quinta-feira, 13 de março de 2008

Encontrando com Cristo no Inferno - Pr. Almir Marcolino Tavares

TEMA: Encontrando com Cristo no Inferno I
Introdução
Um título estranho. Será possível alguém encontrar com Cristo no Inferno?
Na primeira mensagem veremos o que é o inferno. Depois como é este encontro. O que faz a pessoa Ter este encontro. O juízo final.
PROPOSIÇÃO: A Bíblia afirma que o inferno existe, sendo um lugar de distância da vida e sofrimento eterno.
Quais as evidências disto?
I – As palavras usadas para falar do inferno indicam que ele é um lugar de distância da verdadeira vida.
Palavras associadas com a morte.
A – No AT – Sheol(Palavra Hebraica)
1. Traduzida: inferno, sepultura, morte, cova.
2. Parece que o significado da palavra é estado invisível. Ocorre 65 xs.
3. Indica a morte comum a todos os homens. Gn 37.35; Sl 89.48
4. Num sentido mais específico era o lugar para onde os ímpios iam após a morte. Sl
9.17; 16.10. (Exemplo com nossa palavra morte, que pode significar tanto a morte
comum a todos os homens, como a morte eterna.)
5. À luz do NT, os salvos não estavam lá. Lc 13.28; 20.37

B – No NT - Hades(Palavra Grega) 11 xs.
1. Em alguns lugares indica apenas a sepultura. At 2.27,31
2. Na grande maioria dos casos fala do inferno.
2.1. lugar profundo, onde os não arrependidos irão. Mt 11.13; =Lc 10.15.
2.2. Um, lugar, portas (Is 38.10). Mt 16.18, não terá domínio (força contra ,
subjugar, obter domínio). A igreja avançará apesar da morte, a morte não
dominará os que pertencem à Igreja.
2.3. Distinto do lago de fogo, AP 20.13s
2.4. Recebe os mortos, Lc 16.23
2.5. Jesus tem a chave, Ap 1.18.

II – A Bíblia afirma que é um lugar de sofrimento eterno.

A – palavras usadas também indicam que é um lugar de sofrimento eterno.
(Nt, lago de fogo, geena. 12xs. Palavras que indicam a dissolução da vida).
1. A história do termo. Translitera uma palavra hebraica: vale de hinon, ou vale do
filho de hinon, Js 15.8; 18.16. Sul do monte Sião em Jerusalém. Tornou-se um
lugar de práticas idólatras ( Jr 32.35; 2 Cr 33.6), e objeto de profecia que seria um
lugar de juízo. Jr 7.31s. Tofete = lugar de fogo ( Is 30.33, fogueira é Tofete)
2. Passou a ser um lugar onde se jogava o lixo da cidade (incluindo carcaças de
animais e corpos de criminosos executados), portanto havia fogo constante, bichos
e vermes. A associação de idéias levou o lugar a ser uma ilustração do castigo de
Deus para os ímpios, Is. 66.24.
B – Palavras que falam de um abismo, lugar profundo.
1. Como paralelo de Sheol, Sl 88.11
2. Usada para falar do mundo dos mortos, Rm 10.7, mas indica algo além conforme as
passagens abaixo.
3. Lugar onde alguns espíritos maus (demônios) estão presos. Lc 8.31
4. No período da tribulação este abismo será aberto, AP 9.1-11. Dele sairão gafanhotos
diabólicos. Estes têm um que domina sobre eles.
5. Nem todos os demônios estão presos lá. Paulo se refere a St como o príncipe da
potestade do ar, atuando no mundo. Ef 2.12; 6,12. Deus pode ter encerrado alguns lá
para cumprir um propósito num determinado tempo.
6. De lá vem a besta. Indicando a origem satânica do anticristo. Ap. 11.7; 17.8
7. O lugar onde St fica preso porá mil anos. AP 20/1-3; contrasta com o lago de fogo,
19.20.
8. Chamado Tártaro em 2 Pd 2.4
C- Outros termos usados para o castigo dos homens indica o sofrimento.
1. Fogo. Mt 3.10-12; 7.19; Hb 10.27; Jd 7.
2. Lago de fogo. Mt 13.42,50
3. Choro e ranger de dentes. Mt 8.11s; 22.13; 25.30; Lc 13.28(oposto ao reino)
4. Perecer. Lc 13.3,5
5. Juízo, Jo 3.36
6. Castigo eterno, Mt 25.46 (fogo)

