terça-feira, 11 de março de 2008

COMO VENCER O MEDO?

TÍTULO: MEDO
TEMA: COMO VENCER O MEDO?
T.CHAVE: JOÃO 14.1-6
INTRODUÇÃO: Os discípulos de Jesus estavam morrendo de medo,por conta da morte de Cristo, pois sentiam que com a Sua morte eles poderiam ser perseguidos, torturados e mortos. Isso gerava nos discípulos uma sensação de medo, de desespero e pânico. Jesus percebendo o clima e desejando acalmar os discípulos orienta-os a tomar três atitudes.
1. CONFIAR EM DEUS: “....credes em Deus, crede também em mim.”
Precisamos confiar em Deus, quando confiamos nEle nossos medos se vão
nosso coração fica calmo e conseguimos controlar a ansiedade.
SALMO 27.1-3 “1 O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei? 2 Quando os malvados investiram contra mim, para comerem as minhas carnes, eles, meus adversários e meus inimigos, tropeçaram e caíram. 3 Ainda que um exército se acampe contra mim, o meu coração não temerá; ainda que a guerra se levante contra mim, conservarei a minha confiança.”
SALMO 46.4,5:11 “No dia em que eu temer, hei de confiar em ti.4 Em Deus, cuja palavra eu louvo, em Deus ponho a minha confiança e não terei medo;5 Todos os dias torcem as minhas palavras; todos os seus pensamentos são contra mim para o mal.11 em Deus ponho a minha confiança, e não terei medo; que me pode fazer o homem?
QUEM CONFIA EM DEUS GOZA DE TRES COISAS FUNDAMENTAIS PARA EXISTENCIA HUMANA:
a). Felicidade: Provérbios 16.20a “....e feliz é aquele que confia no Senhor.”
b). Prosperidade: Provérbios 28.25 “...mas o que confia no senhor prosperará.”
c). Segurança: Provérbios 29.25 “...mas o que confia no Senhor está seguro.”
2. CONFIE NAS PROMESSAS DE DEUS: “Na casa do meu pai há muitas moradas, se não fora assim eu vo-lo teria dito vou prepara-vos lugar”
Descanse nas promessas de Cristo, Ele tem promessas de descanso pra sua vida, de vitórias, de proteção, de socorro, e de cuidados.
ISAÍAS 41.10-13: “10 não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.11 Eis que envergonhados e confundidos serão todos os que se irritam contra ti; tornar-se-ão em nada; e os que contenderem contigo perecerão.12 Quanto aos que pelejam contigo, buscá-los-ás, mas não os acharás; e os que guerreiam contigo tornar-se-ão em nada e perecerão.13 Porque eu, o Senhor teu Deus, te seguro pela tua mão direita, e te digo: Não temas; eu te ajudarei.
ISAÍAS 43.1-5 “1 Mas agora, assim diz o Senhor que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu.2 Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.3 Porque eu sou o Senhor teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador; por teu resgate dei o Egito, e em teu lugar a Etiópia e Seba.4 Visto que foste precioso aos meus olhos, e és digno de honra e eu te amo, portanto darei homens por ti, e es povos pela tua vida.5 Não temas, pois, porque eu sou contigo; trarei a tua descendência desde o Oriente, e te ajuntarei desde o Ocidente.

POR QUE POSSO CONFIAR NAS PROMESSAS DE DEUS?
a). Porque Ele não menti: Nm 23.19 “Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele dito, não o fará? ou, havendo falado, não o cumprirá?”
b). Porque Ele cumpri todas as Suas promessas: Josué 21.43-45 “43 Desta maneira deu o Senhor a Israel toda a terra que, com juramento, prometera dar a seus pais; e eles a possuíram e habitaram nela.44 E o Senhor lhes deu repouso de todos os lados, conforme tudo quanto jurara a seus pais; nenhum de todos os seus inimigos pôde ficar de pé diante deles, mas a todos o Senhor lhes entregou nas mãos.45 Palavra alguma falhou de todas as boas coisas que o Senhor prometera à casa de Israel; tudo se cumpriu.”
c). Porque Ele vela por sua Palavra para que se cumpra: Jr 1.12 “Então me disse o Senhor: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir.”
d). Porque suas intenções são as melhores para com o homem: Ez 18.23 “Tenho eu algum prazer na morte do ímpio? diz o Senhor Deus. Não desejo antes que se converta dos seus caminhos, e viva? 1 Pe 3.9 “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se.”
3. TENHA CONVICÇÃO DE QUE ESTAR NO CAMINHO CERTO “Eu sou o caminho a verdade e a vida e ninguém vem ao pai senão por mim.”
Tenha certeza de que você estar no caminho certo, esse caminho é Cristo, não tem outro.Quando estamos no caminho certo ficamos tranqüilos, mesmo que no meio do caminho tenhamos de Passar por dificuldades, perseguições e toda espécie de sofrimento.A convicção de estarmos no caminho certo, nós dar segurança, conforto e esperança.
1 JOÃO 5.20 “Sabemos também que já veio o Filho de Deus, e nos deu entendimento para conhecermos aquele que é verdadeiro; e nós estamos naquele que é verdadeiro, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.”
A CONVICÇÃO DE ESTARMOS NO CAMINHO CERTO NOS CONCEDE ALGUMAS BENÇÃO:
a). Nos traz esperança: FILIPENSES 1.21-23 “21 Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro.22 Mas, se o viver na carne resultar para mim em fruto do meu trabalho, não sei então o que hei de escolher.23 Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor;
b). Nos dar forças para suportar os sofrimentos: 2TEMOTEO 1.12 “Por esta razão sofro também estas coisas, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia.”
c). Nos concede consolo no meio das lutas e adversidades da vida: 2 CORÍNTIOS 4.16,17: “16 Por isso não desfalecemos; mas ainda que o nosso homem exterior se esteja consumindo, o interior, contudo, se renova de dia em dia.
17 Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós cada vez mais abundantemente um eterno peso de glória;18 não atentando nós nas coisas que se vêem, mas sim nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, enquanto as que se não vêem são eternas.

CONCLUSÃO: Não sei quais os seus medos, não sei o que temes, mas sei de uma coisa com certeza, se você quiser vencer todos os medos existenciais em sua vida, deve colocar em prática a sugestão de Jesus dada aos seus discípulos, o que você decide? Espero que comeces a praticá-la ainda hoje. AMÉM

Nenhum comentário: