segunda-feira, 10 de março de 2008

DEVEMOS OBEDECER OS PASTORES NÓ CEGOS?

TITULO: OBEDIÊNCIA PASTORAL
TEMA: DEVEMOS OBEDECER OS PASTORES NÓ CEGO?
INTRODUÇÃO: Em uma das minhas conversas no msn com um irmão, uma ponto me chamou muito a atenção, em que foi me dito que “DEVEMOS OBEDECER A NOSSOS PASTORES MESMO QUE ELES ETEJA ERRADOS” Não quero passar idéia de sábio, nem tão pouco de juiz, mas queria chamar a atenção sobre esse assunto a luz da bíblia, será que tal frase tem apoio bíblico? Será que devo de fato obedecer meu pastor mesmo que ele esteja errado? Vejamos o que diz a bíblia: Não gosto de falar sem apoio bíblico, todas as minhas convicções são pautadas na bíblia, porque assim ninguém poderá me contestar pois é Deus que fala por mim.

CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES:

I - A bíblia diz que não devemos dar crédito a qualquer espírito, antes devemos examinar se ele fala da parte de Deus. Se falar tudo bem, senão não deve ser dar credito.
1 Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.(FALAR DA PARTE DE DEUS È FALAR BASEADO NA BÍBLIA, DENTRO DELA, SE PISAR FORA E UM FALSO PROFETA)
2 Nisto conheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus;
3 e todo espírito que não confessa a Jesus não é de Deus; mas é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que havia de vir; e agora já está no mundo.(DEUS JÁ ADVERTIA ACERCA DOS FALSOS PROFETAS OU FALSOS PASTORES NOS ULTIMOS DIAS, SO SE ENGANA QUEM QUER SER ENGANADO)
4 Filhinhos, vós sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo.
5 Eles são do mundo, por isso falam como quem é do mundo, e o mundo os ouve.
6 Nós somos de Deus; quem conhece a Deus nos ouve; quem não é de Deus não nos ouve. assim é que conhecemos o espírito da verdade e o espírito do erro.(A BÌBLIA DIZ PARA EU ANALISAR, PONDERAR, CONSIDERAR A MENSAGEM QUEESTAR SENDO PASSADA, ANTES DE ACEITÁ_LA COMO VERDADEIRA)

II - .Um profeta de Deus era aquele que não conduzisse o povo ao erro, se estivesse fora dos princípios da bíblia Deus disse para não temê-lo(ou seja, não obedecê-lo), pois não era da parte de Deus. “17 Então o Senhor me disse: Falaram bem naquilo que disseram. 18 Do meio de seus irmãos lhes suscitarei um profeta semelhante a ti; e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar.
19 E de qualquer que não ouvir as minhas palavras, que ele falar em meu nome, eu exigirei contas.(QUALQUER HOMEM QUE OBEDECE OS PROFETAS DA PARTE DE DEUS, IRIA PRESTAR CONTAS)
20 Mas o profeta que tiver a presunção de falar em meu nome alguma palavra que eu não tenha mandado falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta morrerá.
21 E, se disseres no teu coração: Como conheceremos qual seja a palavra que o Senhor falou?(PARA OBEDECER O PROFETA ERA PRECISO QUE O MESMO TIVESSE DENTRO DA PALAVRA, CASO CONTRARIO O POVO NÃO DEVERIA OBEDECER)
22 Quando o profeta falar em nome do Senhor e tal palavra não se cumprir, nem suceder assim, esta é a palavra que o Senhor não falou; com presunção a falou o profeta; não o temerás.(NÃO O OBEDEÇAIS, NÃO TENHAIS MEDO DELE)

III – A ovelha que segue ou obedece o seu pastor mesmo estando errado também paga caro por fazer as coisas fora da vontade de Deus. Veja alguns exemplos:
1. O PROFETA VELHO(1 Reis 13.11- “11 Ora, morava em Betel um velho profeta. Seus filhos vieram contar-lhe tudo o que o homem de Deus fizera aquele dia em Betel; e as palavras que ele dissera ao rei, contaram-nas também a seu pai.
12 Perguntou-lhes seu pai: Por que caminho se foi? pois seus filhos tinham visto o caminho por onde fora o homem de Deus que viera de Judá.
13 Então disse a seus filhos: Albardai-me o jumento. E albardaram-lhe o jumento, no qual ele montou.14 E tendo ido após o homem de Deus, achou-o sentado debaixo de um carvalho, e perguntou-lhe: És tu o homem de Deus que vieste de Judá? Respondeu ele: Sou. 15 Então lhe disse: Vem comigo a casa, e come pão.
16 Mas ele tornou: Não posso voltar contigo, nem entrar em tua casa; nem tampouco comerei pão, nem beberei água contigo neste lugar; 17 porque me foi mandado pela palavra de Senhor: Ali não comas pão, nem bebas água, nem voltes pelo caminho por onde vieste. 18 Respondeu-lhe o outro: Eu também sou profeta como tu, e um anjo me falou por ordem do Senhor, dizendo: Faze-o voltar contigo a tua casa, para que coma pão e beba água. Mas mentia-lhe. 19 Assim o homem voltou com ele, comeu pão em sua casa, e bebeu água. 20 Estando eles à mesa, a palavra do Senhor veio ao profeta que o tinha feito voltar; 21 e ele clamou ao homem de Deus que viera de Judá, dizendo: Assim diz o Senhor: Porquanto foste rebelde à ordem do Senhor, e não guardaste o mandamento que o Senhor teu Deus te mandara, 22 mas voltaste, e comeste pão e bebeste água no lugar de que te dissera: Não comas pão, nem bebas água; o teu cadáver não entrará no sepulcro de teus pais.(COITADO DO PROFETA< MORREU DEVIDO TER SIDO OBEDIENTE A UM PROFETA NÓ CEGO, ASSIM E O CASO DE MUITAS OVELHAS ESTRAGAM SUAS VIDAS POR OBEDECER PASTORES ERRADOS) 23 E, havendo eles comido e bebido, albardou o jumento para o profeta que fizera voltar. 24 Este, pois, se foi, e um leão o encontrou no caminho, e o matou; o seu cadáver ficou estendido no caminho, e o jumento estava parado junto a ele, e também o leão estava junto ao cadáver. 25 E, passando por ali alguns homens, viram o cadáver estendido no caminho, e o leão ao lado dele. Foram, pois, e o disseram na cidade onde o velho profeta habitava. 26 Quando o profeta que o fizera voltar do caminho ouviu isto, disse: É o homem de Deus, que foi rebelde à palavra do Senhor; por isso o Senhor o entregou ao leão, que o despedaçou e matou, segundo a palavra que o Senhor lhe dissera.

CONCLUSÃO:
Somos advertidos a obedecer nossos pastores, mas desde que estejam dentro da PALAVRA de Deus, caso contrário não se deve obedecer. Vejamos alguns pontos em Hebreus 13.7
“Lembrai-vos dos vossos guias, os quais vos falaram a palavra de Deus, e, atentando para o êxito da sua carreira, imitai-lhes a fé.”

Três coisas são de fundamental importância para que obedeçamos nossos pastores:

“OS QUE VOS PREGAM A PALAVRA DE DEUS” Em outras palavras os que tem compromisso com a bíblia, que vivam o que pregam e preguem o que vivam. O que falam a verdade da Palavra e não os que roubam os irmãos como vemos por aí.
E ATENTANDO PARA ÊXITO DA SUA CARREIA” Os que tem um bom exemplo, os que tem sucesso no ministério dentro dos padrões bíblicos. Os que tem uma carreira exemplar.
“IMITAI-LHES A FÉ” Os que exercem fé, os que acreditam nas promessas de Deus. Tenho muita pena de irmãos que são obedientes a “pastores” só por causa do título que possuem, vivem vidas erradas, são gananciosos, adúlteros e muitos crentes seguem homens assim. Eu não sigo, pois a minha bíblia não me autoriza em lugar nenhum que devo seguir mal exemplo, pelo contrário, pede para eu me afastar deles.
Gostaria de deixar esse pequeno texto para nós refletirmos sobre o assunto, sou convertido há 29 anos, sou pastor há 12 anos, já fundei cinco igrejas. Sempre fui submisso aos meus pastores, a todos quanto mereciam a minha submissão, pois sempre andaram obedientes, conforme a Palavra de Deus. Para mim não importa só o título é preciso ter vida e compromisso com a verdade para ser um pastor respeitado por Deus e por todos, caso contrário não poderemos nos submeter a esse tipo de “PASTOR”. Prego na minha igreja e nas que ando por aí a fora, que as ovelhas devem ser obedientes aos pastores bíblicos, aqueles que de fato são sérios, os que tem compromisso com a Palavra. Que Deus nos abençoe a sermos crentes BEREANOS, que estudam a Palavra e não engole tudo que se prega por aí nos púlpitos. Os bereanos analisavam a pregação de Paulo para vê se poderiam da crédito ou não, se poderiam obedecer ou não, que sejamos assim. (ATOS 17.11) “11 Ora, estes eram mais nobres do que os de Tessalônica, porque receberam a palavra com toda avidez, examinando diariamente as Escrituras para ver se estas coisas eram assim. 12 De sorte que muitos deles creram, bem como bom número de mulheres gregas de alta posição e não poucos homens.

2 comentários:

marcos disse...

meu pastor nao permiter que visiter casas de oraçoes ele diz que eu sou muito desobendiete e que o espirito santo que a nele estritece muito comigo irmao eu queria que voce me respodecer que eu estou certo ou errado porque ele nao agreditar que nao ha Deus pessoas de Deus nas oraçoes respodame x4_marcos@hotmail.com

Unknown disse...

As profecias não vem de Deus de Deus não é