terça-feira, 11 de março de 2008

COMO RESOLVER OS PROBLEMAS FAMILIARES?

PR. MARCOS GLAYSON

TÍTULO: PROBLEMAS NA FAMÍLIA

TEMA: COMO RESOLVER OS PROBLEMAS FAMILIARES?

T. CHAVE: JOÃO 11.1-46

P. CHAVE: “PASSO”

FORMA: UMA IDÉIA A SER EXPLICADA

INTRODUÇÃO: Quantos de vocês tem passado ou estão passando por problemas familiares? Com certeza esses problemas tem trazido sofrimento, dor, infortuno e tirado a paz, a harmonia de sua família, não é verdade? Todas as famílias de uma forma ou de outra tem enfrentado diversos problemas na atual dispensação. Os problemas familiares estão classificados nas seguintes áreas: (Financeiro; Moral; Espiritual; Físico; Psicológico; Sociais, etc). Poderíamos citar vários outros exemplos, mas basicamente são essas as áreas que tem afetado freqüentemente as famílias. As pessoas no desejo de resolver seus problemas familiares, escolhem algumas maneiras na tentativa de solucionar os problemas. Existe cinco maneiras muito usadas por essas pessoas, que são:

1. Fazer de conta que não existe os problemas;

2. Tentar resolver os problemas da nossa maneira;

3. Fugir dos problemas por meio do alcool, drogas ou bebidas;

4. Procurar ajuda de pessoas erradas;

5. Procurar socorro na pessoa certa. Qual tem sido a maneira usada por você na resolução de seus problemas? Gostaria de declarar nesta noite que:

PROPOSIÇÃO: OS NOSSOS PROBLEMAS FAMILIARES SÓ SERÃO RESOLVIDOS QUANDO ENTREGUES TOTALMENTE A PESSOA DE CRISTO.

SENTENÇA INTERROGATIVA: QUAIS OS PASSOS QUE DEVO TOMAR PARA FAZER ESSA ENTREGA?

SENTENÇA DE TRANSIÇÃO: Conheço uma família apresentada nas Escrituras, que passaram por um grave problema familiar, mas que tomaram os passos certos na resolução desse problema. Que família era essa? Será que você já pode citar o nome dela? Vou dar algumas pistas; era uma família composta por três irmãos, sendo que duas eram mulheres e um homem. Era uma família amada por Cristo e eles moravam em Betânia. Já deu para identificar? Me refiro a Lázaro e as suas duas irmãs Maria e Marta. Essa família nos ensina os passos que devemos tomar na entrega de nossos problemas nas mãos de Cristo.

LEITURA: JOÃO 11.1-46

SENTENÇA DE TRANSIÇÃO: O primeiro passo tomado por Marta e Maria estar relacionado a identificação do problema.

I – PRIMEIRO PASSO: IDENTIFICAR O PROBLEMA FAMILIAR.(v.1) “Estava enfêrmo Lázaro, de Betânia, da aldeia de Maria e Marta, sua irmã.”

1. Só podemos tomar o remédio depois de termos diagnosticado a doença.

1.1. Só que para irmos ao médico é preciso identificar os sintomas ou características da doença.

1.2. Ninguém vai ao médico sem sentir nada, ou estando perfeitamente bem.

1.3. Em suma é preciso Ter a certeza de que algo estar fora do normal, caso contrário não tem porque ir ao médico.

2. Marta e Maria identificaram o problema em primeira instância.

2.1. Perceberam que Lázaro não estava bem, alguma coisa tinha de certa maneira afetado o seu comportamento em casa.

2.2. Chagaram a conclusão diante do quadro que se apresentava, que o seu irmão estava doente.

2.3. A doença naquele tempo era praticamente mortal, pois os recursos eram precários e as condições financeiras não muito acessível a todos, para que pudessem pagar um bom médico.

2.4. Maria e Marta identificaram o problema devido serem unidas, interessadas no bem dos componentes de sua família, porque amavam o seu irmão.

APLICAÇÃO:

· Talvez você esteja enfrentando sérios problemas em sua família, mas infielmente não consegue identificá-los devido não Ter interesse pelo bem estar da família, devido não amar a família ou mesmo por causa da falta de união com os componentes da família.

· Lembre-se, a identificação dos nossos problemas familiares devem ser feitos por toda a família, e não somente por alguns membros, é preciso a participação de todos.

