sábado, 22 de março de 2008

ABANDONANDO AS MÁGOAS DO PASSADO

PR.MARCOS EMANUEL

ABANDONANDO AS MÁGOAS DO PASSADO

José ao primogênito chamou de Manassés, pois disse: Deus me fez esquecer de todos os meus trabalhos e de toda a casa de meu pai. (Gn 41:51)

Não é incomum haver tropeços e tempos ruins na vida do cristão. Muitas vezes passamos por sofrimentos e nem sabemos o porque de sofrermos tanto assim. Mas o pior é que muitas vezes enchemos nossos corações de mágoas e ressentimentos e impedimos que Deus nos abençoe com seu plano, que inclui coisas maiores e melhores do que podemos imaginar, principalmente quando estamos atravessando tempos de crise.

A vida de José ilustra perfeitamente esta verdade. Havia mais de treze anos que Deus havia prometido a José que ele seria grande (Gn 41:46 cf Gn 37:2), a promessa de Deus a José incluía o fato de que seus familiares viriam a estar sob seu comando. Mas tudo o que José experimentara nesses treze anos era o ódio de seus irmãos, o trabalho escravo numa terra estranha, acusações injustas e o esquecimento por parte daquele a quem ajudara. Com certeza nesses treze anos José alimentava sentimentos ruins a respeito de seus irmãos, não era fácil pra ele pensar em seus irmãos sem culpa-los por tudo quanto estava acontecendo a ele.
Nosso texto relata que quando Deus começa a mostrar a José o desenrolar do seu plano, José diz que Deus o auxiliara a esquecer de toda a casa de seu pai e dos tempos difíceis pelos quais ele passara. Mas, em que sentido José havia se esquecido da casa de seu Pai? Será se, porventura, ele não conseguia mais lembrar do rosto de seus irmãos?

O texto sagrado nos diz que foi exatamente o contrário, Gênesis 42:8 diz: “José conheceu os seus irmãos, mas eles não o conheceram.” Não era a fisionomia de seus irmãos que Deus o auxiliara a esquecer. O que era, então?
Eu creio que a interpretação clara deste texto aponta para o esquecimento das mágoas que ele havia carregado consigo por causa de seus irmãos. José não lembrava mais de seus irmãos com rancor. Os trabalhos pelos quais ele teve de passar por causa de seus irmãos não irritavam mais a José. Ele estava pronto para seguir em frente. Deus havia curado o coração de José antes de consumar o seu plano, antes de tornar José grande na presença de seus familiares, antes de derramar sua bênção de forma plena.

Muitas vezes Deus quer realizar sua vontade de forma plena em nossas vidas mas nós não permitimos porque preferimos alimentar nossos pecados. No caso de José eram mágoas, rancor, autopiedade, sentimentos estes que impediam que Deus realizasse seu plano na vida dele. Quais as coisas que estão impedindo o desenrolar do plano de Deus em nossas vidas? Quais os pecados que precisam ser tratados antes de Deus poder nos abençoar. Lembrem-se, Deus tem planos maravilhosos a nosso respeito. Vamos, então, deixar que Ele trate nossos corações para podermos desfrutar plenamente de sua bênção em nossas vidas.

Orando pelos que estão sob risco de juízo

PR. ALMIR TAVARES: Orando pelos que estão sob risco de juízo

Em Gênesis 19.29 lemos que quando Deus destruiu a cidade de Sodoma, Ele tirou Ló porque lembrou de Abraão. Ló era justo (2 Pd 2.7), mas estava no meio e envolvido com pessoas injustas que estavam debaixo da ira de Deus, e foi salvo da destruição por causa de Abraão.
Deus avisou Abraão que iria verificar se o pecado da cidade era de fato grave como as acusações que havia chegado a Ele (Gn 18.20). Abraão conhecia a cidade, sabia que de fato eram grande pecadores, conhecia também a Deus, e sabia que Ele era santo e justo, portanto Ele iria destruir as cidades. Além disto, Abraão sabia que seu sobrinho morava numa daquelas cidades, ele amava este sobrinho e sentia-se responsável por ele, apesar de já estarem separados há algum tempo (Gen 13 e 14).
Quando os acompanhantes de Deus partiram para Sodoma, Abraão permaneceu na presença de Deus, e intercedeu por seu sobrinho.
Sua intercessão apresenta duas características interessantes: persistência e reverência.
Abraão foi persistente com Deus. Depois dos anjos terem ido ele permaneceu na presença de Deus (Gen 18.22), e por seis vezes pede a Deus a salvação da cidade em nome dos justos que moram nela.
Só que a persistência de Abraão não foi impertinente ou desrespeitosa. Pelo contrário sua insistência foi reverente. Ele pede considerando o caráter Justo de Deus, reconhece que Deus é o Governador de toda a terra, e que também é seu Senhor e Dono. Considera também que ele não tem o direito de insistir com Deus, já que é pó e cinza, por isso pede para que Deus não se ire com ele. Seu pedido tem como base a graça e misericórdia de Deus.
Abraão demonstra amor e interesse pelas pessoas. No dia seguinte ele vai verificar se havia dez justos nas cidades. Não havia, por isso elas foram destruídas, mas sua oração não foi em vão, seu sobrinho foi salvo.
Quantas pessoas nós conhecemos é que estão envolvidas com ímpios, separados do povo de Deus, e correndo o risco de receberem o juízo Dele? Você pode pensar em algumas? Parentes, amigos, etc.
Qual nossa atitude para com eles? Estamos clamando por eles? Quando não nos importamos estamos demonstrando falta de amor para com as pessoas. Muitas vezes consideramos que não é problema nosso, eles escolheram aquela vida, eles que colham os resultados. Somos diferentes de Abraão. Ele já tinha as bênçãos, mas se preocupava com outros.
Mas nosso desinteresse também pode demonstrar desconhecimento da justiça e santidade de Deus. Podemos achar que Deus não se importa com o pecado, e que Ele não irá castigar as pessoas. Abraão sabia que Deus é o Justo Juiz de toda a terra.
Você tem chegado à presença de Deus para clamar pelos que estão em risco de juízo? Sua oração tem sido persistente? Mas também tem sido reverente?

APRENDEMOS A SERMOS MADUROS ATRAVEZ DAS ADVERSIDADES

PR. MARCOS GLAYSON ALENCAR

APRENDEMOS A SERMOS MADUROS ATRAVEZ DAS ADVERSIDADES

Ninguém gosta de passar por dificuldades, mas infelizmente as dificuldades além de fazer parte da natureza humana, elas são necessárias para o nosso crescimento espiritual e humano. Não se consegue a maturidade a troco de nada, e os problemas tem papel fundamental para que possamos atingir uma maturidade ideal. Concordo que as vezes enfrentamos adversidades terríveis, ao ponto de acharmos que vamos perecer, morrer. Mas quando tudo parece estar perdido Deus aparece e nos salva, e conforta o nosso coração trazendo paz e renovando nossas esperanças. Como diz o ditado: “DEUS APERTA, MAS NÃO INFORCA” Ele permite que passamos por adversidades, lutas, dificuldades, mas quando já não suportamos, Ele surge com o livramento. Tudo isso acontece para que venhamos aprender lições preciosas para nossas vidas, que nos ajudarão na nossa maturidade. Pessoalmente tenho aprendido as seguintes lições quando me deparo com as dificuldades:

I - TODAS AS AFLIÇÕES TÊM UM PROPÓSITO DIVINO.

No caso de Paulo, Deus não estava disciplinando-o (HB 12:1-10), nem
aperfeiçoando-o (1Pe 1:6-8), Deus, na verdade estava protegendo-o. Deus
sabia que ele poderia tornar-se orgulhoso.

II - DEUS EQUILIBRA BÊNÇÃOS COM PROVAÇÕES.

Nosso Deus é o Deus do equilíbrio. Ele equilibra o dia e a noite, as
estações, nosso planeta. Conosco, Ele faz da mesma forma. À medida que, Ele
nos abençoa, lança algumas provações para não perdemos a dependência dEle.
Foi isso o que Deus fez com Paulo. (vs. 7) Alguém disse:

III - BÊNÇÃOS ESPIRITUAIS TRANSCENDEM BÊNÇÃOS FÍSICAS.

O maior milagre que Deus operou em Paulo, não foi sua cura física, mas a
forma que ele olhava para sua dificuldade. Deus não transformou seu físico,
e sim sua mente. Paulo, então, pode aceitar, compreender, e, até, se gloriar
em suas dificuldades.
Paulo chegou a pedir que Deus tirasse o espinho. Deus respondeu "a minha
graça te basta". Deus nos dá a graça para superarmos, aceitarmos e
agradecermos por nossas dificuldades.

IV - DIFICULDADES NÃO SÃO BARREIRAS PARA SERVIRMOS A DEUS.

Paulo poderia ter raciocinado que não teria condições de realizar seu
ministério por causa de sua doença. Ele não pensou assim. Por causa disso o
mundo foi influenciado por um poderoso testemunho.

A história está repleta de exemplos desse tipo:

a) Jacó ficou coxo após o encontro com o anjo, e, isso não prejudicou seu
serviço a Deus
b) David Brainer, pregador entre os índios, dizia que por onde ele andava
ficava um rastro de sangue, oriundo de seu problema pulmonar. Nunca deixou
de fazer o trabalho de Deus.
c) Robert McCheine, pastor presbiteriano, tinha um problema de coração muito
avançado, não podia fazer muita força, para não morrer. Nunca deixou de ser
um pregador.
d) Amy Carimchael, escritora cujos livros edificaram a vida de centenas de
pessoas, passou quase uma vida toda deitada na cama.

V - DEUS ESTA COMIGO NA MINHA ADVERSIDADE

Uma da coisas mais bonitas da Bíblia, é que Deus se faz presente no dia da angustia ou no dia da tristeza. as vezes no momento diante da dor, muitas vezes somos tentados a pensar que Deus não está vendo. mas o que a bíblia mais ensina, e que ele está perto. podemos ver isso na vida de José do egito."O Senhor era com José" na história dos doi caminhantes pela estrada de emaús, tristes e caminhando sem rumo, e neste momento Jesus se achega a eles. Não sei o momento de tribulção pelo qual o você atravessa, mais uma coisa tenho a lhe dizer:" O senhor, é contigo " e ele te sustentará.

CONCLUSÃO: Persista sempre, não desista!
Se te derem mil motivos para chorar,
Mostre a eles que você têm mil e um motivos para sorrir!
Tudo na vida têm os dois lados da moeda.
Um dia choramos...outro dia sorrimos
Um dia perdemos...outro dia ganhamos
A vida é como se fosse um campo com arquibancadas; ou você interage e vai para o campo, e lá você pode perder ou ganhar, chorar ou sorrir. Mas pelo menos você estará vivendo e aprendendo com aquele momento. Ou você pode ficar apenas observando a vida passar.
O tempo não para amiga(o), a escolha é sua.

A adversidade leva alguns a serem vencidos e outros a baterem recordes. (William Arthur Ward)

“O CHORO PODE DURAR UMA NOITE INTEIRA, MAS A ALEGRIA VEM AO AMANHECER.”

SE A SUA VIDA ASSEMELHA-SE A UMA NOITE ESCURA E SE OS PROBLEMAS PARECEM SEM SOLUÇÃO,
TENHA FÉ E CREIA QUE LOGO COMEÇARÃO A SURGIR OS PRIMEIROS RAIOS DE LUZ DO DIA TRAZENDO O CUMPRIMENTO DA PROMESSA DO SENHOR PARA VOCÊ: VITÓRIA!

"NUNCA HOUVE UMA NOITE OU UM PROBLEMA QUE PUDESSE ANULAR O AMANHECER OU A ESPERANÇA."
(Bern Williams)

sexta-feira, 21 de março de 2008

O CASAMENTO NO SENHOR

O casamento no Senhor


A expressão casar-se no Senhor foi cunhada pelo Apóstolo Paulo em I Coríntios 7:39, referindo-se à mulher viúva, que é livre para casar-se com quem quiser, conquanto que seja no Senhor. O casamento só vale a pena se for no Senhor. Um cristão que não se casa no Senhor está correndo sérios riscos.
Não pense que comparecer a um templo evangélico e ter um pastor celebrando uma cerimônia perfaz um casamento no Senhor! Absolutamente, não. Há duas condições que possibilitam afirmar que um casamento foi constituído no Senhor.

1o. Quando os cônjuges têm os corações inclinados a obedecer a Deus.
Divórcio, infelizmente, é algo cada vez mais comum na sociedade. Não faltam opiniões para explicar este fato. Mas o que Jesus Cristo ensinou sobre a causa principal do divórcio? Basta lermos Mateus 19:8 Moisés, por causa da dureza dos vossos corações vos permitiu repudiar vossas mulheres... Observe: a falta de corações inclinados a obedecer a Deus resulta na falência dos relacionamentos conjugais!
Corações fechados para Deus impossibilitam Jesus de atuar no lar. O texto de Apocalipse 3:20 revela o apelo do Senhor em prol de que os crentes o recebam no íntimo de suas vidas. Crentes que somente vivem uma casca de religiosidade são incapazes de se casarem no Senhor.
Neste tipo de casamento, onde Deus atua, cada pessoa está preocupada em executar seu papel de acordo com os princípios estabelecidos pelo Criador. Basta verificar Colossenses 3 e o uso da expressão no Senhor pelo Apóstolo. Por exemplo, 3:18 Vós, mulheres, estai sujeitas a vossos próprios maridos, como convém no Senhor.