Conclusão
O inferno existe. Jesus falou do inferno. Ele não corrigiu o conceito que havia na época. Sua obra testifica a existência do inferno, pois se ele não existisse, a morte de Cristo perde em muito o sentido. Suas promessas de salvação pressupões o inferno. Já que ser salvo implica em ser salvo de alguma coisa. Sua ordem de testemunhar a todo o mundo indica o perigo que as pessoas correm.
O inferno é um lugar de sofrimento. Privação da felicidade do Reino de Deus. Punição aos desobedientes, que rejeitaram a Deus ( Verme, fogo, choro, ranger de dentes, trevas). Dissolução constante (insônia porá conta da ansiedade).
Ele é inescapável. Sem meios de saída. Preparado inicialmente para o Diabo e seus anjos, mas os mortos sem Cristo irão para lá. Mc 8.36

TEMA: Encontrando com Cristo no Inferno II
Introdução: Será que é possível encontrar-se com Cristo no inferno?
Revisão: A Bíblia afirma que o inferno existe: é um lugar de ausência da verdadeira vida (palavras do AT e NT são palavras associadas com a morte); é um lugar de sofrimento que não acaba(palavra do NT geena(fogo, verme, horror) e outros termos indicam isto; Jesus falou do inferno.
Há 4 sentidos em que as pessoas se encontram com Cristo no inferno.
I – No inferno as pessoas encontram o olhar de Deus.
A – Jó 36.6 – palavras Sheol e Abadon, destruição ( indica o fim de alguma coisa, Jó
31.12; Ap 9.11)
B – Pv 15.11
C – Sl 139.8 - Estão acessíveis à presença de Deus. Não estão escondidos de Deus.
Não escapam do seu olhar.
II – Encontra as reivindicações do senhorio de Deus.
A – Deus tem o controle do Abismo.
1. Abismo fala das regiões profundas. Muito profundo, sem fundo.
2. Chave, ter o domínio, controle.
3. Selo, mostrando autoridade. Selo colocado no túmulo de Jesus.
4. Satanaz é preso e lançado lá.
B – Jesus é Senhor de vivos e mortos.
1. Chaves, controle sobre o domínio da morte e do Hades. Ap. 1.18
2. Rm 14.9 – Senhor de vivos e mortos.
C – Jesus tem poder de mandar para lá. Mt 10.28
D – Deus preparou o inferno para o Diabo e seus anjos. Mt 25.41 Não escapam ao
Senhorio de Deus.
III – Encontra a imagem de Deus no próprio homem.
A – Homem criado à imagem de Deus. Gn 1.26; representante de Deus; Mt 22.20s, alguém que
pertence a Deus.
B – É isto que confere personalidade ao homem.
C – É isto que mantém a consciência do homem. Rm 1.19s, ele tem a revelação de Deus
em si, nunca deixará de ser criatura de Deus. Senso de valor é mantido. Juízo com
quem fica contra mim.
IV – Encontra a justiça de Deus.
A - Deus é o Dono deste universo. Somos responsáveis a Ele.
B – Deus quer o nosso bem, porá isso nos deus Suas instruções através de Sua lei. Ele
quer nos guiar ao que é certo para evitar nosso prejuízo. SL 19.7s.
C – Deus tratou o homem com valor, quando lhe conferiu responsabilidade. E isto traz
cobrança. Não se pune quem não tem responsabilidade, nem se dá
responsabilidade a quem não tem valor.
D – O homem desobedeceu a Deus. Quebrou o maior dos mandamentos, Mt 22.37, isto
é o mais grave pecado.
E – O homem deve ser punido.
1. Há uma gradação de culpas e erros. Mt 11.20-24; Rm 2.5
2. O homem tem uma penalidade infinita, pois pecou contra um Ser infinito. Porá isto o
inferno é eterno.
3. O homem não cessa de pecar. Ap 9.20s.
F – Deus providenciou salvação para o homem. 2 Co 5.21; Gl 3.10,13; Rm 4.25

Conclusão: Jesus se importa, Lc 19.41s. Ele ama, só há esperança Nele.