SENTENÇA DE TRANSIÇÃO: Você tem enfrentado problemas em sua família? Já conseguiu identificá-lo? Esse é o primeiro passo que devemos tomar. Qual será o segundo passo? Ele estar ligado ao pedido de socorro a pessoa certa.

II – SEGUNDO PASSO: INFORME SEU PROBLEMA FAMILIAR A CRISTO (v.3) “Mandaram, pois, as irmãs de Lázaro, dizer a Jesus: Senhor, está enfêrmo aquele a quem amas.”

1. Segundo o Aurélio informar significa: “deixar esclarecido, instruído, avisado, comunicado, inteirado, participar, dar notícias”

1.1. Isso quer dizer que Cristo precisa estar informado de nossos problemas familiares, no seus mínimos detalhes.

1.2. Muitas pessoas informa toda a sua vida aos outros menos a Cristo, tal atitude coloca os amigos no lugar de maior importância que Cristo.

2. Por que devemos informar a Cristo nossos problemas familiares?

2.1. Porque foi Ele quem criou o homem(Gn 2.7), portanto tem todas as respostas que precisamos.

2.2. Porque foi Ele quem criou as famílias(Gn 2.18-24), portanto sabe de antemão resolver, solucionar os nossos problemas.

2.3. Porque nós não podemos resolver nossos problemas sem Ele(João 15.5c)

2.4. Porque Ele se interessa por nossos problemas familiares(João 10.10

2.5. Porque Ele é o melhor amigo que uma pessoa pode Ter(João 115.13)

3. Como a família deve informar a Cristo os seus problemas familiares?

3.1. Através da oração: Veja o exemplo de Ana 1 Sm 9-18,20 . A oração precisa ser perseverante, veja o exemplo em Lucas 18.1-8.

3.2. Através da unidade familiar: (v.3) “Mandaram, pois as irmãs de Lázaro dizer a Jesus: Senhor, está enfêrmo aquele a quem tu amas.” avisar..” foram as duas é não somente uma. É por isso que o crente precisa casar com uma esposa ou esposo crentes, para que possam buscar juntos o auxílio do Senhor.

3.3. Através da comunhão com os crentes espirituais: (Atos 12.4,5; Gálatas 6.1-4).

3.4. Rapidamente depois de identificá-lo: Veja o exemplo de Josafá(2 Cr 20.1-18).

APLICAÇÃO:

· A quem você tem informado os seus problemas familiares? Será que tem sido a pessoa certa, capaz de resolve-los?

· Você é daqueles que informa os seus problemas familiares a Cristo, logo que os identifica, ou só depois de Ter tentado resolve-los e com isso Ter complicado mais, e aí você se lembra de Cristo?

· Você informa a Cristo o seu problema sozinho, ou com toda a sua família?

SENTENÇA DE TRANSIÇÃO: Será que você é capaz de lembrar os passos que já foram citados, os quais foram usadas pela família de Lázaro, na resolução de seu problema familiar? Qual foi o primeiro? 1. IDENTIFIQUE O PROBLEMA; Qual foi o segundo? 2. INFORME CRISTO O SEU PROBLEMA FAMILIAR. Qual será o terceiro passo? Esse passa estar ligado ao tempo de Cristo na sua intervenção do problema familiar.

III – TERCEIRO PASSO: “SAIBA ESPERAR O TEMPO DE CRISTO AGIR EM SEU PROBLEMA” (v. 6) “Quando, pois, soube que Lázaro estava doente, ainda se demorou dois dias no lugar onde estava.”

1. Nem sempre Cristo age imediatamente nos nossos problemas, isso pode ser comprovado por várias indicações no texto:

1.1. Mesmo depois de avisado do problema na casa de Lázaro ainda Ele fica em Jerusalém dois dias(v.6).

1.2. Mesmo amando a Lázaro, a Marta e a Maria, Ele não agiu logo(v.5).

1.3. A distância não era desculpa para tanta demora, pois Jerusalém a onde Jesus estava, ficava apenas 15 estádios(185 x 15 = 2.775 metros, correspondente a 2 km e meio) de Betânia – “casa do aflito”. Situada em vale ao lado do monte das Oliveiras, a sudeste de Jerusalém. Era uma aldeia miserável com algumas das antigas habitações de pedra, convertidas em casas modernas(v.18). Jesus podia percorrer devagar esses metros em aproximadamente 10 minutos.