2o. Quando os cônjuges fazem do casamento uma oportunidade de servir melhor
Um casamento cristão significa a união de forças, de zelo, de cuidados em prol de uma vida cristã mais refinada. O personagem da parábola dos convidados para as bodas, em Lucas 14:20, que escusou-se dizendo Casei, portanto não posso ir, estava muitíssimo longe de ter um casamento no Senhor. Se o seu casamento priva-lo de servir ao seu Deus, por favor, não diga que o Senhor está neste negócio!

O texto de Eclesiastes 4:9 e 10 bem retrata os efeitos de um casamento ideal para um servo de Deus: Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro: mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. Num casamento no Senhor há cuidado espiritual mútuo, edificação, ministração, e o resultado é indubitável.

Comunicação no casamento.

Comunicação no casamento.
“... falar a verdade, com espírito de amor” (Ef 4.14)

Esta lição tem por objetivo:
Mostrar a importância da comunicação no casamento, apontar razões porque essa comuinicação é tão difícil, expor o ensino bíblico a respeito e sugerir cuidados necessários.

Introdução.
Um dos problemas mais comuns no casamento é a falta de comunicação. Esta situação é um produto da sociedade moderna. As crianças crescem em lares onde praticamente não há qualquer comunicação construtiva. As famílias, quando se reúnem, o fazem para ver televisão, até mesmo durante as refeições. E se alguém ousa dizer alguma coisa, os outros reagem, irritados: “Cale a boca!” Muitas famílias têm uma televisão em cada quarto. Cada um pode ver o que quer “sem ninguém para atrapalhar”. A comunicação inexiste!

Um outro fator que têm contribuído para a falta de comunicação no lar é essa nossa tendência para impedir que crianças expressem seus verdadeiros sentimentos. Achamos que a aceitabilidade social é mais importante que a livre expressão dos pensamentos. Se, por exemplo, uma criança faz uma observação embaraçosa, a mãe a repreende, dizendo: “Júnior, nunca diga isto outra vez. O que as pessoas vão pensar?” Certamente, é preciso considerar o sentimento e as reações das outras pessoas; porém, essa preocupação excessiva dos pais com as opiniões alheias restringe a espontaneidade dos próprios filhos; ele aprenderão a guardar para si mesmos os seus pensamentos e sentimentos.

A criança cresce... torna-se adulto, entra para o mundo competitivo do trabalho. Poucas pessoas se importam com verdadeiros pensamentos e sentimentos delas; o que conta é o desempenho, a produtividade. O funcionário percebe que, se disser o que sente, poderá perder o emprego! Melhor é não dizer nada... E ninguém conhece ninguém, de fato!.

Então, acontece o inevitável: esse indivíduo se sente atraído por uma pessoa do sexo oposto. Começa a falar, a se abrir, a compartilhar os sentimentos. O namorado ou namorada faz o mesmo. É uma experiência maravilhosa, para ambos. Por fim eles têm os ouvidos um do outro, e se aceitam como são, de verdade. Descobrem que têm muito em comum e que foram “feitos um para o outro”. Casam-se… A comunicação flui maravilhosa!

Porém, com o passar do tempo, eles têm cada vez menos o que dizer um com o outro... A vida conjugal vai se tornando uma rotina. A comunicação vai ficando difícil. Acontece ainda, mas com esforço. Logo os dois estão se desentendendo... Começam as críticas, as acusações, as queixas... Nem um nem outro pode dizer o que realmente pensa ou sente. Às vezes, um deles tenta. Mas o outro entende tudo errado, ou não responde. Não há diálogo! Não há comunicação! Apenas superficialidades... e televisão!

A mulher reclama para o pastor ou para as amigas: “Ele nunca me diz nada...”, “Ele nem sei porque ele está chegando tão tarde do trabalho...”. E o marido: “Minha mulher não quer conversar...”, “Eu não sei o que ela realmente pensa...”

Você sabia que a Bíblia tem muito a nos dizer sobre comunicação? Vamos ver porque a comunicação é tão difícil.

1. A comunicação é difícil por causa da nossa natureza pecaminosa.
Em primeiro lugar, a Bíblia nos diz porque é tão difícil nos comunicarmos, até mesmo com os nossos queridos. Veja Jr 17.9:

· Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” (Revista e Atualizada)
· Quem pode entender o coração humano? Não há nada que engane tanto como ele; está doente demais para ser curado.” (Na Linguagem de Hoje)

Desde a queda (primeiro pecado humano), o coração do homem é desesperadamente enganoso e corrupto. O coração, neste sentido figurado, é a natureza interior, com seus pensamentos e sentimentos. Jesus disse: “... como podeis falar coisas boas, sendo maus? Porque a boca fala do que está cheio o coração” (Mt 12.34). Há aqueles que não falam porque temem expor sua natureza pecaminosa. Outros não ligam... e falam coisas más. De qualquer modo, a comunicação fica muito prejudicada.

· O cônjuge que teme expor sua natureza pecaminosa precisa saber que o outro está na mesma situação. Ambos precisam admitir sinceramente que são pecadores, que têm fraquezas e cometem erros. Então, em separado ou juntos, devem confessar seus pecados a Deus e receber o Seu perdão gracioso (I Jo 1.7,9). Este desabafo seguido de confissão e perdão fará muito bem a ambos... e à comunicação. Os cônjuges não têm porque esconder as próprias fraquezas, hipocritamente. E não têm nenhum direito de julgar e condenar um ao outro.

· O cônjuge que não liga, que não está nem aí para o que o outro pensa de suas palavras e atitudes, precisa reconhecer que isto é um tremendo egoísmo. O outro reage com as mesmas palavras duras, feias e ofensivas ou fica calado, triste, magoado. O cônjuge que não liga deve se colocar no lugar do outro e honestamente imaginar como se sentiria se o outro lhe falasse do mesmo modo. Este pecado também precisa ser confessado e perdoado.

2. A comunicação é difícil por que os cônjuges têm medo da reação um do outro.
As pessoas geralmente reagem mal quando alguém aponta seus defeitos ou falhas. Algumas reagem com uma explosão, como um vulcão em erupção; outras dão o troco, e criticam também; outras reagem com cinismo e indiferença; outras se desmancham em lágrimas; e ainda outras ficam de cara fechada, sem nada dizer...

Se um cônjuge faz alguma observação que julga necessária e o outro reage com uma dessas atitudes, a tendência é não dizer mais nada... Estas reações são desagradáveis, e podem piorar... “Melhor é deixar as coisas como estão!”

A próxima vez que você quiser saber por que seu cônjuge não fala mais com você (se for o caso), pergunte-se primeiro como você reagiu quando ele(ela) lhe confessou alguma coisa pessoal ou lhe disse que não gostou de alguma coisa que você fez.

A correção bíblica para esta espécie de dificuldade na comunicação do casal é Ef 4.31-32.

Quando seu cônjuge lhe abrir o coração para compartilhar preocupações, angústias ou tentações, e você se sentir tentado a não ligar ou a condená-lo, ore antes de responder! Peça a Deus que o(a) ajude a compreender o seu cônjuge, dar-lhe atenção e uma resposta inteligente, simpática, delicada, amorosa, construtiva.

Adote como norma nunca levantar a sua voz para o seu cônjuge. Pv 15.1 - “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.” (Revista e Atualizada). “A resposta delicada acalma o furor, mas a palavra dura aumenta a raiva” (Linguagem de Hoje). Os termos “branda” ou “delicada” não se referem apenas ao volume da voz, mas também à empatia. Palavras “brandas” ou “delicadas” são como um balde de água fria no fogo da raiva. Palavras “duras” são gasolina.

3. A comunicação é difícil porque os cônjuges, às vezes, usam indevidamente as informações ou confissões um do outro.
Algumas pessoas adoram desenterrar defuntos, trazer à tona questões antigas, principal-mente quando se desentendem com os envolvidos. Lamentavelmente, isto é comum entre marido e mulher. Basta um desentendimento, e lá vem a lembrança… Isto é uma tremenda barreira para a comunicação. Leia Pv 17.9.

No texto já citado de Ef 4.32 temos esta recomendação: “... perdoem uns aos outros assim como Deus, por meio de Cristo, perdoou vocês” (Linguagem de Hoje). Há quem diga: “Mas eu já perdoei. Eu só não posso esquecer!” Será que perdoou? É possível perdoar e realmente não esquecer o ocorrido; mas quem perdoa não lembra com mágoa, ainda ressentido e cobrando. O assunto está resolvido. É só uma história passada. É assim que Deus perdoa. Veja Jr 31. 34 e Sl 103.12

4. Uma boa comunicação é possível, mediante certos cuidados...
Para um casamento dar certo e ser feliz, os cônjuges precisam se conhecer, saber exatamente o que o outro pensa e como se sente em cada situação. E isto só é possível se as linhas de comunicação permanecerem abertas.

Maridos e esposas pensam, às vezes, erradamente, que a melhor alternativa para uma palavra ou argumento aborrecido do cônjuge é o silêncio. Só que este silêncio pode ser estressante a ponto de levá-los para o hospital, e geralmente enfurece o cônjuge ainda mais. Melhor do que o silêncio, no caso, é “falar a verdade com espírito de amor” (Ef 4.15, Biblia na Linguagem de Hoje). Vamos refletir um pouco sobre esta frase.

(a) “Falar a verdade”. O relacionamento conjugal feliz envolve absoluta hones-tidade acerca dos temores, desejos, motivações, sexo, dinheiro, fraquezas, enganos, ressentimentos e incompreensões. Muitos problemas conjugais seriam resolvidos se marido e mulher fossem honestos um com o outro. Alguns não falam dos seus problemas com o cônjuge para não preocupá-lo ou aborrecê-lo. Porém, deste modo, deixam o cônjuge fora de sua vida, e a implicação é que não confiam nele, não acreditam que ele tenha suficiente maturidade emocional e espiritual para lidar com a questão e ajudar.

Você tem necessidades que seu cônjuge não poderia atender? Você tem vergonha de admitir sua fraqueza ou necessidade? Não será por orgulho? Cuidado! Necessidades reais não atendidas, tensões e ressentimentos abafados por longo tempo provocam crises maiores... E você precisará de ajuda profissional. É um preço muito alto que se paga por não falar a verdade!

(b) “Falar a verdade com espírito de amor”. A verdade às vezes é cruel. Por isso mesmo precisa ser dita com espírito de amor. Isto envolve consideração para com a outra pessoa. Coisas brutais têm sido ditas por um cônjuge ao outro, em nome da honestidade, quando o motivo oculto era uma tremenda consciência de culpa.

(c) Falar a verdade na hora certa. Isto não está neste versículo de Efésios, mas está noutras passagens bíblicas. Veja Pv 25.11 e Pv 15.23. Geralmente, é bom esperar passar a hora do almoço ou do jantar para discutir questões controvertidas ou desagradáveis. Algumas vezes é melhor esperar até de manhã, especialmente se o cônjuge teve um dia difícil.

Se você acha que precisa falar com o seu cônjuge sobre alguma que ele fez ou deixou de fazer erradamente, ore sobre isto antes de discutir o assunto com ele. Pode ser que Deus lhe mostre que você também está errado e precisa se corrigir primeiro. Então, se o Senhor lhe der liberdade ou convicção para falar sobre o assunto com seu cônjuge, comece com uma palavra de apreciação sincera; depois, diga o que Deus pôs no seu coração, o que você sente, mas de uma maneira clara, agradável, construtiva e positiva. “As palavras bondosas são como o mel: doces para o paladar, boas para a saúde” (Pv 16.24). Veja também Gl 6.1.

(d) Outros cuidados.
· Evite generalizações. “Você nunca me ouve!”, “Você sempre me interrompe!” Tais generalizações raramente são verdadeiras.

· Evite discutir com o seu cônjuge na presença de terceiros, principalmente dos filhos.

· Já falamos do silêncio que aborrece, que irrita e até ofende. Por outro lado, é preciso saber parar de falar. O sábio Salomão escreveu: “Tudo neste mundo tem o seu tempo... Há tempo de ficar calado e tempo de falar” (Ec 7.1,7). Seu cônjuge talvez não queira abrir o coração nesse tempo que você improvisou ou separou para conversar... Talvez ele tenha algo importante a lhe dizer, mas num outro tempo, um tempo maior, mais tranqüilo, quando você puder ouvi-lo sem olhar para o relógio... ou para a televisão.

Conclusão.
Re-estude esta lição em casa, preferentemente com o seu cônjuge. Reflitam os dois sobre a importância e as dificuldades da comunicação no casamento; discutam sobre as soluções bíblicas e os cuidados necessários para uma comunicação sadia, amorosa, construtiva. E não se esqueça: O segredo é falar a verdade com espírito de amor, na hora certa, no lugar certo, da maneira certa. E que Deus nos ajude.

A importância da comunicação na construção do lar

A importância da comunicação na construção do lar
Introdução:

“Como maças de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo”. Provérbios 25:11.

São muitos os problemas que afetam as famílias hoje em dia, mas pensamos que o fator ”comunicação”, que envolve uma comunicação errônea, sem tato, sem cortesia, destituída de palavras bondosas e amadoras, bem como o uso de palavras ferinas, agressivas, com um tom de voz condenatório e autoritário, ou até o uso da arma do silêncio, tem contribuído para a infelicidade de muitas pessoas, e a dissolução de lares. Infelizmente, por muitos casais não saberem se comunicar, eles estão contribuindo para o aumento de mais 90% dos problemas conjugais.
Existe uma conexão estreita entre a comunicação e as relações interpessoais. A comunicação e as relações interpessoais são elementos chaves em nosso desenvolvimento pessoal, na percepção do que somos (em potência) e a quê estamos chamados a ser.
A comunicação influencia nosso bem-estar geral. A comunicação está para as relações interpessoais como a respiração está para a vida. O conhecimento do outro, o ir ao encontro do outro e manter relações de “trocas” desenvolve uma autonomia construtiva, criadora, animadora.
A vida é comunicação; portanto, comunicar-nos bem é tão necessário para nosso desenvolvimento integral quanto respirar ar puro, a pleno pulmão, é necessário para nosso bom desenvolvimento físico e espiritual.
O próprio Deus viu que a comunicação era importante para vida de seus filhos, pois Ele mesmo procurava-os para com eles conversar: “E chamou Senhor Deus ao homem....”. Gênesis 3:9.

I – A Importância da Comunicação
O que significa comunicar-se? De acordo com o dicionário de Antônio Houaiss, significa “transmitir ou permutar pensamentos, sentimentos, informação ou fatos semelhantes, oralmente ou por escrito”. Antônio Houaiss – Dicionário Eletrônico da Língua Portuguesa.
A Palavra de Deus diz: “Andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?”. Amós 3:3.
Encontramos no processo de comunicação, dois tipos de diálogo:
1. Diálogo Problemático - Um diálogo que não seja cooperativo pode assumir diversas formas. Pode ser combativo, caótico, insuficiente, ou interrompido prematuramente como um meio de evitar um conflito.
Uma pessoa pode falar de maneira insensível, se tiver o hábito de se comunicar mal. Quanto mais magoada e irada ficar uma pessoa, mais reagirá agressivamente, vendo o parceiro como inimigo e não como um parceiro amigo. Quanto mais os dois parceiros se falarem como se fossem inimigos, mais a mágoa entre eles crescerá, e a relação se tornará cada vez mais desagradável. Agressividade gera agressividade.
2. Diálogo Cooperativo - Um diálogo cooperativo permite o casal juntar informações compartilhar opiniões, para juntos chegarem a um acordo. Quando um casal sabe usar o diálogo cooperativo eles conseguem:
§ Gostar de ficar juntos
§ Trocar informações com facilidade
§ Trabalhar em conjunto para alcançar objetivos compartilhados
O tom do diálogo cooperativo é amigável, mesmo quando se trata de um assunto sério. Juntos tentam solucionar o problema sem confronto, mas unidos. Confrontam-se com o problema e não entre si.

II - Princípios da Comunicação
1. A Importância de Aceitarmos a Outra Pessoa
O primeiro passo para uma boa comunicação é uma atitude de aceitação. Se não houver aceitação da pessoa tal como ela é, não haverá possibilidade de comunicação.
No clima da aceitação e do perdão, podemos abrir o nosso coração e deixar que a outra pessoa nos veja sem disfarces, assim como verdadeiramente somos no nosso íntimo.
“(Andemos) de modo digno da vocação a que fostes chamado com toda humildade e mansidão e longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor” Efésios 4:2-3.
“Sede uns para com os outros, dignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus em Cristo vos perdoou” v.32.
Como colocar em prática esses ensinamentos? As palavras chaves são: “suportando e perdoando”. Suportando está longe de significar agüentar como se fosse um martírio. Significa antes, aceitar a pessoa como uma criação especial de Deus, colocar os pontos fracos do companheiro na coluna das características pessoais humanas e carimbar “pago”.
O perdão é a base sobre a qual repousa a aceitação, que por sua vez abre as portas para a comunicação. O perdão reconhece primeiro a falta cometida e mede bem a sua gravidade.
“O perdão requer um esforço para restaurar e recriar o que o pecado danificou e destruiu”. Fundamentos Bíblicos – Teológicos do Casamento e da Família, pág. 37 - Jorge E. Maldonado
Temos uma escolha a fazer: perdoar ou deixar que o amor-próprio ferido e amargurado envenenem nossa vida e a daqueles com quem convivemos.

2. A Importância de Atacarmos o Problema e Não a Pessoa
Os conflitos não são necessariamente um mal; podem levar ao crescimento bem como ao desentendimento. Para que os conflitos possam ser solucionados de forma a promoverem a comunicação e não interromper a mesma, existem alguns passos que devem ser seguidos
§ Atacar o problema e não a pessoa – lembre que a pessoa pode ter um problema, mas ela em si, não é o problema.
§ Falar o que está sentindo e porque está sentindo-se assim – é extremamente importante colocar diante do outro o que pensa, sente, vê, entende, o que se passa. Só assim poderá haver entendimento, compreensão, aceitação, envolvimento com participação na solução do problema.
§ Se restringir ao assunto em questão – em caso de existirem problemas não resolvidos do passado. Lembre-se da importância de se deter ao assunto em questão. “Não desenterrem defuntos”. Não traga todos os problemas de uma só vez à tona. Procure resolver um problema de cada vez.
§ Oferecer sugestões práticas com as críticas, deixando de lado palavras como: “sempre, nunca, ninguém, todo o mundo”, que sendo um exagero, destroem a credibilidade do argumento e colocam a discussão desde o início num plano de irrealidade.

3. A Importância de Saber Ouvir
“Todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar”. Tiago 1:19.
Comportamentos que destroem a comunicação:
§ Falar sem parar;
§ Interromper a outra pessoa que está comunicando;
§ Comunicar-se com alguém cujos olhos passeiam por toda parte;
§ Ficar constantemente distraído

“Não permitais que as perplexidades e tristezas da vida diária aflijam vosso espírito e vos entristeçam o semblante. Se o permitirdes, tereis sempre alguma coisa que vos atormente e aborreça. A vida é o que dela fazemos, e encontraremos o que buscarmos. Se olharmos as tristezas e perplexidades, se estamos de mau humor de molde a ampliar pequenas dificuldades, encontraremos quantidades delas para nos absorver os pensamentos e a conversação”. O Lar Adventista, págs. 426, 427.

4. A Importância de Saber Falar
“Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o próximo” Efésios 4:25. “Mas seguindo a verdade em amor” v.15.
A comunicação entre os esposos tem de ser sempre verdadeira, porém em amor. Saber que a outra pessoa sempre fala a verdade, mesmo quando isso é difícil, estabelece um vínculo de confiança entre o casal. Mas as nossas palavras sempre devem ser revestidas de amor, evitando sempre a presença de emoções negativas. “Irai-vos, mas não pequeis; não se ponha o sol sobre vossa ira”. Efésios 4:26.
Se permitirmos que a ira faça ninho em nosso íntimo, ela transformará a nossa vida em rancor e amargura, envenenando a vida. “Não saia de vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim, unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, a assim transmita graça aos que ouvem”. Efésios 4:29.

“Maneiras gentis, conversação agradável, atos de amor unirão o coração dos filhos a seus pais pelos suaves laços de afeição, e farão mais para tornar atrativo o lar do que os mais raros ornamentos que se poderão comprar com dinheiro”. O Lar Adventista, pág. 427.

5. As Palavras Podem Construir Edificar ou Arrasar Alguém.
Se as palavras podem destruir ou construir um relacionamento, deve-se pensar muito antes de falar e não falar sem pensar. Deve se pensar nos efeitos e nas conseqüências de cada palavra proferida. Isto quer dizer, que não se deve pensar em simplesmente desabafar, colocar tudo para fora, não. As palavras possuem um efeito poderosíssimo, por isso, pensar antes de falar, é um bom remédio. Pense!
a. O que vou dizer é verdade? Estou a par de todos os fatos?
b. O que vou dizer é bom para edificação? Vai ajudar ou magoar? É construtivo ou destrutivo?
c. Será que esta é melhor hora para eu dizer isso ou será melhor esperar uma hora mais apropriada?
d. Minha atitude está certa?
e. As palavras que usarei são as melhores possíveis para transmitir o que quero?

“Cesse todo o murmurar, irritar-se e ralhar. Os que se impacientam e gritam expulsam os anjos celestiais e abrem a porta aos anjos maus”. Carta 133, 1904 – EGW.

6. A Importância de Exercermos o Autocontrole.
Embora conscientes do poder da palavra, perdemos o controle sobre nossas emoções e arremessamos palavras como se fossem dardos amargos e cheios de ira contra nosso oponente. Assim o Senhor nos orienta: “Nos seus lábios se acha como que um fogo ardente” Provérbios 16:27.
“...A língua também é fogo...ela contamina todo o corpo...”. Tiago 3:6.
A troca de idéias é fundamental para que ambos os cônjuges possam crescer, cumprindo assim a finalidade principal do casamento.

“Amar como Cristo amou quer dizer manifestar abnegação a todo o tempo e em todos os lugares, mediante palavras bondosas e olhares agradáveis... Genuíno amor é um precioso atributo de origem celeste, que aumenta o perfume à proporção que é dispensado aos outros”. Meditações Matinais, 1956, pág. 99.

III - Regras Práticas Para Uma Boa Comunicação:
§ Seja um ouvinte atencioso e não responda até que a outra pessoa tenha acabado de falar;
§ Seja tardio para falar. Pense antes;
§ Fale sempre a verdade, mas faça-o em amor. Não exagere;
§ Não use o silêncio para frustrar seu companheiro. Explique seu motivo para não estar com vontade de falar;
§ Não se envolva em brigas. É possível discordar sem brigar;
§ Não responda com raiva. Use a resposta branda e bondosa;
§ Quando estiver errado, admita-o e peça perdão. Quando alguém confessar a você, diga-lhe que perdoa. Assegure-se de esquecer e não relembrar o fato de vez em quando;
§ Evite implicância;
§ Não culpe ou critique a outra pessoa. Ao invés disso, restaurante, anime e edifique. Se alguém o atacar verbalmente, criticar ou culpar você, não reaja da mesma forma;
§ Tente compreender a opinião da outra pessoa. Deixe espaço para as diferenças. Preocupe-se com os interesses de seu cônjuge.
“Devemos acostumar-nos a falar em tons agradáveis; a usar linguagem pura e correta, e palavras que sejam bondosas e corteses. As palavras bondosas são como orvalho e suaves aguaceiros para a alma”. III Mensagens Escolhidas, pág. 240.
“Os anjos não são atraídos para o lar em que a discórdia reine suprema. Cessem os pais e mães toda crítica e murmuração”. I Mente, Caráter e Personalidade, pág. 179.

Conclusão:
Dezesseis Conselhos Para Evitar as Crises
A crise no matrimônio pode se originar, às vezes, por uma comunicação defeituosa. A crise em si supõe uma ruptura de comunicação. Esta ruptura se manifesta de forma aberta quando o contato e o diálogo deixam de existir. Ou pode aparecer de forma velada quando se mantém a relação à base de monossílabos. Em todo caso o que se pretende é que esses momentos de desacordo conjugal (normais na convivência matrimonial) sejam transitórios e leves, graças à boa vontade dos cônjuges.
1. Tempo de ouro:
Dedique tempo ao outro, porém não confunda quantidade com qualidade.
2. Saídas freqüentes:
Saia com sua esposa com alguma freqüência. Não se limite a “tirar” sua esposa de casa, preocupe-se em “sair com ela” como algo que a agrade, não é necessário gastar muito, quem sabe um passeio de mãos dadas e um sorvete?
3. Ouvir e escutar:
Quando ele(a) falar com você, não se limite a ouvir, deixe de trabalhar, ou deixe o jornal de lado, olhe-o(a) nos olhos, ele(a) se dará conta que está sendo ouvido(a).
4. Como namorados:
Mantenha viva a “primavera” a “brisa” do primeiro dia de namoro. Conquiste-o(a) diariamente.Preocupe-se em estar bem arrumado(a) pessoalmente para seu amado(a).
5. Boas recordações:
Recorde com freqüência os momentos felizes compartilhados por vocês.
6. Sonhos de apaixonados:
Sonhe como os apaixonados, porém mantenha os pés no chão como os esposos.
7. De cara com o futuro:
Façam planos juntos para o futuro, que os ajudem a melhorar o presente.
8. “Não há outro(a) como você”:
Faça com que seu esposo(a) se sinta importante na relação conjugal. Busque sua companhia.
9. A importância das comemorações:
Recorde as datas importantes. Se comemorarem juntos, melhor!
10. “Ajude-me!”:
Peça à sua esposa(o) soluções práticas para seus problemas: isso pode te ajudar muito e, além disso, servirá para os unir.
11. Elogie sempre:
Não a(o) critique perante os(as) amigos, menos ainda quando ela(o) não estiver presente.
12. “É uma surpresa”:
Surpreenda a ele(a) com pequenos detalhes inesperados: um presente,uma flor,um bombom,uma notícia agradável,um beijo
13. Vinha pensando em você:
Busque-o(a) ao chegar em casa. Ele(a) ficará muito feliz em saber que você está pensando nele(a).
14. Um beijo ao despedir-se:
Não esqueça de despedir-se antes de sair. Um beijo todos os dias é uma prática muito recomendável.
15. Com a verdade à frente:
Seja sempre sincero(a), porém não se manifeste de forma desagradável.
16. “Quero estar contigo”:
Prefira estar com seu esposo(a) do que estar com os amigos(as), demonstre isso sempre.Se forem amigos de verdade, porque não estarem todos juntos?

Conversar, ouvir, entender, prestar atenção, ceder, ajudar, perdoar e compartilhar sentimentos, pensamentos e visão, eis os segredos para a felicidade conjugal.

A Apostasia nas Igrejas Evangélicas Atinge Novas Proporções

A Apostasia nas Igrejas Evangélicas Atinge Novas Proporções - Outro Sinal Que o Fim dos Tempos Está Próximo

Anos atrás, as Livrarias Batistas e a Junta de Escola Dominical da Convenção Batista do Sul dos Estados Unidos promoveram os "Ovos da Ressurreição" para comemorar a Páscoa! Isso mistura paganismo com a mais respeitada das celebrações cristãs, outro sinal que o fim dos tempos está sendo cumprido nas notícias do dia a dia.


A Nova Ordem Mundial está chegando! Você está preparado?

Compreendendo o que realmente é essa Nova Ordem Mundial, e como está sendo implementada gradualmente, você poderá ver o progresso dela nas notícias do dia a dia!!

Aprenda a proteger a si mesmo e aos seus amados!

Após ler nossos artigos, você nunca mais verá as notícias da mesma forma.

Agora você está com a
"THE CUTTING EDGE"

Resumo da Notícia: "Ótimo para as Devoções Familiares: Ovos da Ressurreição. O que as folhinhas de calendário do Advento são para o Natal, esses ovos coloridos são para a Páscoa! Vem com guia de orientação para ajudá-lo a tornar cada objeto embutido em uma divertida experiência de aprendizado familiar."




Observe atentamente as abominações que essa figura contém. Celebrar a Páscoa com ovos vem diretamente do satanismo, como demonstraremos em instantes. Portanto, incentivar o uso de ovos de Páscoa para celebrar a ressurreição do Senhor é ligar o satanismo ao cristianismo, e é proibido nas Escrituras. Nessa figura, vemos que cada ovo contém um símbolo cristão em seu interior. Podemos ver mãos unidas em oração e uma cruz, como dois exemplos. O anúncio também menciona o Advento, outro festival pagão.

Em nenhum lugar na Bíblia recebemos a permissão de ligar as coisas do Senhor com as de Satanás. Vamos examinar estas proibições bíblicas:

1) "Não vos ponhais em jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e o Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Por isso, saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis nada imundo, e eu vos receberei; e eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso." [2 Coríntios 6:14-18]

Embora esse verso seja mais freqüêntemente citado no contexto do matrimônio, aplica-se com igual força a esta discussão. "Que sociedade tem a justiça com a injustiça?" Isso aplica-se perfeitamente a esta situação. Como podemos ligar o dia da Ressurreição, à celebração satânica da Páscoa, simbolizada pelo ovo?

"Que comunhão tem a luz com as trevas?" Uma vez que estudarmos como a celebração da Páscoa é satânica, e como os ovos estão ligados a essa celebração pagã, compreenderemos completamente que a Convenção Batista do Sul dos EUA está ligando a preciosa luz espiritual de Jesus Cristo com as trevas pagãs, com a escuridão impenetrável do satanismo.

"Que concórdia há entre Cristo e Belial?" Uma outra tradução aqui diz "Maligno". O Dicionário Bíblico Holman diz que "Belial" é um termo para Satanás, o Maligno. Na minha opinião, essa associação entre o dia da ressurreição e os ovos pagãos não é nada mais nada menos que "maligna", pois associa Jesus Cristo com Satanás.

"Ou que união do fiel com o infiel?" Pouquíssimos cristãos seriam tolos o suficiente para aceitar um convite para uma festa de Páscoa de um grupo de adoradores pagãos; porém, muitos comprarão esses ovos e os usarão como parte das cerimônias do Dia da Ressurreição, não percebendo que acabaram de aceitar um convite para celebrar como os pagãos celebram.

2) "Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto, não sejais seus companheiros. E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas; mas antes condenai-as." [Efésios 5:6-7,11]

3) "Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa? Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós." [1 Coríntios 5:6-7]

Nas Escrituras, o fermento simboliza o pecado ou as falsas doutrinas. O apóstolo Paulo está dizendo aqui que você não pode tolerar nem um pouquinho de falsa doutrina dentro da igreja; em vez disso, deve estar vigilante para manter a doutrina pura e lançar fora toda doutrina falsa assim que a encontrar. Em nenhuma circunstância deve tolerar a existência de falsa doutrina misturada com a verdadeira. No entanto, isso é exatamente o que a Igreja Católica Romana vem fazendo há séculos, e o que a igreja evangélica está fazendo mais e mais desde a Segunda Guerra Mundial. Imagine uma caneca de café na qual apenas uma gota de um poderoso veneno foi adicionada. Você ainda tem uma caneca de café, que parece, cheira e tem gosto de café; no entanto, você certamente morrerá se beber esse café. É exatamente desse modo que a falsa doutrina age quando é misturada com a verdadeira.

A situação que encontramos nessa promoção dos "Ovos da Ressurreição", uma mistura de falsas doutrinas pagãs com a pureza da doutrina cristã, é exatamente a mesma.

Agora, vamos examinar o quão realmente satânica e pagã é a celebração da Páscoa com ovos. Descobrimos um site para feiticeiros chamado "The Satanic Witch", que você pode encontrar em http://www.geocities.com/SoHo/Lofts/6877/ [Advertência de A Espada do Espírito: Antes de você acessar um site sobre feitiçaria, deve estar totalmente equipado com a armadura de Deus (Efésios 6:10-20). Caso contrário, poderá receber influências dos símbolos satânicos ali exibidos.]

Veja a descrição deles sobre a Páscoa e os ovos em suas celebrações pagãs:

"Ostara, também conhecido como A Primavera, ou Equinócio Vernal, o Festival das Árvores, Alban Eilir, Ostara, os Ritos da Primavera, e os Ritos de Eostre, ocorre entre 19 e 21 de março e marca o primeiro dia da verdadeira Primavera. Dia e noite são iguais nesse dia, daí o nome Equinócio. É observado pelos pagãos em todo o mundo. Para os praticantes de Wicca e os feiticeiros, Ostara é um festival da fertilidade que celebra o nascimento da Primavera e o despertar da vida na Terra... O Equinócio da Primavera foi cristianizado pela Igreja Romana como foi a maioria dos festivais pagãos da antiguidade. No primeiro domingo após a primeira lua cheia que segue o Equinócio (em inglês diz-se Eostre's Day, de onde deriva o nome Easter [Páscoa], os cristãos celebram seu feriado da Páscoa. O festival cristão comemora a ressurreição de Cristo, sincronizado com a Páscoa judaica, e misturado desde os primeiros anos do cristianismo com ritos pagãos europeus para uma estação renovada. É precedido por um período de ritos desenfreados da vegetação e por um período de abstinência chamado Quaresma."

Vamos fazer uma pausa aqui por um momento. Acabamos de aprender dos pagãos que o nome Easter (Páscoa, em inglês) veio da celebração pagã dos "Ritos de Eostre". O reverendo Alexander Hislop, escrevendo em seu livro monumental, The Two Babylons [leia a resenha], afirma que o nome Easter deriva da deusa Astarte [pg 109]. Na realidade, ambos estão provavelmente corretos, pois os pagãos têm um histórico de adorar os mesmos deuses em diferentes terras com nomes diferentes.

Em seguida, esses feiticeiros acabam de nos dizer que a celebração da Quaresma é pagã. No entanto, hoje, vemos muitas igrejas cristãs celebrando a Quaresma, outro exemplo de associar o Senhor Jesus Cristo com Satanás. Não se deixe enganar por esses feriados pagãos que estão sendo trazidos para dentro das igrejas cristãs. Se sua igreja celebra a Quaresma, provavelmente é bom que comece a procurar outra igreja, que seja mais fiel aos fundamentos da fé. Se sua igreja hoje celebra a Quaresma, amanhã poderá vir a negar as verdades bíblicas, até que um dia deixará de ensinar a salvação pela graça por meio da fé.

Agora, vamos retornar à discussão sobre os ovos de Páscoa. Os feiticeiros continuam: "Acredita-se também que a humanidade adquiriu a idéia de tecer cestas observando os pássaros que preparam ninhos. Talvez seja essa a origem da associação entre os ovos de Páscoa coloridos e as cestas de Páscoa. Os ovos que aparecem na foto acima são uma coleção de Pysanky, os famosos ovos de Páscoa ucranianos, e são amuletos poderosos para fertilidade, prosperidade e proteção... Há muito simbolismo nos ovos. A gema representa o Deus Sol, e sua clara é vista como a Deusa Branca, e o ovo inteiro é um símbolo do renascimento."

Essa afirmação acima é a mais clara que você obterá de um pagão. Eles estão dizendo claramente que vêem o ovo como um símbolo sexual da união entre o Princípio Masculino, o deus Sol, com o Princípio Feminino, a deusa Branca.

Os satanistas vêem o ovo como um amuleto de fertilidade, prosperidade e proteção, ao mesmo tempo que vêem a gema do ovo como um símbolo do deus Sol e a clara como a deusa Branca. Essa visão é consistente com a adoração pagã da criatura no lugar do criador [Romanos 1:25]. Eles vêem todo o universo em termos de Dualidade da Natureza, os princípios Feminino e Masculino, ou simplesmente como sexo. Essa é a visão que têm do ovo.

Vejamos agora o que o reverendo Hislop tem a dizer sobre a prática pagã dos ovos, pois ela existe há séculos. Prepare-se para um choque, e então pergunte como a denominação batista pode apoiar essa forma de satanismo!

"A origem dos ovos de Páscoa é também bem clara. Os antigos druidas carregavam um ovo como emblema sagrado de sua ordem. Na Dionisíaca, ou Mistérios de Dionísio [Baco], celebrado em Atenas, uma parte da cerimônia noturna consistia na consagração de um ovo. As fábulas hindus celebram seu ovo mundano como de uma cor dourada. O povo japonês fabrica ovos sagrados de bronze ou de latão. Na China ... ovos pintados são usados em festivais sagrados. Nos tempos antigos, os ovos eram usados nos ritos religiosos dos egípcios e gregos, e eram pendurados para propósitos místicos nos templos.... Os poetas clássicos falam da fábula do ovo místico dos babilônios... 'dizem que um ovo muito grande caiu do céu no rio Eufrates. Os peixes o levaram até a margem, e as pombas sentaram sobre ele e o chocaram. Assim nasceu Vênus, que mais tarde foi chamada de Deusa Síria, que é Astarte. Assim, o ovo tornou-se um dos símbolos de Astarte (de onde vem a palavra inglesa Easter, Páscoa) [Alexander Hislop, The Two Babylons: Papal Worship Proved to be the Worship of Nimrod and his Wife", pg 108-109]

Agora que Hislop estabeleceu a grande adoração à deusa Astarte, por meio do ovo, ele então mostra a conexão com a Igreja Católica Romana. "Agora a Igreja Romana adotou esse ovo místico de Astarte, e o consagrou como um símbolo da ressurreição de Cristo. Uma forma de oração foi recomendada para ser usada em conexão com ela. O papa Paulo VI ensinou seus seguidores a orar assim na Páscoa: 'Abençoa, Senhor, nós te rogamos, estes ovos, para que se tornem um sustento para os teus servos, que comem lembrando do Senhor Jesus Cristo.' Durante as cerimônias com os ovos, os pagãos antigos os comiam no final.