Tema: Encontrando com Cristo no Inferno III
Introdução: O que é preciso fazer para ir para o inferno? Uma pergunta inusitada. Creio que ninguém a faria. Mas mesmo assim pretendo apresentar o que leva alguém para o inferno. Nossa conferência tem como tema: Encontrando com Cristo no Inferno. Já vimos que a Bíblia afirma que o Inferno existe e é um lugar de distância da vida, e de sofrimento eterno. Ontem vimos que a pessoa se encontra com Cristo no inferno em quatro sentidos: o olhar de Deus, o senhorio (soberania) de Deus, a imagem de Deus, e a justiça de Deus.
SENTENÇA INTERROGARIVA: Porque as pessoas se encontram com Cristo no inferno? O que faz com que as pessoas vão para o inferno?
PROPOSIÇÃO: Ir para o inferno é resultado de um modo de vida?
SENTENÇA INTERROGATIVA: Como é este modo de vida?
SENTENÇA DE TRANSIÇÃO: Numa história contada porá Jesus nós podemos ver 3 características deste modo de vida? Lc 16.19-31
I - A ida para o inferno é resultado de uma vida de indiferença para com Deus.
A vida do rico demonstra isto. Como a indiferença se manifestou na vida do homem rico?
A – Indiferença manifestada nos valores escolhidos.
1. Habitualmente se vestia na última moda. Expressões indicam que era um modo
de vida.
2. Diariamente se regalava. Temos aqui a mesma fórmula de vida de outro rico, o
rico louco em 12.19. Boa vida=comer, beber, divertir-se. O supremo bem da vida
é a alegria com roupas e festas. Escolhe apenas o que dá alegria nesta vida. Tudo
o que ganha é para ser investido apenas nas alegrias deste mundo. A única
preocupação da vida é divertir-se. Trabalhar para ganhar para gastar em alegrias
deste mundo.
3. “Teus bens” verso 25, é uma expressão que indica que tudo que ele esperava e
queria da vida ele já havia recebido: prazeres e riquezas. Ele não havia almejado
bens superiores, valores eternos. 16.4 Transformado os bens terrenos em valores
eternos. Havia se preparado só para esta vida. Seus valores estavam apenas
neste mundo.
4. Seu problema não era ser rico e se divertir, mas fazer disto tudo o que quisera na
vida.
5. Fora indiferente para com Deus e os valores eternos.
6. Prazeres e riquezas só valem com Deus, e levando em conta a eternidade.
7. Note que não há menção de pecados escandalosos. Ele não amava a Deus acima
de tudo.
B – Indiferença manifestada no tratamento com o próximo.
1. Indiferença para com Lázaro. Não atendia, nem satisfazia os desejos mais
necessários de alguém no seu portão. A expressão desejava indica um desejo
não satisfeito.
2. Vida exclusiva para si. Não amava o próximo.

C – Aplicação
1. Quais os bens que você cultiva na vida? Quais os seus valores.
2. Quais seus sonhos maiores neste mundo? O que você mais almeja?
3. Pode até não haver grande pecados em tua vida. Você ser socialmente uma
pessoa virtuosa. Mas Deus é sua prioridade? Você ama a Deus cima de todas as
coisas? Deus é o seu maior valor? Nosso amor depende do que valorizamos.
Ilustração: filho, cachorro.
4. Quando desfruta as alegrias que eus lhe dá - saúde, riqueza, conforto, amigos –você reconhece a boa mão de Deus? Agradece a Deus?
5. Você transforma seus bens terrenos em valores eternos?
6. Você ajuda o seu próximo com seus bens?