1.4. O texto ainda relata que Ele chegou em Betânia quatro dias depois da morte de Lázaro(v.17,39). Diante de tanta demora de Cristo, surge a seguinte pergunta?

· POR QUE CRISTO DEMORA EM AGIR EM NOSSOS PROBLEMAS MESMO DEPOIS DE IDENTIFICÁ-LO E INFORMÁ-LO?

1.5. Para que Deus seja glorificado(v. 4)

1.6. Para que possamos crer no poder de Deus(v.14-15)

1.7. Para que possamos ver a glória de Deus (v.40)

1.8. Para que pessoas possam crer nEle(v.45).

2. O tempo de Deus é diferente do nosso:

2.1. Ele não age conforme o homem deseja, mas do jeito dEle.(Jo 2.4)

2.2. Ele tem pensamentos mais elevados que os nossos.(Is 55.8-9)

2.3. Ele vai agir na hora certa e para o nosso bem(2 Pe 3.9)

2.4. Ele só age no tempo certo(Gl 4.4)

2.5. Exemplos: Israel(400 anos/Gn 15.13-14) Abrão(14 anos/Gn 12.)José (13 anos/Gn 37.2,5-10 Confira Gn 41.46)

3. Marta e Maria acharam que Cristo veio logo ou demorou?

3.1. Segundo o relato de João elas acharam que Cristo demorou.

3.2. Isso pode ser visto na expressão encontrada no verso (21) “...se estiveras aqui não teria morto meu irmão.”

3.3. Em outras palavra Marta queria dizer: se não tivesse demorado tanto o meu irmão estaria vivo.

3.4. Tanto Marta como Maria esperavam uma intervenção rápida da parte de Cristo, mas tiveram uma grande surpresa. Cristo não agiu como elas queriam, e sim, do jeito dEle no momento certo e na hora exata.

APLICAÇÃO:

· Talvez você esteja pensando que Cristo estar demorando em resolver seu problema. Muitas vezes até acha que Ele tem a obrigação de resolve-lo imediatamente, mas a coisa não é do jeito que você quer ou pensa. Cristo não é o nosso empregado e sim o nosso Senhor, portanto tem total liberdade de agir como quer e no tempo que bem lhe achar oportuno.

· Existe muitas pessoas determinando ou mandando em Cristo, essas pessoas não sabem que Ele é soberano e nunca vai se submeter a simples mortais.

· Você é dessas pessoas que não sabe esperar o agir de Cristo nos seus problemas familiares? É alguém que acha que Cristo é obrigado agir rapidamente no seu problema? Se a resposta for sim, mude de atitude e saiba esperar o agir de Cristo.

· Siga o conselho da Bíblia quando você achar que Cristo estar demorando em agir nos seus problemas:

1. Controle sua ansiedade: Salmo 46.10.

2. Entregue a sua ansiedade a Cristo: 1 Pe 5.7.

3. Descanse no Senhor: Salmo 37.3-7.

SENTENÇA DE TRANSIÇÃO: A família de Lázaro tomou os seguintes passos com o fim de entregar a Cristo os seus problemas familiares: 1. IDENTIFICOU O PROBLEMA; 2. INFORMOU O PROBLEMA A CRISTO; 3. ESPERE O TEMPO DE CRISTO. Qual será o quarto passo? O quarto passo estar relacionado com a circunstâncias.

IV – QUARTO PASSO: “ACREDITE QUE CRISTO PODE MUDAR QUALQUER CIRCUNSTÂNCIAS POR MAIOR QUE SEJA.” (v.25,26) “Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra viverá: e todo o que vive e crer em mim, não morrerá, eternamente. Crês isto?.”

1. Marta não acreditava que Cristo tinha poder para mudar o quadro de Lázaro.

1.1. Ela disse no verso 22 que Cristo poderia mudar qualquer situação.

1.2. No verso 39 ela demonstra com a sua atitude que não acreditava tanto assim.

1.3. Ela pensava que Cristo falava da ressurreição do último dia no verso 24, mas Cristo falava da ressurreição física de Lázaro.

1.4. Toda essa falta de fé de Marta foi devido as circunstâncias que lhe rodeavam, elas roubaram a confiança no poder de Deus.