Assim, a Igreja Católica adotou a prática mística inteiramente, apenas alterando os nomes dos deuses a quem estão orando! Essa tem sido a prática do Catolicismo Romano nos últimos 1500 anos, ou mais. Eles adotaram em sua prática religiosa muitas das doutrinas e dos rituais pagãos, acreditando que assim estariam tornando mais fáceis para os pagãos 'aceitar' o cristianismo. Os católicos também crêem erroneamente que podem pegar uma crença, ritual ou objeto pagão, satânico e 'cristianizá-lo', simplesmente proferindo alguma oração bem elaborada sobre ele! Essa crença não tem qualquer fundamento bíblico, pois em parte alguma é ensinada ou praticada. Na verdade, durante a história de Israel, sempre que um rei justo levantava-se para levar o povo a um reavivamento com Deus, imediatamente começava a destruir todos os ídolos, altares, templos e sacerdotes pagãos. Vamos examinar alguns exemplos bíblicos:

"Então todo o povo da terra entrou na casa de Baal, e a derrubaram; como também os seus altares, e as suas imagens, totalmente quebraram, e a Matã, sacerdote de Baal, mataram diante dos altares; então o sacerdote pôs oficiais sobre a casa do SENHOR." [2 Reis 11:18]

Observe que eles despedaçaram, isto é, derribaram completamente, todos os altares e imagens pagãos. Em outros casos nas Escrituras, vemos que os reis justos queimavam os objetos pagãos com fogo.

"Também o rei [Josias] derrubou os altares que estavam sobre o terraço do cenáculo de Acaz, os quais os reis de Judá tinham feito, como também o rei derrubou os altares que fizera Manassés nos dois átrios da casa do SENHOR; e esmiuçados os tirou dali e lançou o pó deles no ribeiro Cedrom. O rei profanou também os altos que estavam defronte de Jerusalém, à mão direita do monte de Masite, os quais edificara Salomão, rei de Israel, a Astarote, a abominação dos sidônios, e para Quemós, a abominação dos moabitas, e a Milcom, a abominação dos filhos de Amom. Semelhantemente quebrou as estátuas, cortou os bosques e encheu o seu lugar de ossos de homens." [2 Reis 23:12-14]

Nós o encorajamos a ler os dois livros dos Reis e os dois livros de Crônicas inteiros, observando atentamente os muitos casos em que Israel se desviou para a adoração de deuses falsos. Deus levantou reis justos para trazer Israel de volta à adoração a ele. Observe que em todos os tempos de reavivamento, o rei justo destruía completamente todos os ídolos, imagens, altares, templos e matava os sacerdotes judeus da religião pagã. Em nenhum exemplo o rei orava sobre os objetos pagãos, tentando purificá-los para que pudessem ser usados na adoração ao único Deus verdadeiro. Veja, Deus está tão preocupado em como é adorado quanto com o fato que as pessoas o adorem. O princípio de como lidar com objetos e práticas pagãs é descrito no Novo Testamento. Leia com atenção:

"De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra." [2 Timóteo 2:21]

Não vemos nenhuma orientação aqui para orar sobre o objeto imundo de modo a torná-lo útil para Jesus Cristo. Não, você vê a orientação para a separação do contato com as influências impuras, contaminadoras e corruptas. Em seguida, você pode ser usado pelo Mestre para as boas obras. Nunca, em toda a Bíblia, você encontrará um exemplo em que um líder justo orou sobre objetos pagãos para torná-los aceitáveis a Deus. Nem verá onde um líder justo permitiu que qualquer doutrina pagã fosse adotada no ensino religioso judaico, sob qualquer disfarce ou com seus nomes modificados. No entanto, a Igreja Católica Romana tem feito isso tudo nos últimos 1500 anos, ou mais, até o ponto em que os líderes evangélicos no início dos anos 1600, declararam que o paganismo com o qual a Igreja Católica tinha se saturado a tornava a candidata número 1 para ser a Igreja do Falso Profeta do livro do Apocalipse.

Então, hoje, vemos que o Plano da Nova Ordem Mundial nomeia o papa como o novo líder da igreja do vindouro Cristo da Nova Era [Anticristo]. (Veja nosso relatório no artigo N1052, não-traduzido). No artigo N1161, mostramos que o papa aceitou a marca paralela tradicional de Shiva [ou Xiva] em sua fronte, de uma sacerdotisa, em sua viagem à Índia. A escrita está na parede para todos os católicos verem: sua igreja é a igreja do Falso Profeta, e seu papa será o Falso Profeta. Como tudo isso aconteceu? Aconteceu porque o Catolicismo Romano adotou muitas práticas e crenças pagãs nos últimos 1500 anos.

Como a Convenção Batista do Sul dos EUA chegou ao ponto de anunciar os "Ovos da Ressurreição" em conexão com as celebrações de Páscoa?

Primeiro, desde o início do século, a Convenção Batista do Sul luta com a questão da Maçonaria. Quando os Batistas Americanos se dividiram dos Batistas do Sul, uma das questões de contenção era que os batistas sulistas permitiam a Maçonaria em suas fileiras e ocupando seus púlpitos. Já está provado que a tolerância ao paganismo da Maçonaria é desastrosa. Essa promoção dos "Ovos da Ressurreição" é apenas mais um exemplo da mistura de paganismo com cristianismo. Os pagãos não têm dificuldade com o conceito de "renascimento", pois o celebram em todas as primaveras; também não têm problemas em acreditar na reencarnação do espírito humano, outro tipo de ressurreição. No que eles têm imensa dificuldade em acreditar é que Jesus Cristo era 100% homem e 100% Deus ao mesmo tempo, e que morreu de verdade, esteve enterrado por três dias e que ressuscitou.

Segundo, os batistas sulistas desviaram-se de muitos princípios bíblicos, incluindo o princípio da separação das pessoas e das práticas más. Podemos facilmente compreender quão importante é para uma pessoa que está doente com uma doença contagiosa ficar em quarentena para evitar a contaminação das pessoas saudáveis, mas aparentemente, não compreendemos que esse princípio aplica-se igualmente às questões espirituais. Veja o que a Palavra de Deus tem a dizer sobre esse assunto:

"Se alguém vem ter convosco e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis. Porque quem o saúda tem parte nas suas obras más." [2 João 10-11]

Aqui, somos orientados a não nos associarmos com qualquer pessoa que não se mantém fiel à doutrina de Jesus Cristo, a não recebê-la em nossas casas, e nem mesmo saudá-la. Oferecer um simples cumprimento a um apóstata torna-nos participantes de suas obras más. Exortamos a todos que estão atualmente envolvidos em atividades ecumênicas, incluindo os Promise Keepers: vocês estão envolvidos com organizações que não mantêm puras as doutrinas do evangelho de Jesus Cristo e precisam deixá-las! Agora!

Terceiro, a Convenção Batista do Sul chegou a esse ponto de promover a mistura do paganismo com o cristianismo porque vivemos no fim dos tempos, quando a profecia bíblica diz que a igreja cristã apostatará. A definição de apostasia é "afastamento deliberado das doutrinas e crenças que antes eram mantidas e defendidas com firmeza". Veja o que diz a Escritura:

"Ora, irmãos, rogamo-vos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, e pela nossa reunião com ele, que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o dia de Cristo estivesse já perto. Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, o qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus." [2 Tessalonicenses 2:1-4]

Em seguida, no verso 6, Paulo conclui o assunto "E agora vós sabeis o que o detém, para que a seu próprio tempo seja manifestado."

Recomendamos que você estude atentamente essa Escritura. Nessa profecia, Paulo revela vários elementos importantes que vemos nas notícias do dia a dia. Vamos revistar esses princípios:

O Anticristo sempre esteve pronto para se manifestar, até mesmo ao tempo do apóstolo Paulo.

O Espírito Santo, trabalhando por meio da igreja cristã, sempre atuou restringindo esse desejo do Anticristo de se manifestar.

Enquanto a igreja cristã permanecer fiel aos ensinos da Bíblia, o Anticristo não poderá aparecer.

Um dos sinais do fim dos tempos é que a igreja cristã entrará em um processo de apostasia, e passará a repudiar as doutrinas que sempre defendeu.

Depois disso, o Anticristo poderá se manifestar. Assim que o poder efetivo da igreja cristã estiver enfraquecido, então devemos ver uma ascensão correspondente nos preparativos ocultistas para o aparecimento do Anticristo! A profunda e prolongada apostasia da igreja cristã começou no início do século XX, mas foi realmente colocada em marcha com a fundação do Conselho Mundial de Igrejas. Consistentemente, em todas as décadas em que essa apostasia estava ocorrendo, os escritos ocultistas refletiam tremenda energia direcionada para mudar o mundo para uma situação em que o Anticristo possa entrar em cena! O plano que está sendo defendido cumpre as profecias bíblicas de forma bem precisa. Além disso, desde 1975 vemos escritos que estão entusiasticamente apontando para o breve aparecimento do Cristo da Nova Era, o Anticristo bíblico.

Finalmente, quando ocorrer o arrebatamento da igreja, o Anticristo poderá aparecer.

Ele terá uma grande dívida de gratidão com todas as igrejas que se afastaram da fé. Portanto, qualquer líder que faça parte do Movimento Ecumênico está preparando o caminho para o Anticristo! Qualquer membro de igreja que prestigie reuniões, passeatas, ou concentrações ecumênicas também está preparando o cenário para o Anticristo aparecer.

Finalmente, a Convenção Batista do Sul dos EUA aderiu oficialmente ao grupo de igrejas cristãs apóstatas. Essa é a verdadeira razão por que sua Junta de Escola Dominical pôde tão facilmente misturar satanismo e cristianismo nessa promoção dos "Ovos da Ressurreição".

Esse acontecimento chocante aponta claramente para o fim dos tempos. Ele mostra a gravidade da apostasia da igreja cristã, um dos sinais mais claros do fim dos tempos.


--------------------------------------------------------------------------------


Você está preparado espiritualmente? Sua família está preparada? Você está protegendo seus amados da forma adequada? Esta é a razão deste ministério, fazê-lo compreender os perigos iminentes e depois ajudá-lo a criar estratégias para advertir e proteger seus amados. Após estar bem treinado, você também pode usar seu conhecimento como um modo de abrir a porta de discussão com uma pessoa que ainda não conheça o plano da salvação. Já pude fazer isso muitas vezes e vi pessoas receberem Jesus Cristo em seus corações. Estes tempos difíceis em que vivemos também são tempos em que podemos anunciar Jesus Cristo a muitas pessoas.

Se você recebeu Jesus Cristo como seu Salvador pessoal, mas vive uma vida espiritual morna, precisa pedir perdão e renovar seus compromissos. Ele o perdoará imediatamente e encherá seu coração com a alegria do Espírito Santo de Deus. Em seguida, você precisa iniciar uma vida diária de comunhão, com oração e estudo da Bíblia.

Se você nunca colocou sua confiança em Jesus Cristo como Salvador, mas entendeu que ele é real e que o fim dos tempos está próximo, e quer receber o Dom Gratuito da Vida Eterna, pode fazer isso agora, na privacidade do seu lar. Após confiar em Jesus Cristo como seu Salvador, você nasce de novo espiritualmente e passa a ter a certeza da vida eterna nos céus, como se já estivesse lá. Assim, pode ter a certeza de que o Reino do Anticristo não o tocará espiritualmente. Se quiser saber como nascer de novo, vá para nossa Página da Salvação agora.

Esperamos que este ministério seja uma bênção em sua vida. Nosso propósito é educar e advertir as pessoas, para que vejam a vindoura Nova Ordem Mundial, o Reino do Anticristo, nas notícias do dia a dia.

Fale conosco direcionando sua mensagem a um dos membros da equipe de voluntários.

Se desejar visitar o site "The Cutting Edge", dê um clique aqui: http://www.cuttingedge.org

Que Deus o abençoe.

Texto revisado em 15/3/2005
A Espada do Espírito: http://www.espada.eti.br/n1162.asp

Corações Frios nos Últimos Dias

Corações Frios nos Últimos Dias
Autor: Alan Yusko


Estou escrevendo este artigo porque tenho visto e ouvido falar de uma crescente frieza na igreja. Muitos que professam serem cristãos estão demonstrando um coração frio na maneira como tratam as outras pessoas. Acredito que a base para um coração frio é a rejeição da sã doutrina bíblica. Quando isso acontece, com o passar do tempo, o pecado e a contemporização entram na vida da pessoa. O resultado final é que o coração dela torna-se muito frio.

Este artigo explorará a questão sobre o aumento da frieza no coração das pessoas dentro da igreja nestes últimos dias. Os versos-chave que usaremos são estes:

"Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome. Nesse tempo, muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão. E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará." [Mateus 24:9-12]

Vemos nessa passagem que haverá perseguição e ódio contra o povo de Deus. Os cristãos serão odiados e até assassinados neste mundo sem Deus.

Os problemas no mundo separam as ovelhas dos bodes. No texto referido, vemos que haverá aversão e traição contra os cristãos.

Nos últimos dias surgirão muitos falsos profetas. Homens ímpios aparecerão na igreja para pregar doutrinas heréticas. Infelizmente, muitos serão enganados e seguirão esses falsos profetas. As pessoas que serão enganadas são aquelas que não amam o suficiente a palavra de Deus e não a lêem diariamente.

Finalmente, temos o verso-chave (verso 12) para este artigo. Como resultado dos problemas no mundo, do falso ensino, dos falsos profetas e da enganação, o amor de muitos se esfriará. Isso significa que as pessoas ficarão com um coração frio. O verso 12 diz que a iniqüidade crescerá no mundo. Isso significa que o pecado estará em toda a parte e será socialmente aceito. A sociedade e as pessoas em geral amarão mais as trevas do que a luz. Como conseqüência, os corações ficarão duros e o amor esfriará. Isso pode ser observado no mundo e também na igreja. O mundo está com o coração tão duro que as pessoas matam bebês inocentes no útero materno sem sentir a menor dor de consciência. Em muitos países de 'primeiro mundo' é totalmente correto diante dos olhos da sociedade cometer esse assassínio. Os idosos e os doentes terminais estarão em breve na lista da morte. Se os bebês podem ser assassinados, então os doentes e os idosos devem começar a se preparar, pois serão os próximos. Os corações estão ficando muito frios e insensíveis. Os cristãos que vivem no mundo estão rodeados por todos os tipos de pecados e de perversidade. Alguns acabam se desviando e permitem que seus corações esfriem.

A Rejeição da Sã Doutrina
Por que há uma crescente frieza na igreja? A base para um coração frio é o coração que não ama a sã doutrina.

"Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas." [2 Timóteo 4:3-4]

É hora de acordar, pois os dias da rejeição da sã doutrina estão sobre nós! Muitos que professam a fé cristã rejeitaram a verdade e a sã doutrina e preferem ouvir palavras suaves, que agradem aos seus ouvidos. Observe no verso 3 no texto referido que a concupiscência toma o controle da pessoa quando a sã doutrina é rejeitada. Quando a lascívia passa a controlar a vida da pessoa, o pecado entra em sua vida. Quando a pessoa afasta-se da sã doutrina volta-se para o pecado e para a contemporização e um dos frutos resultantes é a frieza no coração.

Permita-me dar um exemplo. Existe nos EUA um movimento chamado Promise Keepers que está promovendo abertamente a união com base em uma falsa religião baseada em obras e em sacramentos - o Catolicismo. Em vez de evangelizar os católicos perdidos, eles estão sendo tratados como irmãos em Cristo. A pedra fundamental do movimento Promise Keepers é a rejeição da sã doutrina. Os homens que participam do Promise Keepers vão aos encontros nesse Clube do Bolinha para cantar e ter comunhão uns com os outros. Como a doutrina não é uma preocupação, eles ficam bravos se alguém se atrever a se opor a esse "movimento de Deus"! Isso significa que os cristãos sinceros que vêem problemas com o Promise Keepers são malvistos em suas próprias igrejas. Como se recusam a participar nesse grande 'movimento de Deus', são tachados de criadores de divisões e sem-amor. Na verdade, o problema não está com aqueles que vêem os problemas, mas sim com aqueles que não têm Deus e que não amam a sã doutrina. Lembre-se que um coração frio e a rejeição da sã doutrina andam de mãos dadas.

Outro exemplo é o Reavivamento do Riso, também chamado de Unção do Riso, ou Bênção de Toronto. Já ouvi testemunhos de pessoas que tiveram esse movimento demoníaco em suas igrejas. O pastor e outras pessoas ficaram envolvidos. Existem pessoas cristãs, no entanto, que vêem o perigo desse movimento maligno e se atreveram a falar contra ele. Elas acham estranho e demoníaco quando as pessoas deitam-se no chão e começam a latir como cachorros, rugir como leão, rir descontroladamente, desmaiar ou ter convulsões, como se estivessem sob um ataque epiléptico. Como conseqüência das advertências, esses assim chamados cristãos amorosos no Reavivamento do Riso do inferno ofendem essas pessoas. Muitos cristãos ficaram feridos e foram forçados a deixar esse tipo de assembléia e a procurar outra igreja, após dez ou vinte anos de participação fiel. Esse tipo de coisa está acontecendo hoje e, novamente, a base é a rejeição da sã doutrina bíblica. Quando a sã doutrina é rejeitada, o coração torna-se frio e não aceita a repreensão.

Eis outro exemplo: Todos já ouvimos falar nos mestres da fé que ensinam a nomear e a reivindicar. Eles têm grandes nomes e grandes igrejas, aparecem na televisão regularmente e usam jóias caras. Os pastores da linha 'nomeie e reivindique' afirmam ter comunicação freqüente com Deus de alguma forma audível. Segundo eles, Deus lhes dá muitas instruções nas audiências pessoais que têm com o Todo-Poderoso. Infelizmente, o que Deus supostamente lhes diz não se adequa com sua palavra já revelada na Bíblia. Além disso, eles profetizam, supostamente da parte de Deus, mas essas profecias não se cumprem. Na verdade, são falsos profetas que não ouviram palavras de Deus, mas ouviram sim, a palavra do Diabo. Sabe qual é o teste de um verdadeiro profeta de Deus? A pessoa precisa estar 100% correta durante todo o tempo quando fala as palavras de Deus. A penalidade no Antigo Testamento para os falsos profetas era a morte. Atualmente, não matamos mais os falsos profetas, mas existem muitos deles por aí. Os seguidores dos falsos profetas preocupam-se com o falso ensino e com as falsas profecias? Querem saber se esses homens são falsos profetas de acordo com a Bíblia? A resposta é NÃO. Esses homens são enganadores e enganam a muitos! Quando um cristão que ama a Deus e a sã doutrina adverte, os seguidores do profeta geralmente ficam irados e respondem com ofensas. As pessoas de coração frio, que rejeitam a sã doutrina bíblica, ficam furiosas quando seu líder 'espiritual' é questionado ou tem seus ensinos comparados com os da Bíblia. Até ameaças de morte são feitas, como "Deus o destruirá por atacar seu ungido"... ou "Não fale mal de um ungido de Deus", etc. Para os falsos profetas, aqueles que amam e defendem a sã doutrina são considerados sem-amor e um câncer que causa divisões na igreja, e oram para que Deus os remova. Novamente, muitos cristãos verdadeiros têm sido feridos por essas pessoas de coração frio que amam os falsos profetas e seus falsos ensinos em vez de o Senhor Jesus Cristo. A pedra fundamental para o coração frio e sem-amor é a rejeição da sã doutrina.

Aqui está um exemplo de uma falsa profecia. Certa vez uma pessoa que afirma ter conversas freqüentes com Deus fez esta afirmação: Que em junho de 199X, Deus removeria todo o mal da terra. Todos os tipos de seguidores crédulos acreditaram nessa assim chamada Palavra de Deus anunciada por esse falso profeta. À medida que o dia se aproximava, as pessoas que acreditavam na falsa profecia ficaram muito animadas. No entanto, aquele dia veio e nada de extraordinário ocorreu. Para se justificar, os seguidores foram a um jornal e começaram a dizer que talvez aquilo tenha realmente acontecido, mas "simbolicamente"! Eles encontraram eventos no mundo e disseram: Aqui, Deus está arrancando o mal do mundo. A conclusão é que aquele homem fez uma falsa profecia extra-bíblica que não se cumpriu. Na verdade, não poderia mesmo se cumprir porque contradizia o que Deus já revelou na Bíblia. Deus não arrancará todo o mal do mundo em um certo dia, mas está no processo de remover a iniqüidade e o pecado. Ele só vai terminar esse processo no final do reino milenar, após o retorno de Jesus Cristo à terra. Aí então Deus criará novos céus e nova terra, livres da contaminação do pecado. Até lá, porém, o mal continuará a existir no mundo e realmente não importa o que um falso profeta diga.

O fato triste é... se as pessoas lessem suas Bíblias e tivessem um coração obediente e aberto à repreensão, o falso profeta que trouxe essa falsa profecia não teria prosperado. Entretanto, ele foi honrado na "televisão cristã" e muitos falaram sobre sua "palavra de profecia" com grande fervor e reverência, rejeitando e atacando todas as vozes que se atreveram a contradizer aquela 'profecia de Deus". Novamente, vemos a rejeição da sã doutrina bíblica levando a um coração frio.

O Amor a Deus
A conclusão final é que as pessoas que rejeitam a sã doutrina não amam a Deus.

"Se me amais, guardai meus mandamentos." [João 14:15]

Se eles amassem a Deus, guardariam seus mandamentos. Isso envolve ouvir a Palavra de Deus e obedecê-la; envolve também amar a sã doutrina e rejeitar a falsidade. Infelizmente, isso não acontece hoje. Em nome do amor, os falsos mestres recebem a permissão de pregar suas heresias e aquele que os desafiar é atacado como sendo causador de divisões, sem-amor e de coração duro.

"Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes. Porque há muitos desordenados, faladores, vãos e enganadores, principalmente os da circuncisão." [Tito 1:9-10]

Somos instruídos a reter a sã doutrina e a defender a fé que está sob ataque dos falsos mestres que estão em busca das riquezas e da fama terreais.

Existem muitos faladores vãos e enganadores. Lembre-se que eles prosperarão e enganarão a muitos. Infelizmente, eles já fizeram um grande infiltração nas igrejas. Como as pessoas não amam a sã doutrina, os falsos mestres são aceitos e os corações ficam cada vez mais frios à medida que cresce também a iniqüidade no mundo.

"Aos quais convém tapar a boca; homens que transtornam casas inteiras ensinando o que não convém, por torpe ganância." [Tito 1:11]

Para aqueles que amam a Deus precisamos continuar a falar como Deus nos manda. Nunca desista de falar contra aqueles que promovem o erro e a heresia na igreja. A motivação para os falsos mestres é o dinheiro. Eles querem dinheiro e não as coisas de Deus.

Para aqueles que amam a Deus e que amam a sã doutrina há um vínculo de unidade. Esse vínculo é automático, porque o Espírito Santo é o mesmo dentro de cada cristão genuíno. Infelizmente, existe muito joio espalhado entre o trigo; existem lobos entre as ovelhas.

"Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós; que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros." [João 13:34-35]

Nestes dias finais, o amor de muitos está esfriando. O pecado cresceu tanto, até na igreja, que muitos desenvolveram um coração frio. No entanto, Deus ainda tem seu remanescente que o ama, que ama a sã doutrina e que ama os outros cristãos.

"Porque amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus." [João 12:43]

Muitos hoje estão buscando o louvor dos homens. Entretanto, o verso referido diz que há um louvor de Deus. Aqueles que amam a Deus e o buscam em primeiro lugar receberão esse louvor. Contudo, há um preço a pagar. Quando você se levanta para se opor ao joio e aos falsos mestres, deixa de ser bem-recebido em alguns círculos. Talvez precise até mesmo procurar outra igreja, se a sua estiver totalmente entregue à contemporização doutrinária e não quiser ouvir a sã doutrina. Não deixe de freqüentar a igreja, pois somos instruídos a procurar uma boa igreja e sermos participantes. Entretanto, procure uma igreja que ponha a Bíblia em primeiro lugar. Nenhuma igreja é perfeita, mas você deve procurar uma que pelo menos esteja tentando caminhar com Deus.

Apostasia nos Últimos Dias
A Bíblia ensina que haverá uma grande apostasia nos últimos dias. Por outro lado, os falsos profetas estão todos dizendo que haverá um grande reavivamento. Em breve o Anticristo aparecerá (possivelmente após o Arrebatamento) e a atual apostasia e afastamento da doutrina está preparando o caminho para um sistema religioso mundial. Esse sistema será apóstata e contrário à sã doutrina. Acredito que será uma combinação de cristianismo com o islamismo. Portanto, quando você ouvir alguém falar sobre um grande reavivamento, acautele-se. A Bíblia diz que haverá uma grande apostasia nos últimos dias, não um grande reavivamento. O reavivamento das 'falsas religiões' será um grande movimento ecumênico que unirá todos os tipos de falsas religiões em uma só. Esse reavivamento não tem nada que ver com Deus... mas tem tudo que ver com o Anticristo.

Outra diferença interessante é que os cristãos genuínos estão se preparando para ir para o céu para estar com o Senhor. Por outro lado, o joio está se preparando para reinar na terra agora. O joio afirma que vai ganhar este mundo para Deus. Sim, o mundo será conquistado e ficará unido, mas não sob Deus... será sob o reinado do Anticristo. O cristão genuíno deve erguer os olhos para o céu e alegrar-se, sabendo que o dia da redenção está próximo. Continue testemunhando para os perdidos, obedecendo e servindo a Deus como ele deseja. Os últimos dias serão marcados por uma apostasia da sã doutrina bíblica. Juntamente com isso, haverá um aumento na frieza nos corações. O mundo não caminha para um grande reavivamento; ao contrário, caminha para uma grande apostasia.

"Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição." [2 Tessalonisences 2:3]

O verso acima diz que o aparecimento do Anticristo será precedido pela apostasia. As pessoas apostatarão da sã doutrina bíblica. A fé uma vez para sempre entregue aos santos será rejeitada e, em lugar dela, as fábulas e os mitos (o misticismo) serão aceitos. O caminho estreito da salvação SOMENTE por meio do Senhor Jesus Cristo será rejeitado. Em vez disso, um falso evangelho será aceito como parte dos ensinos da religião mundial apóstata. Isso ocorrerá imediatamente antes do aparecimento do Anticristo. Estamos vivendo nestes dias agora!!

Além disso, à medida que o povo se afastar da sã doutrina, o pecado crescerá na sociedade e na igreja. Conseqüentemente, o amor de muitos esfriará. Novamente, isso está acontecendo hoje. Muitas pessoas estão com seus corações frios e endurecidos.

Em breve a igreja (o corpo dos cristãos genuínos) será arrebatada para estar com o Senhor nos céus. Após o arrebatamento, muitas igrejas não perderão uma parte significativa de seus membros. Com a remoção do restritor, o Diabo estará livre para trazer o Anticristo ao poder. Durante o reinado do Anticristo toda a sã doutrina será rejeitada e a enganação prevalecerá. Muitos acreditarão nas enganações e, portanto, serão condenados para sempre. No entanto, durante esse tempo, Deus também salvará muitas pessoas; pois elas precisarão escolher se aceitam ou rejeitam a salvação que é encontrada somente no Senhor Jesus.

Conclusão
Mostramos que um coração duro e sem-amor caminha de mãos dadas com a rejeição da sã doutrina. Muitos que afirmam serem cristãos na verdade são pessoas de coração frio que não amam a sã doutrina. Elas soltam seu veneno contra aqueles que não abraçam seus erros e que as advertem sobre os perigos. Estamos também vivendo em dias de apostasia, não de reavivamento. Os falsos profetas estão dizendo que o 'reavivamento' ocorrerá, mas isso não é verdade. O mundo está caminhando para seus dias mais tenebrosos. Após o arrebatamento, o Anticristo estará livre para ascender ao poder; durante o reinado do Anticristo, Deus derramará terríveis juízos sobre os ímpios. À medida que o mundo avança no pecado e na apostasia, o amor de muitos esfriará. Haverá pessoas de coração frio dentro e fora das igrejas; essas pessoas rejeitam a sã doutrina e atacam e ofendem qualquer um que se oponha às enganações que elas acolheram.

Não se sinta desanimado se encontrar pessoas de coração frio na igreja. Lembre-se que sua fé deve estar firmada no Senhor Jesus Cristo e não nas outras pessoas. Continue fazendo aquilo que é certo e deseje ansiosamente o breve retorno do Senhor Jesus para levar sua igreja aos céus.

"E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará." [Mateus 24:12]

Mesmo assim, vem logo Senhor Jesus.


Autor: Alan Yusko. Visite o site dele, Heaven Soon
Data da publicação: 14/3/2001
Patrocinado por: V. H. P. - Rio Grande do Sul
A Espada do Espírito: http://www.espada.eti.br/yusko-4.asp

É CONVERSANDO QUE A GENTE SE ENTENDE

PR. MARCOS GLASYSON ALENCAR

É CONVERSANDO QUE A GENTE SE ENTENDE

Você já ouviu essa frase? É uma frase muito utilizada nos nossos das, mas apesar de ser uma frase muito usada, é pouco considerada e praticada. O termo conversa vem do latim “conversare, por conversari”, o dicionário Aurélio define como: 1. Falar, discorrer, palestrar: 2. Falar, tratar; discutir: 3. Falar com alguém; palestrar: 4. Conviver; morar, residir. 5. Tratar intimamente, com familiaridade: 6. Sondar o pensamento de: 7. Falar ou discorrer sobre:
A verdade expressa na frase: É CONVERSANDO QUE SE ENTENDE” mostra que muitos problemas, desavenças, brigas, guerras, podem ser claramente envolvidos por meio de uma boa conversa. Quem sabe conversar bem, com certeza será bem sucedido no que faz, e terá menos dificuldade de resolver seus problemas.
Se conversar bem pode nos ajudar a viver bem, como posso melhorar o meu conversar? Quais as dicas que posso praticá-las de maneira que venha a ter uma boa conversação? Gostaria de alistar algumas dicas, que certamente nos auxiliaram a melhorarmos o nosso conversar.
Primeira – Fale com clareza e calma. Um dos maiores problemas que provoca mal entendidos, é falta de clareza. Ser claro é a regra número um para que se haja uma boa conversa, para isso precisamos ter calma no que falamos, para que o ouvinte possa entender com clareza. Deus se preocupa com esse ponto, o exemplo disse foi quando Esdras leu a lei para Israel, a leitura da mesma foi feita de uma forma que todos entendesse(Ne 8.8), como resultado o povo se alegrou, houve consolação, edificação, devido ter entendido o que foi lido(Ne 8.12).
Segunda – Não ser franco em demasia. Existe certas verdades que são duras e chocantes de se ouvir, portanto, procure ser cauteloso no modo de transmitir essa verdade. Precisamos ter brandura na hora de falar a verdade, pois a forma como falamos, podemos suscitar a ira do ouvinte, ou o seu carinho e amizade(Pv 15.1; 25.15; 2 Tm 2.24). Uma outra coisa que precisamos chamar a atenção, nem toda verdade deve ser dita, eu pessoalmente submeto a verdade ao teste da peneira. É necessário contar a verdade a pessoa? Tal verdade vai edificar a pessoa? A pessoa estar preparada para receber tal verdade? Por exemplo, morre um parente seu não crente, é necessário você dizer que tal parente foi para o inferno uma vez que partiu sem Cristo? É claro que é verdade, todo aquele que morre sem Cristo, vai para o inferno. Mas você declarar essa verdade aos seus familiares, se faz necessário? Vai ajudar os familiares a superar a perca do falecido? Será que eles estão preparados para receber tal verdade? Amados, Jesus disse aos seus discípulos, tenho muito o que vos dizer, mas vós não podeis suportar. Paulo também falou a igreja de Coríntios, não vos pude dar alimento sólido, porque vós não podeis suportar(1 Cor 3.2) .
Terceira – Não fale o tempo todo. Lembre-se é uma conversa, não é um monologo, deixe que o outro participe também da conversa. Não interrompa a argumentação do outro, espere ela concluir seu pensamento, aí você pode responder. Como diz a bíblia: “Seja sábio no ouvir e tardio no falar”(Tg 1.19). Quem fala demais, dar bom dia a cavalo, fala o que não deve, e peca(Pv 10.19). Sábio é o homem que sabe ser longânimo no escutar(Pv 16.32).
Quarta – Procure criar um clima agradável. Seja gentil com a pessoa com quem conversa, evite falar alto , quando alguém fala em tom alto, logo suscita na outra pessoa um sentimento de raiva, ninguém gosta de ouvir gritos. Geralmente a alteração da voz mostra o desequilíbrio da pessoa, o nervosismo, a falta de auto controle pessoal, e esses fatores são prejudiciais para um bom entendimento de ambas as partes. Mantenha o equilíbrio, fale compassado, com um tom agradável, articulando claramente as palavras, gesticulando de maneira comedida e adequada. Fale com naturalidade e correção, evitando gírias e as expressões vulgares, use a linguagem dos santos.(Tt 2.8)
Quinta – Procure olhar nos olhos da outra pessoa. Tenho muito medo de pessoas que não me encaram quando falam comigo, quando me cumprimentam. Além do mais é falta de cordialidade, conversar olhando para os lados, o bom é encarar, olho no olho. A bíblia diz que os olhos são as janelas da alma(Lc 11.34), podemos identificar se há sinceridade, verdade na conversa, só olhando para as pessoas. Por essa razão muitos não encaram, porque tem medo de ser identificado suas intenções. Deus falava com Moisés face(Nm 12.6). Quando Pedro cruzou o seu olhar com o de Cristo, depois de tê-lo negado três vezes, ficou em desespero, saiu correndo feito louco, sabe porque? O olhar de Cristo dentro de seus olhos o denunciou, era como se Jesus com seu olhar tivesse dito: EU NÃO DISSE PEDRO, QUE IRIA ME NEGAR”. Portanto, ao conversar com alguém, olhe nos olhos dela, esse gesto indica respeito para com a pessoa.
Sexta – Fale sempre a verdade. Falar a verdade é o dever de todo crente, não podemos ser dissimulados, falsos uns com os outros(Ef 4.25). Por outro lado toda palavra que saia da nossa boca deve trazer edificação e graça aos que ouvem(Ef 4.29b). Jesus fala francamente aos seus ouvintes(Jo 8. 40; 18.20), só fala a verdade quem tem comunhão com a verdade(Jo 3.21). Portando amados, sejamos verdadeiros no que falamos, que a nossa conversa seja banhada pelo oceano da verdade.
Todas essas dicas parecem tão óbvias que nem se faz necessário enumera-las não é verdade? Não, pode até ser óbvias, mas é preciso sim lembrarmos delas sempre, pois a prática delas nas nossas conversas, poderão com certeza resolver muitos de nossos problemas. Portanto, amados, façamos o possível para praticá-las em nossas vidas, pois como se diz: É CONVERSANDO QUE A GENTE SE ENTENDE.

quinta-feira, 20 de março de 2008

COMO O CORDEIRO DE DEUS, JESUS PARTICIPOU DA PÁSCOA DOS JUDEUS?...

COMO O CORDEIRO DE DEUS, JESUS PARTICIPOU DA PÁSCOA DOS JUDEUS?... Pr. José Barbosa de Sena Neto pastorbarbosaneto@yahoo.com.br

“A festa da Páscoa começava no dia 15 de Nisã, sendo o cordeiro sacrificado na tarde do dia 14. Contudo o dia da semana variava com a lua nova. Se Jesus comeu a ceia regular da Páscoa, foi crucificado no dia 15 de Nisã. Se comeu uma ceia no dia anterior, e se foi crucificado na hora do sacrifício do cordeiro, então o dia foi, então, o dia 14 de Nisã. Neste caso ele não comeu, de fato, a Páscoa” (S.L.Watson e W.E.Ellen, Harmonia dos Evangelhos , CPB, 1964, 4ª edição, pp. 243-244).
Na histórica controvérsia havida nos primeiros séculos da era cristã entre gregos e latinos, estes defendiam a tese de que Jesus teria comido do cordeiro pascal, após o pôr do Sol do dia 14 de Nisã, de modo que Sua crucificação teria sido no dia 15, primeiro dia da festa da Páscoa. Os gregos, ao contrário, afirmaram que Jesus, que é a nossa Páscoa, não teria comido do cordeiro pascal, mas, na qualidade de verdadeiro Cordeiro Pascal, teria sido crucificado na hora costumeira do sacrifício do cordeiro. Vamos verificar com quem está com a razão.
A data da instituição da Ceia do Senhor depende diretamente da data de Sua crucificação. Se Ele tiver sido crucificado no dia 15 de Nisã, a Sua Ceia Pascal terá sido instituída nesse mesmo dia 15, após o pôr do Sol do dia 14 de Nisã, fora do contesto da Páscoa judaica.
Em João 18.28 lemos que, quando, de manhã, o julgamento de Jesus estava terminando (e Ele havia ceado na noite anterior!), os judeus ainda não tinham comido a páscoa: “Depois levaram Jesus da casa de Caifás para a audiência. E era pela manhã cedo. E não entraram na audiência, para não se contaminarem, mas poderem comer a páscoa”. Em João 19.14-16 lemos que Jesus foi julgado no dia da “preparação da páscoa” (à hora sexta) – ao meio dia), isto é, no dia 14 de Nisã, antes do primeiro dia dos ázimos: “E era a parasceve pascal (a preparação da páscoa) e quase à hora sexta...”.
Tanto as grandes festas de Israel como o Dia da Expiação erma figuras proféticas de fatos referentes ao Messias e que, a exemplo das próprias festas, ocorriam “ao seu tempo determinado” (Lv. 23.4). Jesus havia predito que Sua morte se daria na Páscoa: “Bem sabeis que daqui a dois dias é a páscoa; e o Filho do homem será entregue para ser crucificado” (Mt 26.2). Na Páscoa, sim, mas antes da festa! “Depois os príncipes dos sacerdotes, e os escribas, e os anciãos do povo reuniram-se na sala do sumo sacerdote, o qual se chamava Caifás. E consultaram-se mutuamente parta prenderem Jesus com dolo e o matarem. Mas diziam: Não durante a festa, para que não haja alvoroço entre o povo” (Mt. 26.3-5). E assim O prenderam antes da festa, que começava com a ceia pascal. E essa decisão foi tomada a partir de uma profecia do sumo sacerdote Caifás (João 11.47-53).
A Páscoa como sacrifício do cordeiro, era o dia 14 de Nisã (“No mês primeiro, aos catorze do mês, pela tarde, é a páscoa do Senhor”. Lv. 23.5), mas a festa a que se chamava Festa da Páscoa começava no dia 15 de Nisã, com a ceia pascal. Jesus foi preso, julgado e executado na cruz antes da festa! Morreu na cruz no dia 14 de Nisã, na sexta-feira, ao crepúsculo da tarde, no momento profeticamente estabelecido na Lei para a morte do cordeiro pascal. Não há sombra de qualquer dúvida!
“No Gr secular, paraskeuè se acha no sentido geral de “preparação”, mas o NT emprega o substantivo paraskeuè sempre como expressão de tempo, para indicar o “dia da preparação” antes de Um Sábado ou Festa da Páscoa: Mt 27.62; Mc 15.42; João 1914, 31,42” (Colin Brown, Dicionário Internacional de Teologia do NT, Ed. Vida Nova, Vol. III, p. 784). Observe-se bem que a palavra paraskeuè significa preparação em sentido geral e em todos os textos do NT em que ela aparece refere-se sempre ao dia 14 de Nisã dia da “preparação da Páscoa”, dia em que era imolado o cordeiro, preparada a refeição, removido o fermento das casas, etc.
Nos anos em que o dia 14 de Nisã caia numa sexta-feira, com a ceia pascal caindo no Sábado – o qual quando uma dessas “santas convocações” coincidia com um sábado semanal, regular, dava-se-lhe o nome de “Sábado Grande”, dia de descanso legal, como é o caso do sábado posterior à crucificação de Jesus – aquela sexta-feira era tanto o dia da preparação da Páscoa (João 19.31) como véspera e preparação do sábado regular (Mc 15.42).
Que Jesus morreu numa sexta-feira ninguém questiona, pois o dia seguinte à Sua morte era sábado, conforme se lê em João: “...para que no sábado não ficassem os corpos na cruz, visto como era a preparação, pois era grande o dia de sábado...” (João 19.31). Mas aquele não era um sábado comum, era um Sábado Grande. E sábado grande era aquele sábado semanal que coincidia com um dia de “santa convocação”. Ora, como no mês de Nisã as “santas convocações” aconteciam nos dias 15 e 21 (primeiro e oitavo dia da Páscoa), aquele sábado não podia ser o dia 16 de Nisã, que não era dia de “santa convocação”. Tinha de ser o dia 15 de Nisã, primeiro dia dos ázimos, primeiro dia da Festa da Páscoa, dia de “santa convocação”, dia da ceia pascal, da qual Jesus NÃO PÔDE PARTICIPAR, por haver, na qualidade de Cordeiro de Deus, sido imolado na véspera, 14 de Nisã, dia da preparação da Páscoa!
Não há como contestar: Jesus não participou da Páscoa legal dos judeus, porque Ele mesmo, o verdadeiro Cordeiro pascal (I Cor. 5.7), morreu no dia e hora profeticamente revelados nas prescrições da Páscoa: 14 de Nisã, ao crepúsculo da tarde! Sim, Jesus expirou na cruz no mesmo dia e hora em que no Templo se imolavam os cordeiros pascais, foi crucificado no dia que o cordeiro pascal era oferecido, e ressuscitou no dia em que as primícias da primeira colheita eram apresentadas, as primícias dos que dormem!
Na ocasião marcada para a ceia pascal, Jesus “o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (João 1.29) já estava no túmulo! A celebração da Páscoa judaica perdera a sua razão de ser! Os cordeiros pascais, figuras do Cordeiro de deus, já não deveriam ser imolados cada ano! A realidade que eles figuravam havia chegado! E, em chegando a realidade, os ritos legais, que têm somente “a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas” (Hb 10.1), haviam-se tornado antiquados, perdendo completamente o valor! “Porque Cristo, nossa páscoa, foi crucificado por nós”! (I Coríntios 5.7b) Que maravilha!

quarta-feira, 19 de março de 2008

IGREJA DE SATANÁS INICIA DIVULGAÇÃO

IGREJA DE SATANÁS INICIA DIVULGAÇÃO



O Dono da Companhia Procter & Gamble apareceu no programa de Phil Donahue, de grande tele-audiência nos Estados Unidos. Nesse programa anunciou que, dado à abertura de hoje em nossa sociedade, havia decidido sair do esconderijo e reconhecer publicamente a sua associação com a igreja de satanás.
Ele admitiu que uma grande parte dos lucros da venda dos produtos de sua empresa se destina à ajuda e manutenção de sua igreja satânica.
Quando o entrevistador, Phil Donahue, lhe perguntou se não temia que ao admitir na TV nacional a sua associação com satanás, poderia prejudicar os lucros da empresa, ele respondeu:'NÃ O HÁ CRISTÃOS SUFICIENTES NOS ESTADOS UNIDOS OU NO MUNDO QUE POSSAM ME PREJUDICAR MUITO MENOS CAUSAR UM MÍNIMO DANO'

Demonstremos a esse altivo senhor e ao mundo, que há, sim, cristãos suficientes e que podemos colaborar para acabar com sua companhia que serve à satanás.
Não usemos nenhum produto da Procter & Gamble e avisemos a todos os cristão, eis a lista de alguns produtos:
> Sabão em Pó'Ariel
> Alimentos 'Batatas Fritas Pringles'
> Fraldas Descartáveis 'Pampers
> Produtos Para Lavagem De Roupa A Seco 'Dryel P & G
> Produtos Para Cabelo 'Shampoo Pantene; Pertplus
> Medicamentos 'VICK'
Se não tiver certeza de que o produto que está usando é desta companhia, procure o nome da companhia ou o símbolo que passou a identificá-los a partir de abril de1999, que é o número 666, conhecido como número da besta, antes era uma lua nova.
Demonstremos ao dono da Procter & Gamble que há cristãos mais do que presentes para causar prejuízo à sua empresa, até mais, para fechar sua empresa.
Lembre-se que cada vez que você adquirir um desses produtos, está dando contribuição à igreja de satanás.

SE VIRA NOS TRINTA

PR. MARCOS GLAYSON ALENCAR

SE VIRA NOS TRINTA

O que vem em sua mente, quando você ler essa frase? Esse jargão tem ficado famoso ultimamente, uma grande emissora do nosso pais tem utilizado do mesmo para criar um quadro em um de seus programas, que vai ao ar todos os domingos à tarde. O quadro consiste em dar oportunidade aos novos talentos desconhecidos pelo público, eles tem 30 segundos para apresentar para todo o Brasil sua competência. Mostrar tudo o que sabem em apenas trinta segundos, nada mais que isso, não é algo fácil, pois nem sempre os candidatos podem ter um bom desempenho em tão pouco tempo. Alguns precisariam de no mínimo uma hora, para poder apresentar com desenvoltura tudo que sabe com perfeição, de maneira que possa cair no agrado do publico. Muitos saem frustrados por não conseguir desenvolver tudo que sabem, de maneira que satisfaça os jurados do programa. Não é fácil se virar nos trinta, ter pouco espaço para apresentar aquilo que você no mínimo precisaria de num mínimo uma hora para poder desenvolver com perfeição, harmonia e graça, de modo que seu trabalho seja reconhecido e as pessoas satisfeitas por assistir uma boa peformasse.
Esse quadro me faz lembrar uma outra situação que tem visto em algumas de nossas igrejas, na qual também já fui vitima, diga-se de passagem. Fui convidado para pregar em algumas igrejas e tive de me virar nos trinta, pois o culto teve uma abertura de uma hora e quinze minutos e daí quando o colega me passou a palavra disse-me: tem 15 minutos. Como é que pode uma coisa dessas? Gastamos horas por dia num preparo de um sermão, tempo de oração, quebramos a cabeça para montarmos o esqueleto, descobrirmos a idéia homilética e exegética da passagem, para em 15 minutos fazermos uma apresentação bíblica. Sinceramente, eu fico doente com uma coisa dessas, não obedeci o colega, preguei o sermão tranqüilo em 45 minutos. Podia ver a agonia dele batendo no relógio, mas não adiantou, só terminei quando entreguei o recado de Deus para igreja.
Vejo alguns fatores que tem roubado o tempo da mensagem em nossas igrejas, e vou enumerá-los uma a uma, não é o meu objetivo ser crítico , mas quero deixar o meu parecer. O primeiro fator é o atraso do início do culto. Tenho presenciado isso quase em todas as igrejas que vou, geralmente o dirigente atrasa 15 minutos devido esperar os músicos, o regente do coral, os irmãos e em muitos casos, pasme os irmãos, o próprio pastor da igreja. Não iniciar o culto no horário marcado, é uma falta de respeito com Deus, com os fiéis que chegaram na hora certa e com os visitantes que chegam, é um mal testemunho. Sem falar que o atraso atropela todo o culto, o dirigente corre igual a um louco, para poder desenvolver a ordem de culto, às vezes precisa cortar muitas partes, inclusive o tempo da pregação. O segundo fator é o dirigente. Às vezes o dirigente quer pregar antes do pastor, ele faz comentário em tudo, antes de cantar um hino ele faz a leitura da primeira estrofe. Depois achando pouco comenta o hino e ainda fica fazendo apelo. Outros ficam dando sermão na igreja, obrigando os irmãos a cantar, parece animador de auditório. Dirigir culto é fazer andar a ordem do programa estabelecido, não tem o que inventar é simples, basta dirigir somente, chamar cada parte e pronto. O terceiro fator é a ordem de culto. Muitas vezes tem tanta coisa para ser apresentada, que não cabe num caderno de dez matérias. É desumano o que fazem com os ouvintes, inclusive os visitantes, ficamos a mercê de uma ordem de culto, que em vez de preparar nossos corações para receber a mensagem, o deixam irritado e cansado. O culpado disso é o pastor, pois ele como líder espiritual da igreja, deve orientar os dirigentes nessa parte, é seu dever ensinar como preparar uma ordem de culto e como desenvolvê-la. Uma abertura de culto não precisa mais que 30 minutos, se tiver uma ordem de culto bem organizada e começar no horário certo, a igreja canta dois hinos, dois cânticos, apresenta o coral, mais um número especial, e anda tem tempo para leitura e oração. Ficando para o pregador 45 minutos para desenvolver a mensagem, e fazer o encerramento do culto tranquilamente, dentro do horário marcado. O quarto fator é gasto na apresentação de visitantes e avisos. Em uma igreja, sem brincadeira, eu marquei no relógio 15 minutos para avisos e apresentação dos visitantes. Pessoalmente acredito que avisos, não façam parte de culto, o que pode ser feito, é o pastor, três minutos antes de iniciar o culto, assumir o púlpito e convidar a igreja para se preparar para o mesmo, dar as boas vindas aos visitantes, dar seus avisos e em seguida entregar a direção do culto ao dirigente, para iniciar a programação. A primeira parte do culto, ela tem como objetivo louvar ao Senhor e preparar nossos corações para receber de Deus a Sua instrução. Os avisos não tem nada haver com essa preparação, pelo contrário, funciona como um balde de água fria nas mentes que estavam concentrando-se para receber a Palavra. Aconselho as igreja adotarem um boletim a onde os avisos fiquem expressos, ou coloca-los no mural da igreja, e antes do início do culto, o pastor destaca os avisos mais relevantes. Na minha opinião esses são os vilões, os principais fatores que roubam o tempo da pregação e do pregador, fazendo com que o mesmo tenha de se virar nos trintas.
O ponto alto do culto é o momento em que Deus fala aos nossos corações através da pregação de Sua Palavra, ministrada pelo pregador. Não há lugar para pressa nessa transmissão, o pregador deve ter tempo suficiente para desenvolver o sermão. Quando Esdras foi fazer a leitura da Lei, foi criado um púlpito especial só para a proclamação da Palavra. O povo ficou em pé desde a alva até ao meio dia, ninguém teve pressa, não houve quem fosse no banheiro, se levantasse, ficasse incomodado, pelo contrário, houve uma reverente disposição, vontade e desejo para ouvir a voz do Senhor(Ne 8.1-8). Paulo, certa vez se estendeu em sua pregação e um jovem dormiu, caindo da janela e vindo a falecer, Paulo o ressuscitou e continuou a pregar até ao amanhecer(At. 20.9-11).
A pregação da Palavra de Deus tem de ter a prioridade nos nossos cultos, pois é através dela que o crente vence o pecado(Sl 119.9-11) é por meio da Palavra que o crente se alimenta espiritualmente e desenvolve sua salvação(1 Pe 2.1-2). A pregação da Palavra gera a fé salvívifa(Rm 10.17), através da exposição da Palavra os que hão de ser salvos se converterão(Jo 17.20). Portanto precisamos dar prioridade a pregação da Palavra de Deus, não existe algo mais frustante para um crente, que ir a um culto faminto pela Palavra, e sair de lá morrendo de fome. Pastores, dediquemo-nos com maior afinco e dedicação para trazermos ao nosso povo um alimento sólido, que traga que promova na vida de nossos ouvintes mudança de atitude, arrependimento, convicção de pecado, crescimento espiritual e salvação. Nada pode ocupar ou roubar o tempo da pregação, nunca substitua a pregação por especiais, peças, jograis, ou mesmo cantatas, nenhuma dessas coisas pode ocupar o lugar da meditação da Palavra de Deus.
Minha oração a Deus é que nos capacite a prepararmos ordens de culto que lhe seja agradável, que supra as necessidades dos crentes em todos os sentidos e que Deus possa ficar a vontade para falar aos nossos corações, sem ser preciso o pregador se virar nos trinta.