II - A ida para o inferno é resultado de uma vida independente de Deus.
A vida de Lázaro demonstra isto. Como isto é visto na vida de Lázaro?
A – Ele era Pobre – mendigo
1. Esta palavra tanto indica alguém economicamente pobre, como alguém pobre de
espírito. imagem de dependência, alguém que não tem recursos porá si mesmo.
2. A idéia em comum é de dependência, alguém que não tem recursos para prover
para si mesmo.
3. Todos nós somos pobres diante de Deus. Não satisfazemos suas exigências, porá
mais recursos que temos, ainda é pobreza para com Deus. Is 64.6
4. Um perigo da riqueza é que ela pode “mascarar” esta dependência, dar a ilusão de
que pode tudo.

B – Seu nome significa Deus ajuda/socorre.
1. Lázaro=Eleazar= Deus ajuda, socorre. Jesus diz o nome dele, mas não diz do rico.
2. Alguém que tem Deus coo sua única fonte de ajuda, socorro.
3. Alguém que era dependente, confiante de Deus. Apesar de seu estado, ele confia
em Deus.
4. Fora jogado e continuava ali. Um homem abandonado pelos outros, alguém na
estaca zero”.
5. Doente, coberto de chagas.
6. Seus desejos não eram atendidos.
7. Seus companheiros eram os cães. Estava em total desamparo.
8. Por conta de sua condição poderia ser visto como um grande pecador. Esta era a
idéia predominante na época. Sofrimento era resultado de pecado. Sofre
humilhação.
9. Submissão a Deus. Aceita sua condição sem reclamar e murmurar. Sabe que há
coisas mais terríveis do que a pobreza e humilhações.
10. Sua virtude não era ser pobre, mas confiar em Deus, apesar disto.
C – Aplicação
1. Há coisas piores do que doença, pobreza, desprezo, crítica injusta – é o inferno.
Ex: mulher que disse que a única coisa que não queria era voltar a ser pobre.
2. Sua vida é dependente de Deus? Você se reconhece como um desamparado à
parte de Deus?
3. Tem desistido de confiar em seus recursos, para depender de Deus.

III - A ida para o inferno é resultado de uma vida de desatenção à Palavra de Deus.
A vida dos irmãos do rico demonstra isto.

A – Antes de examinar a vida dos irmãos vamos examinar o que aconteceu com os dois
homens já conhecidos.
1. Uma parte de seu destino é igual. A morte. Ela é inescapável. Ilustração história
das 1001 noites. Encontro em Carrara.
2. Só que a morte não é o fim.
3. A outra parte do destino é diferente: o dependente de Deus é levado pelos anjos.
Que companhia! Hora em que a realidade aparece. É nessa hora que a companhia
vai contar. Vai para o seio de Abraão, lugar de honra no banquete de Deus.
Almejou intimidade com Deus, foi satisfeito. Não foi resultado de seu trabalho,
mas graça para quem esperou graça.
4. A do indiferente. Morreu. A vida como vida aqui acabou, mas a existência
continuou. Sepultado (o que ficou dele). Hades=inferno. Em tormentos, tortura,
dores severas, nesta chama. Sofrimento consciente. Distância a alegria, mas
consciente que ela existe, e que ele perdeu. Consciência que merece e não pode
sair. Senso de culpa. Natureza não modificada, orgulho e senso de superioridade
o acompanham. Consciência de que é responsável porá estar ali. Não há como
Ter um pouco de alívio sequer.
B – O rico pede pelos irmãos.
1. Lembra dos irmãos. Têm o mesmo modo de vida que ele, logo irão terminar
também no inferno. A lógica e o raciocínio são mantidos.
2. Tem um pensamento errado sobre fé e arrependimento. Acredita que um fato
sobrenatural pode causá-la, sem a palavra de Deus. Pensa que testemunho
eficiente tem que haver milagres. Dá a entender que lhe faltou algo.
3. Recebe como resposta que a palavra é suficiente. Moisés e os profetas= AT.
4. Quem não aproveita os meios que Deus deu, outros não irão ajudar. Exemplo:
Faraó, cidades impenitentes de Mt 11.20-24. A fé vem pelo ouvir a palavra de
Deus, Rm 10.17.
5. Um pedido não atendido.
C – Aplicação.
1. Qual seu relacionamento com a palavra de Deus?
2. É de atenção, obediência, fé?
3. Ou de indiferença, orgulho, e desatenção

Conclusão: Considere Deus em sua vida, seja dependente Dele, dê atenção à Sua Palavra. Escape de encontrar-se com Ele no inferno. Acerte a vida com ele hoje, para encontrar-se com Ele no céu.

TEMA: Encontrando com Cristo no Inferno IV
INTRODUÇÂO: Será o inferno o destino final daqueles que rejeitam a Deus ? Revisão: A Bíblia afirma que há um inferno, e é um lugar de distância de Deus e da vida, e lugar de sofrimento eterno. As pessoas vão encontrar-se com o olhar de Deus no inferno, com a soberania de Deus, com a imagem de Deus, e com a justiça de Deus. O que leva alguém ao inferno é um modo de vida indiferente para com Deus, um modo de vida independente de Deus, e um modo de vida de desatenção à Palavra de Deus.
PROPOSIÇÃO: Mas o inferno ainda não será o destino eterno das pessoas. Elas irão se encontrar com Cristo no juízo final.
Em AP. 20.11-15 encontramos verdades sobre o juízo final

I – É um juízo anunciado
A – Já anunciado pelos profetas.
1. Jd 14s
2. Ec 12.13s
3. Dn 7.9s
B – Já anunciado porá Jesus
1. Mt 7.21-23
2. Mt 25.31-46
C – Anunciado aqui em Apocalipse
1. Trono Brando: glória e majestade de Deus. Governo, juízo.
2. Assentado: 5.13
3. Livros = autos do tribunal.
4. Foram julgados.
D – Tem sido anunciado em etapas.
1. Hoje – Rm 1.18; Jo 3.36.
2. Eventos passados
2.1. anjos – 2 Pd 2.4
2.2. dilúvio, 2 Pd 2.5
2.3. Sodoma e Gomorra, 2 Pd 2.6
3. Eventos futuros
3.1. 2 Pd 3.10 – Dia do Senhor
3.2. Ap 6.16s
3.3. Juízo das Nações. Mt 25.31-46
3.4. Tribunal de Cristo – 2 Co 5.10
3.5. Este será o clímax(Ex. Anticristo)
II – Será um juízo com perfeita justiça.
A – Ap 20.12s
1. Sem acepção – grandes e pequenos
2. Segundo as suas obras – escrito nos livros
3. Todos – independente do tipo de morte que teve.
4. Um por um.
B – Nada está oculto – 1 Co 4.5 ; Mt 10.26; 12.36s; 7.21-23
C – Conforme a luz recebida
1. Rm 2.14-16
2. Lc 12.47s
3. Rm 2.5

III – Este juízo trará condenação ao mundo
A – Ap 20.14s
1. Lago de fogo
2. Segunda morte – lago de fogo
3. Oposto da vida – lago de fogo
B – A companhia do lago de fogo
1. Ap 19.20
2. Ap 20.10
3. Ap 21.8
C – Eterno
1. Ap 14.9-11
2. Mt 25.46; Mc 9.48
D – Incluirá a destruição desta ordem de coisas
1. Rm 8.18-22
2. 2 Pd 3.7,10
IV – Há uma maneira de escapar do juíz
A – Ap 20.14 – livro da vida, registro da cidadania celestial.

B – Dn 12.1; Lc 10.20; Ap 21.27

C – Nascer de novo. Jo 3.3; 1.12s; Arrependimento, At 17.30s

D – Cristo recebeu nosso juízo Jo 5.24; Gl 3.13

E – Cristo será louvado porá isso. AP 16.5-7; 19.1-5

Conclusão: Por que falar em juízo, 2 Pd 3.11-14. Saber deve produzir mudança.

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