1.5. Veja o exemplo de Pedro(Mt 14.28-31).

2. A nossa fé em Cristo não deve estar baseada, alicerçada ou firmadas nas circunstâncias.

2.1. Paulo diz que a sua alegria não se baseava em circunstância, mas descansava no poder de Deus(Fp 4.10-13) essa verdade foi vivida por toda a sua vida(At 16. 22-25).

2.2. Um dos exemplos clássicos do Antigo testamento dentro dessa verdade, foi o caso de Jó, que mesmo diante de uma circunstância tremendamente adversa, continuou confiando que Deus tinha o melhor para sua vida(Jó 1.20-22; 2.8-10).

2.3. Quando agimos baseados nas circunstâncias podemos perder muitas coisas, pois Deus não se agrada de quem age assim(1 Sm 13.8-14).

2.4. Veja o exemplo do profeta Habacuque 3.16-19, Confira Sl 46.

APLICAÇÃO:

· Você é alguém que confia no poder de Cristo, mesmo diante dos grandes problemas familiares? Suas atitudes são dirigidas por fé ou emoções? Se a resposta é fé, que você continue agindo assim , caso contrário, procure mudar o mais rápido possível.

· Nenhum problema por maior que seja, pode mudar o fato de Cristo é Deus, e que sustenta todas as coisas pela Palavra do seu poder(Hb 1.3).

SENTENÇA DE TRANSIÇÃO: Será que temos condições de citarmos os passos tomados por Marta e Maria? 1. IDENTIFIQUE O PROBLEMA; 2. INFORME SEU PROBLEMA A CRISTO; 3. SAIBA ESPERAR O TEMPO DE CRISTO; 4. CREIA NO PODER DE CRISTO INDEPENDENTE DAS CIRCUNSTÂNCIAS. Qual será o último passo? O último passo estar ligado a obediência.

V – QUINTO PASSO: ESTEJA PRONTO PARA TIRAR O EMBARAÇO QUE TEM IMPEDIDO O AGIR DE CRISTO NA SUA VIDA. (v.38,39,41) “Jesus, agitando-se novamente em si mesmo, encaminhou-se para o túmulo: era este uma gruta, a cuja entrada tinha posto uma pedra. Então ordenou Jesus: Tirai a pedra. Disse-lhe Marta, irmã do morto: Senhor já cheira mal, porque já é de quatro dias. Tiraram, então, a pedra...”

1. Havia um grande impedimento que estava atrapalhando o agir de Cristo no problema familiar. Qual era?

1.1. Uma pedra, que estava entre Cristo e Lázaro.

1.2. A pedra foi colocado pelo homem, portanto o próprio homem deveria remove-la.

1.3. Cristo não faz o serviço do homem, mas sim aquilo que o homem não consegue fazer.

1.4. Quando os homens tiraram a pedra, Cristo fez a parte dEle, agindo diretamente no problema familiar e resolvendo-o completamente.

2. A pedra no texto significava apenas uma coisa:

2.1. Incredulidade – duvidar do poder de Deus, isso se torna uma grande pedra que impede a ação de Cristo em nosso problema(vs.39-40). Confira Tg 1.5-8; Hb 11.6. Rm 14.23.

2.2. Essa foi a pedra que estava impedindo o agir de Cristo na casa de Lázaro. Suas irmãs não estavam acreditando no poder de Deus(v.39).

APLICAÇÃO:

· Você é daqueles que pede a ajuda de Cristo duvidando do Seu poder? Será que você tem demonstrado realmente através de atitudes que confia no poder de Cristo, para resolução de seus problemas familiares?

· Ilustração: A mulher que orava sem duvidando. Você é semelhante a essa senhora da ilustração?

· Siga o exemplo de Elias, que orou confiando no poder de Deus e foi atendido(Tg 5.16-18) Confira 1 Rs 19.41-45.

CONCLUSÃO: O que fazer quando Cristo resolver nossos problemas familiares? Veja o exemplo da família de Lázaro:

1. Fizeram um culto de ações de graças(Jo 12.1-2a) Conf. Lc 17.15-19.

2. Serviram ao Senhor pelo resto de suas vidas(Jo 12.2b) Confira Salmo 116.12-14. Mq 6.8; Rm 12.1-2.

3. Ofereça o melhor que você tem a Cristo(v.3) Conf. Ml 1.14; 2 Sm 24.24. Um denário era o salário de um de dia de trabalho, multiplicado por 300, correspondia a um ano de trabalho.(v.5) Confira 2 Cor 2.14-16. AMÉM.

Nenhum comentário: