-11. A Bíblia amaldiçoa quem prega salvação por obras: Gal 1:6-8. Só o sangue do Cordeiro pode salvar: 1Joa 1:7; Heb 9:22. O homem não pode se justificar: Luc 16:15; Gal 2:16. A guarda da Lei Moral, a prática das boas obras, a produção do fruto do Espírito, são evidência, não causa da salvação; Tit 3:5; Rom 4:6; Ato10 (Cornélio); Efe 2:8-9.

• O Sabatismo diz: “Mat 7:16-21 e Tia 2:14 dizem que as obras é que fazem o cristão”

- As Escrituras dizem:

• Veja o contexto antes e depois destes textos, e tome-os juntamente com Joa 3:16,18; 5:24; Efe 2:8-9; etc.

• Os textos ensinam que nem todo aquele que se diz cristão é realmente salvo, seguidor de Cristo. Ensinam que salvação é a causa (a raiz) e as obras acompanhantes são o resultado (o fruto) que infalivelmente se segue como evidência da salvação, nunca ensinam o contrário! Agora, veja Joa 6:29 e responda: Você tem certeza de salvação?

• O Sabatismo diz: “Mas até que eu sou bonzinho.”


- As Escrituras dizem:

• Isa 64:6; Gal 2:16; Joa 3:3,5; Tia 2:10.


• O Sabatismo diz: “Temos que GUARDAR A LEI, para alcançarmos a salvação.”

- As Escrituras dizem:

Ah, amigo, aceite simplesmente o que Deus ensinou aos Galátas (2:16,21; 3:10-11; 4:10-11; 5:2) e Romanos (1:17; 3:20,28; 4:3). Ver também Heb 7:12,19,27; 10:29.

2.f. A Natureza do SABBATH:
- Sabbath SIGNIFICA “REPOUSO, descanso, cessação”. Não “culto adoração”.
- No Sabbath NENHUM TRABALHO PODIA OCORRER . Nem você, nem nada, nem ninguém (nem mesmo seu restaurante, empregado, animal, etc.) podia trabalhar (Exo 20:8-11). Não se podia sequer apanhar gravetos (Num 15:32-36), apanhar comida do chão (Exo 16:27-28), nem sair de casa (Exo 16:29). Durante o Sabbath, o fogo (e, assim, fogão, eletricidade, freezer, ar condicionado, aquecedor, qualquer objeto (!) mesmo no Pólo Norte) não podia estar aceso sem por um segundo: Exo 35:2-3.

• O Sabbath NÃO ERA DIA DE ADORAÇÃO numa assembléia, mas sim de total repouso! O Sabatista que vai à igreja, no sábado, quebra o Sabbath (legal, cerimonial)!

2.g. O SABBATH é da Lei Cerimonial, porque:

- O Sabbath SÓ FOI CONHECIDO DEPOIS DO SINAI . De Adão ao Sinai (Exo 20:8-11) ninguém nunca recebeu ordem para guardar o Sabbath, nem sequer ouviu falar dele: Nee 9:13-14. Deus tinha santificado o 7o dia (Gen 2:3) em Sua santa mente, mas lembre que isto só foi revelado ao homem milhares de anos depois da Criação, quando Moisés (após o Monte Sião) inerrável e inspiradamente escreveu o livro de Gênesis.
- O Sabbath NUNCA FOI ORDENADO DEPOIS DE CRISTO . A Bíblia nunca ordenou o Sabbath antes do Sinai, nem depois da vinda de Cristo! Ordenou-o muitas vezes, mas só entre um e outro.
- O Sabbath, tal como a circuncisão e toda a Lei cerimonial, FOI SINAL DE UM PACTO DE DEUS EXCLUSIVAMENTE COM OS ISRAELITAS : Exo 31:12-17; Eze 20:12,20; Deu 5:15 (repetição dos 10 mandamentos de Exo 20).
- O Sabbath cerimonial NÃO ESTÁ GRAVADO NO CORAÇÃO-CONSCIÊNCIA DE NENHUM HOMEM : Até os melhores judeus e sabatistas não saberiam quando guardá-lo, após confundirem-se numa ilha em que estivessem sozinhos. Mas, claramente, toda Lei moral (não matarás, etc.) está gravada na consciência de cada homem (Rom 2:14-15), enquanto que nenhuma Lei cerimonial (circuncisão, alimentos, etc.) o está.
- O Sabbath SÓ PODE SER IMPOSTO E COBRADO POR JUDEUS, na Palestina, e com um governo civil estabelecido diretamente por (e totalmente submisso a) Deus (diretamente ou através de juizes, profetas e reis): a pena por quebrá-lo tinha que ser a pena de morte. (Que é que vocês fazem quando um de vocês quebra o sábado?). Não poderíamos ficar sem fogo e aquecimento, e inativos, nos países mais frios, muito menos de um pôr do sol a outro pôr do sol, próximo aos Pólos (o dia mais frio do inverno pode durar semanas ou meses!). Como um astronauta, ou piloto de jato ao redor da Terra, guardaria o 7o dia?
- Se o dia do Sabbath tivesse que ser guardado, TERÍAMOS QUE GUARDAR O ANO SABÁTICO : Lev 25:1-6! E o ano de jubileu; as luas novas; a páscoa; todas as festas e sacrifícios judaicos! E a circuncisão; não usarmos tecidos mistos, nem consumirmos semente híbrida; etc.! E impormos, ao menos nas nossas igrejas e famílias, as penas de morte, etc., do V.T.! Das duas, uma: guardemos TODAS as leis cerimoniais, ou não guardemos nenhuma!
- No Reino Milenar de Cristo sobre a Terra, os judeus novamente observarão toda a Lei cerimonial: Isa 66:17,21-23.

2.h. Deus Aboliu Toda a Lei Cerimonial, Para a Dispensação da Igreja
- Reconhecemos que TODA LEI CERIMONIAL TEM UM LIÇÃO PARA NÓS, MAS ELA É SÓ ESPIRITUAL : não usarmos tecido misto ensina-nos a não nos misturarmos com o mundo; não comer sangue ensina-nos a respeitarmos a vida e o doador da vida, que Ele é a Vida e derramou sangue na cruz; o sabbath ensina-nos a ter um repouso semanal; os sacrifícios faziam antever o Crucificado; etc. Mas, como veremos, a prática da Lei cerimonial não é imposta nem traz benefícios espirituais ao cristão.
- O Sabbath casa com a impossível salvação pela Lei: obras, e depois salvação. O domingo de culto ao Ressurreto casa com a Graça: salvação, depois gratidão e frutos.
- O DOMINGO NÃO É O SABBATH DO CRISTÃO, eles são dias completamente diferentes. O Sabbath, desde Sinai, era para judeus ficarem em descanso absoluto, por força da Lei cerimonial, cada um em sua casa, enquanto o domingo, desde Pentecostes, é para crentes em Jesus Cristo adorarem, por força de vibrante gratidão, reunidos como igreja.
- O SABBATH JUDEU NUNCA FOI “MUDADO” NO DOMINGO CRISTÃO (por Constantino e pelo Romanismo) : mesmo errados em muitos aspectos, eles simplesmente reconheceram que o Sabbath judeu e o dia de culto cristão eram conceitos completamente diferentes, e consagraram o dia de culto já praticado pelas igrejas cristãs de todo o mundo. Ninguém mudou o Sabbath no domingo cristão, são dias completamente diferentes.
- Logo nos primeiros anos do cristianismo, as igrejas, em Israel, eram quase exclusivamente compostas de judeus convertidos, portanto eles de início continuaram permanecendo em casa guardando o sábado em descanso (pois eram Israelitas, vivendo entre Israelitas, querendo não provocá-los desnecessariamente, antes ser-lhes exemplo), e no domingo reuniam-se nas igrejas para cultuarem a Deus. Depois que o cristianismo foi avançando no mundo, depois que houve a dispersão dos judeus e mais gentios foram se convertendo e ultrapassaram em muito o número de judeus, depois que O ESPÍRITO SANTO FOI CONVENCENDO TODOS OS CRENTES, eles foram abandonando a guarda do Sabbath, até que ele desapareceu completamente.
- OS CRENTES DO N. T. SEMPRE REUNIAM-SE PARA ADORAR SÓ NO DOMINGO : Ato 20:7; 1Cor 16:2.
- Todos os escritos e documentos, mesmo não canônicos, atestam que os cristãos sempre adoraram no domingo. Procure ler traduções desses escritos, desde o mais antigo deles (de 100 D. C., erroneamente atribuído a Barnabé, mas que não foi o BARNABÉ do N. T.) até um contemporâneo a Constantino (o historiador EUSÉBIO, de Cesaréia, em 324 D. C.).
- Nem Cristo, nem os apóstolos, nem todo o N. T., NEM SEQUER UMA, UMA SÓ VEZ, NOS MANDARAM GUARDAR NENHUM TIPO DE SABBATH, em dia algum . E note que toda a Lei moral e os outros 9 mandamentos são repetidos e novamente ordenados muitas vezes, mas não o Sabbath. Note que o assunto do Sabbath é mencionado muitas vezes por Cristo e pelos escritores do N. T., mas jamais nos é ordenado!
- Deus claramente deixa antever que o Sabbath é Lei cerimonial, DEUS CLARAMENTE DEIXA ANTEVER QUE CRENTES EM CRISTO NÃO DEVEM GUARDAR O SABBATH RELIGIOSAMENTE, não devem diferenciar um dia dos outros dias: Col 2:16-17; Gal 4:9-11.
- O “CONCÍLIO DE JERUSALÉM” reconheceu e ensinou que os crentes não precisam guardar a Lei cerimonial: Ato 15:28-29.
- JESUS, O SENHOR DO SABBATH, O QUEBRAVA, trabalhando nele : Joa 5:17-18. Notemos que esta é uma afirmação explícita e é de Deus , não de errôneos judeus citados na inerrável Bíblia.
2.i. Alimentos:
Os Sabatistas dizem: " O crente "prova/complementa/ garante sua salvação por ser totalmente vegetariano e natureba; ou, pelo menos, por não comer carne de porco nem tudo que for proibido no VT ".

- As Escrituras dizem: Rom 14:22-23; Mat 15:11; 1Cor 8:7-13; 10:25-28.

3. COMO LIDAR COM OS SABATISTAS:

3. a. Sempre esteja preparado : 2Tim 2:15; Rom 3:19; 1Ped 3:15.

3. b. Se eles “atacarem sua casa”, “em missão”, explique-lhes amorosa mas muito firmemente que seu amor a Deus lhe proíbe receber o erro em casa : Gal 1:8-9; 2Joa 10-11. Ofereça-se para (com irmão maduro) falar de Cristo, a cada um deles, em separado, num local neutro.

3.c. Numa oportunidade de falar a um sabatista “não em uniforme de ataque”:

- Concentre-se em apresentar o plano de salvação, como Deus lhe orientar (uma possibilidade: 1Joa 1:8-10; 2Ped 3:9; Efe 2:8-9; Rom 10:8-11).
- Responda (sem irar-se) às objeções e volte rapidamente à “estrada principal”: o plano de salvação .
- Enfatize graça (Efe 2:8-9) e justificação (Rom 2:24-25; 8:33-34). E a segurança da salvação (Rom 8:31-39; 29-30; 11:29; Joa 10:27-30.// Rom 5:8-10.// Fip 1:6; 2Tim 1:12.// Joa 10:28; 3:14-16,36).

Hélio de Menezes Silva, 1991.

Apêndice Histórico

Após Ptolomeu IV, Filopáter, ter tentado entrar no Santo dos Santos ( 217 A.C.) e ter sido acometido de paralisia total, oprimiu os judeus, seus vassalos. Morto Filopáter em 204 A.C., Ptolomeu Epifânio ( 204-180 A.C.) assumiu o trono egípcio e perdeu a Palestina no ano seguinte para Antíoco Magno, que veio livrar os judeus da opressão egípcia. A disputa pelo território durou até 198 A.C. quando Antíoco a recuperou definitivamente. Antíoco foi sucedido por Seleuco IV, Filopáter ( 180-175 A.C.) que foi assassinado pelo seu tesoureiro, Heliodoro. Antíoco Epifânio assumiu o trono ( 175-164 A.C.) e se notabilizou por uma campanha para total helenização dos judeus. Em campanha contra o Egito em 171 A.C., se ouviu que tinha morrido. O partido nacionalista dos judeus recuperou o ânimo com a notícia de sua morte. Quando Antíoco soube que Jerusalém comemorara sua falsa morte, ele se enfureceu e invadiu Jerusalém num sábado matando 40 mil pessoas em três dias numa campanha disciplinadora que incluiu invadir o Santo dos Santos, roubar o castiçal de ouro, a mesa, o altar de incenso e todos os vasos, além de destruir os livros da Lei, sacrificar uma porca no altar, aspergir com seu sangue o Templo e erigir a estátua de Zeus Olímpico nele.
Por um período de 2300 dias, o santuário esteve profanado. Em 169 A.C., Antíoco fez outra campanha contra o Egito e era bem sucedido até que embaixadores romanos o humilhassem, lhe entregando um decreto do Senado Romano exigindo sua retirada. Antíoco, temeroso, bateu em retirada e se vingou sobre Jerusalém.
É neste quadro que surge o Sacerdote Matatias, o primeiro dos Macabeus. Apeles, o comissário do Rei, veio forçar todos os habitantes de Modin, uma aldeia de Judá, a se conformarem ao culto pagão. Matatias negou-se com sua família a obedecer o rei. Um renegado judeu compeliu a multidão à idolatria, sendo assassinado por Matatias que também matou Apeles e destruiu o altar pagão construído por ele. "Todo o que tiver o zelo da Lei e quiser manter a Aliança, venha após mim", assim surgiu o grupo dos hassidim que como guerrilheiros se portaram contra Antíoco vencendo-o definitivamente em 165 A.C.. Judas, filho de Matatias, foi declarado Príncipe da Judéia com a independência e a purificação do Templo. Antíoco estava em campanha na Pérsia quando soube que seus generais, Serom, Górgias e Lísias, foram derrotados pelos judeus, morreu de tristeza e doente na Babilônia quando tentava retornar para recuperar a Palestina.
Judas governou a Palestina até 161 A.C quando morreu e Jônatas, seu irmão assumiu ( 161-144 A.C.), ano que Demétrio I, o Sóter ( 162-151 A.C.) que sucedeu a Antíoco V, Eupator ( 164-162), o sucessor de Epifânio, tomou Jerusalém. Na controvérsia do trono sírio entre Demétrio I e Alexandre Balas ( 151-146 A.C.), Jônatas apoiou o último que venceu e matou seu rival. Houve paz entre os judeus e os sírios até a controvérsia entre Balas e Demétrio II suscitasse novos confrontos. Balas terminou assassinado e Demétrio II foi proclamado rei como o Nicatóris ( 146-144 A.C) mas foi deposto pelo filho de Balas, Antíoco VI, que reclamou e conquistou o trono mas foi traído por Trífom, seu general, que usurpou o trono e decidiu subjugar os judeus. Ele assassinou Jônatas em 144 A.C. Simão, seu irmão, assumiu o Principado ( 144-135) e apoiou o retorno de Demétrio II ao trono que ocorreu em 129 A.C. mas, numa incursão à Pérsia foi capturado e Antíoco VII assumiu o trono ( 126-96 A.C.), derrotando Trífom. Simão, por sua vez, foi assassinado num banquete e João Hircano, seu único filho sobrevivente o sucedeu ( 135-105 A.C.). A Síria se mostrou enfraquecida pelas disputas pelo trono e Roma dava sinais de supremacia. Aristóbulo, sucessor de João Hircano, seu pai, assumiu o título de Rei dos Judeus ( 106-105 A.C.) mas Antipater havia sido nomeado por Roma em 109 A.C.) como Procurador da Judéia. Este é o pai de Herodes.

Produção Teológica no Período Intertestamentário
Pesquisa de Teologia Bíblica do Antigo Testamento.
Prof.: Rev.: Isaías Cavalcanti. Sem.: JosiaS Macedo Baraúna Jr.
Seminário Teológico Presbiteriano do Rio de Janeiro, 1998.
Retirado do site:
http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-InspiracApologetCriacionis/ProducaoTeologicaIntestamentaria-Barauna.htm

Literatura recomendada :

- 30 RAZÕES POR QUE NÃO QUARDO O SÁBADO, Amilto Justos – Livraria Evangélica Ltda.
- O CAOS DAS SEITAS – Um Estudo Sobre os “Ismos” Modernos, J.K Van Baalen – Imprensa Batista Regular.
E principalmente:
- A BÍBLIA (Sociedade Trinitariana do Brasil)


Para saber mais, consulte os seguintes sites:

- http://solascriptura-tt.org/Seitas/index.htm
- http://www.cacp.org.br/
- http://www.espada.eti.br/
- http://www.geocities.com/Athens/Olympus/1563/
- http://www.palavradaverdade.com/
- http://www.igrejaemanuel.org.br/site/
- http://www.chick.com/

Nenhum comentário: